O Segredo de Vera Drake
    3,1
    Você assistiu O Segredo de Vera Drake ?

Francisco Russo
    Francisco Russo

A atuação de Imelda Staunton é melhor do que o filme propriamente. Na verdade é ela quem carrega o filme nas costas. "Vera Drake" tenta levantar a questão do aborto, mostrando os lados pró e contra sem ser panfletário, através de situações do dia-a-dia da protagonista. Apesar do filme se passar na década de 50 o tema é bastante atual, já que as mesmas questões ainda estão em debate. Inclusive caso "Vera Drake" se passasse nos dias atuais não haveria tantas mudanças assim em sua trama-base, apenas no universo que cerca seus principais personagens. O problema de "Vera Drake" é que o filme, mais ou menos em sua metade, se torna absolutamente previsível. Não há outro caminho a seguir e isso fica bastante visível para o público, ao qual apenas resta acompanhar o restante do filme e confirmar suas previsões. Porém é justamente neste trecho em que Imelda Staunton brilha mais. Excelente atuação, digna de pelo menos ser indicada ao Oscar. "Vera Drake" é um bom filme, que tem como destaques a atuação de sua personagem-título e a direção de arte de época, mas que decepciona um pouco por ser do diretor Mike Leigh. Para quem já fez "Segredos e Mentiras" e "Agora ou Nunca", esperava mais.
    Wellingta M
    Wellingta M

Esse filme é fantástico por dois motivos: O primeiro é por ter a delicadeza de abordar um tema tão difícil que é o aborto sem fazer nenhum tipo de julgamento e/ou apologia e o segundo, talvez o principal, é por como protagonista uma atriz maravilhosa chamada Imelda Staunton.Imelda como Vera Drake, conduz o filme de forma delicada, e vai contruindo uma cumplicidade com o espectador até o ponto chave da história: o segredo revelado.Ela cria uma personagem humana, digna e você acaba entendo os motivos que leva essa mulher a fazer o que faz e acaba ficando ao lado dela.É um filme que eu recomendo a todos que tenham coragem de discutir esse assundo sem prè-conceitos.
    Rafael V
    Rafael V

O Segredo de Vera Drake: “O Segredo de Vera Drake”, Inglaterra, 2004, roteiro e direção de Mike Leigh, passado na Londres de 1950, conta a história de uma respeitável senhora de família, Vera Drake (soberba atuação de Imelda Stauton), que toma conta do esposo e dos filhos e, aparentemente leva uma vida totalmente na legalidade, mas esconde de toda a família, o segredo de que faz abortos clandestinos em jovens garotas, na maioria das vezes, ingênuas, iludidas pelos namorados, que as abandona após engravidâ-las, então elas com medo da reação das suas respectivas famílias conservadoras, como era a maioria das famílias inglesas dos anos 50, procuram Vera para o aborto, em alguns casos, as meninas forma vítimas de estupro/violência sexual; Vera Drake faz isso por “caridade”, por solidariedade, já que não cobra por seus “serviços”, mas quando a polícia descobre o “crime”, Vera percebe que a mulher que arranjava os “serviços”, cobrava dinheiro para as garotas e pedia para não contarem nada para Vera, assim esta pensava que não era cobrado nada, só quando é descoberta, percebe que era usada pela amiga, para esta ganhar dinheiro. Vera vai a julgamento e nessa parte do filme que Imelda Stauton dá um show de interpretação e as melhores cenas cenas são, justamente, nessa parte final do filme. Imelda ganhou o prêmio de melhor atriz em Veneza-2004 e, o filme também ganhou o Leão de Ouro de Melhor Filme, nesse Festival. Stauton também ganhou o prêmio de melhor atriz no European Film Awards-2005; foi indicada ao BAFTA de melhor atriz-2005; indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz-Drama, em 2005 e também indicada ao Oscar de 2005, como melhor atriz, o filme também concorreu aos Oscars de melhor diretor e melhor roteiro original. O filme conta com excelentes atuações de todo o elenco, em especial de Imelda Stauton, mas vale destacar também Phil Davis, que vive o esposo de Vera, Stan, uma interpretação correta de Davis, sempre sóbria; e destaque também para as participações especiais e marcantes de Peter Wight (como o detetive/inspetor do caso) e Jim Boadent vivendo o Juiz do caso de Vera Drake. O diretor trabalha o tema do “aborto” sem tomar partido, deixando o espectador conceber sua opinião sobre o fato, através da história de uma pessoa que faz abortos de forma caseira e por solidariedade, no seu dia-a-dia, sem pensar na ilegalidade, para ela é apenas um ato solidário para com garotas que estão grávidas indesejadamente; cabe ao espectador conceber sua opinião sobre os atos de Vera Drake e sobre o tema do aborto de maneira geral, assunto polêmico até hoje. Ótimo filme!
    Eduardo P.
    Eduardo P.

Enviada em 14 de abril de 2013
    Com um roteiro muito bem escrito que se destaca pelo forte humanismo das personagens e pela inteligência de não julgar nem enaltecer os atos da protagonista, uma direção segura e equilibrada e um elenco impecável (destaque para a atuação devastadora de Imelda Staunton), "O Segredo de Vera Drake" é um drama cheio de tensão que trata com extrema habilidade o tema do aborto.
    Henrique S.
    Henrique S.

Enviada em 27 de junho de 2013
    Filme de Mike Leigh conta a história verídica de Vera Drake, brilhantemente interpretada por Imelda Stauton. Londres, 1950. Numa Inglaterra pós-guerra, Vera Drake concilia sua vida simples dedicada à família com sua rotina secreta de ajudar jovens a cometerem aborto, até que uma delas é levada ao hospital por complicações, trazendo o segredo de Drake à tona para a justiça e conhecidos. Desde o início do filme a construção da personagem principal visa enfocar a simplicidade de sua vida e sua popularidade entre a vizinhança graças à sua solidariedade e simpatia. Dessa maneira, logo de início já começamos a buscar argumentos para entender e justificar as atitudes de Vera que a levariam aos tribunais em breve. Em cada caso onde o aborto é provocado, vemos diferentes tipos de mães, que buscaram ajuda de Drake por diversos motivos: excesso de filhos, estupro, traição ou só jovens descuidadas e reincidentes no aborto forçado. Com toda essa pluralidade de razões, é fácil notar porque o tema é tão polêmico, inclusive bastante recorrente hoje em discussões políticas e éticas. É possível ver Vera Drake como uma assassina qualquer mesmo sendo suas intenções de ajudar, gratuitamente, as aflitas jovens, tão visíveis? O roteiro e a maneira que foi elaborado trazem mais situações que favorecem a personagem, contrapondo-se somente às passagens nas quais ela demonstra uma demasiada ingenuidade e serenidade, que pode ser tomada como frieza e falta de escrúpulo. Imelda Stauton se mostra perfeita no papel, desde o início quando sua vida está tranquila e feliz, até a polícia aparecer na sua porta. Nos dois momentos, talvez graças ao estilo do diretor Mike Leigh e retratar fielmente o real e os dramas familiares, nos sentimos imersos na família Drake e todos os acontecimentos que a rodeiam, acabando por nos tornarmos tão íntimos que sentimos pesar por Vera. Os diálogos cotidianos e simples, e a história em ordem cronológica sem grandes pulos no tempo nos dá a sensação de estarmos quase vendo a história acontecer dentro de nossa casa. Indicado a 3 Oscar, Vera Drake é um bom filme para ilustrar o tema do aborto e para ver porque Stauton ganhou diversos prêmios de Melhor Atuação.
    Júlio César
    Júlio César

Uma proposta interessante, mas um filme muito mal construído. Um filme que não consegue prender a atenção do telespectador, além disso, trata superficialmente de um tema complexo, que é o aborto.
    Flávio Lula Prieto da Silva
    Flávio Lula Prieto da Silva

Enviada em 19 de fevereiro de 2020
    Um filme sensível e realista. Interpretação magistral de Imelda Staunton e direção de arte excelente.