The Corporation
    Você assistiu The Corporation ?

Stanislaus  Kat
    Stanislaus Kat

Enviada em 11 de janeiro de 2016
    É um documentário canadense produzido em 2003 e que chegou ao Brasil apenas em 2005, diretamente para o DVD, sendo uma adaptação do best-seller 'The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power' de Joel Bakan. Há várias entrevistas de importantes personalidades, como executivos, críticos, historiadores e ativistas. Eu vi esse filme pela primeira vez em uma aula na faculdade em 2006, e portanto, esse longa-metragem parece que tem sido visto apenas por um público restrito. É uma pena essa má divulgação, já que esse documentário ganhou vários prêmios internacionais, dentre eles o 'Sundance Film Festival' de 2004! E qual é o assunto discutido nessa obra? Trata sobre a natureza, evolução, impacto e o futuro da instituição mais importante atualmente: as corporações (ou empresas). O documentário é dividido em 18 capítulos, no qual em cada um é feito uma análise minunciosa sobre esse tipo de organização. Há vários pontos altos, especialmente dramáticos, como: a entrevista concedida por um corretor da bolsa, sobre como ele se sentiu quando aconteceu o desastre de 11/09; e a Guerra da Água de Cochabamba, ocorrida em 2000 contra a privatização do sistema municipal de gestão da água. Extremamente importante para todos aqueles que desejam entender como a nossa sociedade funciona e para onde a humanidade está caminhando.
    Francisco Russo
    Francisco Russo

"A Corporação" é bastante didático no sentido de mostrar as origens das corporações, seu crescimento, seu modo de agir e os problemas e embates que têm enfrentado nos últimos anos. E, a bem da verdade, o que o filme mostra não chega a ser novidade para ninguém que tem uma certa noção do que acontece diariamente no planeta, seja através de jornais, revistas ou a própria internet. O mais interessante é justamente a análise que estas mesmas corporações passam sob valores éticos e morais, comparando-as como se fossem seres humanos inseridos na sociedade. Sob esta ótica o filme cresce bastante, por analisar algo que estamos acostumados a ver e lidar em nosso dia-a-dia. Um filme que vale a pena ser visto, até mesmo como forma de entender melhor o mundo em que vivemos. E que vale a pena especialmente por seus minutos finais, onde Michael Moore explica, de forma sucinta e claríssima, como filmes como os seus e este "A Corporação" conseguem ser produzidos com o apoio dos próprios alvos das críticas que eles trazem.