Ensina-me a Viver
    Você assistiu Ensina-me a Viver ?

Luna Moreno
    Luna Moreno

Este filme é sensacional! Uma comédia de altíssimo nível, trilha sonora maravilhosa (também Cat Stevens!), além de uma história espetacular. Uma verdadeira lição!
    São tantas coisas que adoraria escrever sobre ele, que acabo sem conseguir escrever, por ser várias coisas.
    Uma coisa é, ele é um dos melhores filmes que já vi e é um dos meus favoritos!
    Nabokova
    Nabokova

Enviada em 10 de junho de 2020
    A princípio dá pra achar que é só um filme singelo. Só que é muito mais fácil prender o espectador quando o filme tem grandes tramas e efeitos, então, como nesse não tem essas coisas, ele tem mais esse grande mérito, o de não ter precisado disso pra ser envolvente. É uma obra-prima. Fidelíssimo ao livro e melhor que o livro ainda. Apesar de profundo como mensagem, e do humor negro que está em toda a atmosfera ( mais ainda que na quantidade de piadas faladas), ainda assim consegue ser leve, satírico e agradável. Uma espécie de sinestesia. Há cenas de humor embutido muito espirituosas. A escolha do ator protagonista e sua performance muito peculiar, um cara simpático e estranho, saíram-se num sucesso nota 11, de 0 a 10. As cenas das pretendentes que sua mãe arrruma pra ele, e a impressão que ele causa nelas, são ótimas. E as reações da mãe também, durante o filme todo, são outro espetáculo. Sugiro ainda assistir dublado. Incrivelmente ficou até melhor que o áudio original. Tanto auditivamente, porque o original está mais desgastado, mas também pela sensibilidade dos dubladores ( que me pareciam melhor exigidos antigamente). De fato o Brasil já foi reconhecido por estar entre as melhores dublagens do mundo. E a dublagem ficou mesmo mais engraçada, além de que, tem aquele problema das legendas, tem umas totalmente modificadas da fala. Por exemplo, na parte em que a mãe encontra a última pretendente caída no chão, ela diz: "Harold... O que vc fez...", enquanto na legenda está: "Esta era a ultima moça". Finalizando, dizer que filme é arte, é só força de expressão. Cinema é entretenimento e nem todo entretenimento é arte. Esse filme é uma arte sensivel, pra assistir e levar adiante. A trilha sonora também, bem poética.
    Enviada em 25 de fevereiro de 2015
    Um ser humano que adora encenar suicídios,não bate muito bem da cabeça,não é?Assim vamos acompanhar a vida de Harold (Bud Cort).Um garoto que vive solitariamente com sua mãe,uma mulher malvada ,e que tenta de qualquer forma se livrar de seu filho.Seja pelo o casamento ou regressando no exército.O que é bem difícil,pois,Harold não quer nenhuma das duas coisas.Um dos momentos mais esperados do filme,é quando Harold encontra a maluca Maude (Ruth Gordon).Uma singela senhora,que está prestes a completar 80 anos.Vive a vida de seu jeito,sem nenhuma preocupação com ninguém ao redor.Ensina-me a Viver é deliciosamente bem divertido,e ainda contém,uma trilha sonora espetacular.
    Maiko D
    Maiko D

Enviada em 12 de setembro de 2015
    Acredito que tenha sido um filme muito bom para época. Para hoje, ainda é bom também. A trilha sonora se destaca. Recomendo.
    Lucas S.
    Lucas S.

Enviada em 30 de maio de 2016
    Filme antigo com uma temática bem interessante, um garoto que tem fascínio por mortes, ou algo relacionado a morte, como o suicídio. Trata-se de uma comédia dramática, com um garoto que ao visitar rotineiramente funerais conhece uma senhora, o qual aparenta ser maluquinha, e passam a conviver, apesar da diferença de idade e da experiência de vida, criam certos laços e com esse envolvimento ela o liberta da solidão e o faz interagir com o mundo, o faz desabrochar sentimentos e vivências não antes vividas.
    E nesse ritmo é que o filme segue... Um clássico que vale a pena assistir.
    Victor H.
    Victor H.

Enviada em 24 de agosto de 2014
    Não é ótimo, não é ruim; é bom. O filme é totalmente curioso, a cada cena você ira querer saber mais sobre o que esta por vir. O que mais se ressalta nesse filme é a épica trilha sonora desenvolvida nele, de certo modo cada musica, cada verso faz sentido a cena, faz com que você entenda o que vê. Bom...apenas BOM.
    "Vá e ame mais"
    Dulci B
    Dulci B

Enviada em 18 de março de 2021
    Um dos filmes mais lindos que eu já vi!!! Leve, engraçado e dramático na medida certa. Os atores deram um show de interpretação e a lição de vida no final foi o melhor!!!
    Cleibsom Carlos
    Cleibsom Carlos

Enviada em 18 de janeiro de 2024
    As pessoas veem ENSINA-ME A VIVER como um comédia romântica não convencional, mas ele é bem mais do que isso. Na verdade, o filme é uma porrada bem dada na fuça da contracultura, do movimento hippie e da juventude em geral e, nesse ponto, é conservador até a medula. Aqui o famoso lema de NELSON RODRIGUES, ou seja, que "Só se deve levar à serio o que um jovem diz quando ele fica velho!" é seguido à risca...ENSINA-ME A VIVER ironiza para quem quiser ver que a suposta rebeldia da juventude é tão estúpida, na opinião de uma "pessoa vivida", que, se rebeldia é isso, até uma octogenária pode ser rebelde com um pé nas costas e que os jovens serão mais felizes se seguirem os conselhos dos idosos. E ver RUTH GORDON tão sapeca é um prazer que compensa todo o conservadorismo exposto! Posso não concordar com a visão que o filme prega, mas pelo menos ele é sincero e põe suas cartas na mesa. Pena que o improvável romance de uma senhora de 80 anos com um jovem de 19 atraia todas as atenções e impeça qualquer análise mais profunda sobre o filme em si.
    Sueli A
    Sueli A

Enviada em 24 de setembro de 2023
    Vi "Ensina-me a viver" no cinema, no início da década de 80, ou seja, cerca de 20 anos após o lançamento. Lembro-me que fiquei encantada, pois já era muito cinéfila.Vi e revi algumas vezes. Ontem, revi novamente. Sempre me surpreendo. Os atores, todos, são maravilhosos. A dublagem é perfeita. A trilha sonora é uma personagem à parte. As mensagens que o filme nos traz ficam repercutindo na mente. Filme simples, sem grandes efeitos especiais, cheio de humanidade, humor ácido, drama, comédia e um quase romance inusitado. De uma a cinco estrelas, minha nota é uma constelação completa.
    Maurício D.
    Maurício D.

Enviada em 17 de novembro de 2017
    O filme é uma porcaria. Um dos piores filmes que já tive o desprazer de assistir na vida.
    se pudesse desver,desveria.