A Família da Noiva
    Você assistiu A Família da Noiva ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 29 de agosto de 2013
    Em 1967, o diretor Stanley Kramer lançou o filme “Adivinhe Quem Vem Para o Jantar?”, no qual o lendário casal de atores Spencer Tracy e Katharine Hepburn interpretavam os pais de uma jovem (Katharine Houghton, que era sobrinha de Hepburn na vida real). A personagem de Houghton era branca, de uma família de classe média alta e estava indo para casa numa determinada noite para apresentar o noivo (Sidney Poitier), que era um rapaz negro, para os pais. O filme se passava durante a noite em que o jantar em família ocorreu e tratou, com muita competência, o tema do preconceito racial e o que significava para dois jovens de raças diferentes se unir nos anos 60. “A Família da Noiva”, filme do diretor Kevin Rodney Sullivan, utiliza como ponto de partida a idéia de “Adivinhe Quem Vem Para o Jantar?” e situa seu roteiro nos dias atuais nas cidades de Nova York e Nova Jersey para contar a história de Simon Green (Ashton Kutcher), um corretor de uma empresa de ações, e de Theresa Jones (Zoe Saldaña), uma fotógrafa. Simon e Theresa acabam de ficar noivos e se preparam para contar a grande novidade para a família dela. A oportunidade perfeita surge quando Simon e Theresa decidem viajar para Nova Jersey para passar o fim de semana com os pais dela, Percy (Bernie Mac) e Marilyn, que estão preparando uma festa para comemorar os seus 25 anos de casados. Simon, obviamente, está bastante preocupado e nervoso em conhecer o tão falado Percy, um homem que é muito cuidadoso com as filhas e que é o terror de qualquer namorado. Percy é a desconfiança em pessoa e não hesita em investigar cuidadosamente o passado dos candidatos a genro. Entretanto, Simon é um homem honesto, tem um emprego estável, uma carreira em ascensão e, principalmente, é apaixonado por Theresa. Ele seria o genro que toda mãe pediu a Deus. O detalhe peculiar nesta situação é que a família de Theresa é formada por negros e Simon é branco. Para o casal de noivos, a diferença racial não é um problema; mas para os outros (e olha que estamos no ano de 2013), isso é inadmissível. No entanto, ao contrário de “Adivinhe Quem Vem Para o Jantar?”, “A Família da Noiva” não discute seriamente a questão do preconceito racial e dos obstáculos que irão surgir eventualmente no caminho de Simon e Theresa. O filme usa a diferença racial como justificativa para a inserção de piadas a respeito dos mundos diferentes nos quais vivem negros e brancos. A partir do momento em que Simon entra na casa dos Jones, os roteiristas também colocam o jovem em situações muito parecidas com as que Ben Stiller passou para conquistar a aprovação do futuro sogro em “Entrando Numa Fria”. A originalidade, como se pode notar, é algo que não está presente em “A Família da Noiva”. Como um filme de comédia, “A Família da Noiva” é bastante eficiente, pois possui um elenco com um ótimo timing cômico e retrata situações que arrancam muitas risadas da platéia. Entretanto, como uma peça artística que tem a capacidade de influenciar as pessoas que venham a assisti-la, “A Família da Noiva” é um fracasso. Em um período marcado por demonstrações de racismo como o que vivemos atualmente, filmes como este, que retratam brancos e negros de maneira estereotipada, não fazem diferença nenhuma.
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

E não é que a questão racial está de volta às telonas, justamente quando o episódio Grafite ainda domina os noticiários tupiniquins. O queridinho das adolescentes, Ashton Kutcher, interpreta Simon Green, funcionário de uma companhia de Wall Street, que namora com Theresa (Zoe Saldaña). Atentem para o detalhe: ela é negra, ele é branco. O tumulto atingirá o seu ápice quando Theresa apresenta Simon para os seus pais no evento em que eles estão prestes a renovar os laços de matrimônio, após 25 anos de vida em comum. Marilyn (Judith Scott), a mãe de Theresa, aceita o namoro inter-racial. O mesmo não pode ser dito de Percy Jones (Bernie Mac), o pai da futura noiva. Ele almejava alguém que praticasse esporte, especialmente basquete ou futebol americano, fosse médico, conhecesse a família Cosby e a do falecido reverendo Martin Luther King, e, principalmente, fosse negro, se possível Denzel Washington. Nos primeiros diálogos com Percy, Simon sentiu-se obrigado a mentir ao dizer que havia participado de corrida de automóveis Nascar, que os americanos tanto adoram. Somando-se a isso o fato de Percy ter pego os dois jovens pombinhos se agarrando no quarto da filha, a decisão foi de levar Simon para uma hotel próximo. Ao levar o futuro genro para algum hotel da cidade de Nova Jersey, Percy liga o rádio e repare nas músicas que estavam tocando: "Ebony and ivory", de Stevie Wonder e Paul McCartney; "Walk on the wild side", de Lou Reed, músicas que fazem mençãò à questão racial. Igualmente engraçado é o jantar familiar em que Simon é forçado a contar piadas de negros. É evidente que a relação entre Percy e Simon, após um grande período de de inépcia, se normalizará no final. O mérito do diretor Kevin Sullivan é atualizar o filme "ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR", aquele que notabilizou o ator negro Sidney Poitier, que encontra-se com a família de sua noiva branca. A opção é nítida pela comédia romântica, não pelo discurso político-racial característico de um Spike Lee. E o ator Bernie Mac dá conta do recado. O mesmo não pode se dizer de Ashton Kutcher, que filme após filme, parece só conseguir interpretar a si mesmo. A comparação óbvia entre "A FAMÍLIA DA NOIVA" e "ENTRANDO NUMA FRIA", recentemente exibido, deixa o primeiro numa condição de inferioridade. Vale como uma sessão da tarde descompromissada.
    Fernando S
    Fernando S

Um ótimo filme. Bernie Mac, Zoe Saldana e Ashton Kutcher estão muito bem e garantem ótimas cenas juntos. Uma mistura muito competente de comédia e drama que transpassa barreiras culturais e raciais. Um filme leve, divertido e super recomendado para todos!
    Cavaleiro669
    Cavaleiro669

Enviada em 5 de junho de 2015
    Uma boa comedia romântica,não é melosa e nem tão exagerada,uma boa historia e muito engraçado.RECOMENDO
    Paulo13
    Paulo13

Enviada em 9 de maio de 2013
    Uma divertida comédia romântica com todos os elenco de bom
    Fabio
    Fabio

Uma comédia interessante, sem dúvida. Porém demonstra uma situação sem maiores desenvolturas, podendo ser equiparada a um filme "normal", sem os acrescimos esperados da magia do cinema.
    Rick
    Rick

Esse filme é bem legal, principalmente na parte que o pai da Theresa(Zoe Saldana) pega ela e o Simon(Ashton Kutcher)na cama foi ilario eu sorri tanto, foi muito legal.