Minha conta
    A Cortina de Ferro
    A Cortina de Ferro
    1949 | 1h 27min | Biopic, Suspense
    Direção: William A. Wellman
    |
    Roteiro Milton Krims
    Elenco: Dana Andrews, Gene Tierney, June Havoc
    Título original The Iron Curtain
    Usuários
    3,1 2 notas
    Avaliar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse

    O russo Igor Gouzenko (Dana Andrews) começa a trabalhar para o núcleo sovético canadense. Sendo que, durante a atividade ele começa a desconfiar da verdadeira intenção de seus dirigentes. Ao retornar para a Rússia, Igor decide conceder as provas a regência canadense.

    Elenco

    Dana Andrews
    Personagem : Igor Gouzenko
    Gene Tierney
    Personagem : Anna Gouzenko
    June Havoc
    Personagem : Nina Karanova
    Berry Kroeger
    Personagem : John Grubb, aka 'Paul'

    Fotos

    Curiosidades das filmagens

    História Real

    Inspirado na história real de Igor Gouzenko.

    Novato

    A Cortina de Ferro é o primeiro filme do ator Berry Kroeger.

    Detalhes técnicos

    Nacionalidade EUA
    Distribuidor Twentieth Century Fox
    Ano de produção 1948
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 2 curiosidades
    Orçamento -
    Idiomas Inglês
    Formato de produção -
    Cor Preto & Branco
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

    Comentários

    • Andries Viljoen
      Gouzenko foi escrivão da Embaixada Soviética no Canadá em Ottawa, Ontário. Ele desertou em 5 de setembro de 1945 - apenas três dias após o final da Segunda Guerra Mundial - com 109 documentos sobre atividades de espionagem soviética no Ocidente. Este forçou o primeiro-ministro Mackenzie King a convocar uma comissão real para investigar a espionagem no Canadá .Também expôs os esforços de Joseph Stalin para roubar segredos nucleares e a técnica de plantar agentes adormecidos . O Gouzenko Affair é frequentemente creditado como um evento desencadeador da Guerra Fria, com o historiador Jack Granatstein afirmando que Gouzenko foi o começo da Guerra Fria para a opinião pública e o jornalista Robert Fulford escrevendo Estou absolutamente certo do Frio. A guerra começou em Ottawa . O New York Times descreveu as ações de Gouzenko como tendo despertado o povo da América do Norte para a magnitude e o perigo da espionagem soviética.
    • Andries Viljoen
      Este Noir baseado em fatos reais com elenco primoroso e enredo interessante que mesmo não sendo um dos melhores vale como um BOM ENTRETENIMENTO! O filme vale mais por Gene Tierney e Dana Andrews. Além de ser interessante como as coisas funcionam para o casal: ela, esposa, mãe, mulher, sente que algo está errado, que trata-se de viver sem medo. Ele, marido, pai, homem, diante das confissões de um outro oficial comunista, passa a interrogar-se e aí - após refletir - compreende que quer ser um exemplo para o seu filho. Os caminhos são distintos, a tomada de consciência é igual. A interpretação contida de Dana Andrews - a dor, o medo, o feito apesar do medo - são um grande trunfo para o filme.O diretor Wellman é um nome que fala mais alto que o próprio título ou sinopse. E foi com esta motivação que adentrei a sessão deste Cortina de Ferro. Contudo, esta motivação se transformou em decepção já que muito pouco se consegue enxergar do pulso firme e ousado de William Wellman na direção. Não há ousadia, interação com o público e muito menos uma trama abordada de forma a manifestar empatia por algum personagem. Esse filme de espionagem tem a curiosidade histórica de ter sido feito apenas 3 anos após o final da Segunda Guerra. Era o primórdio da Guerra Fria, mas a tônica de desconfiança mútua e anti-propaganda foi a mesma até 1990. Nem é tão empolgante, mas tem o seu charme.É apenas mais um filme genérico produzido em massa na época, parece até propaganda partidário.
    Back to Top