Maria Cheia de Graça
    Você assistiu Maria Cheia de Graça ?

SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

O diretor norte-americano Joshua Marston escreveu o rascunho do roteiro em apenas 48 horas, após ter ouvido uma vizinha sua do bairro do Queens em Nova Iorque que tinha passado por uma situação semelhante à protagonista do filme. Essa informação encontra-se nos extras do dvd. Num primeiro plano o filme aborda a pobreza reinante no interior da Colômbia, onde vive a jovem de 17 anos, Maria Alvarez (Catalina Sandino Moreno, que concorreu ao Oscar de melhor atriz neste ano). O drama é o de sempre e conhecido por todos nós: trabalha muito, ganha pouco e ainda é impedida de ir ao banheiro quando está "apertada". Quando ela renuncia ao emprego, sua mãe e sua irmã se voltam contra ela, pois era o dinheiro de Maria que ajudava � e bem � a quitar as contas de casa. O atraso menstrual da protagonista só faz agravar a sua situação. O namorado de Maria, que aparece no início do filme trajando a camisa da seleção de futebol da Colômbia, é um perdedor, com quem ela decididamente não quer desperdiçar a sua vida, mesmo que para isso tenha de recorrer ao tráfico de drogas. Ela aceita ser recrutada para fazer parte de um "exército" de mulheres, a maioria delas de tenra idade, pobres, com o objetivo de transportar cocaína dentro dos seus próprios organismos. Para engolir mais de 50 papelotes de cocaína concentrada (do tamanho de metade de um ovo de galinha) essas mulheres recebem $ 1700. Normalmente o pessoal do tráfico manda várias "mulas" num mesmo avião para que alguma seja pega pela polícia americana, deixando o terreno livre para as outras saírem livres. O preparo de Maria para engolir a cocaína é de lascar; o espectador se sente um desconforto extraordinário. O mesmo sucede no avião que a leva para os EUA. E quando a polícia leva Maria para a sala de interrogação e pede-lhe explicações de onde veio o dinheiro, etc e tal, a tensão atinge o grau máximo. Num segundo plano, e de longe o mais importante, fica claro através da narrativa neo-realista, semi-documental, que evidencia as distorções econômicas entre o hemisfério norte rico e o sul pobre. Como diz uma "mula", que tornou-se amiga de Maria, quando esta a interpelou a respeito de como é a América: "é tudo muito certo, muito certinho". Como o mundo ainda está muito longe de ser globalizado � se é que isso vai ocorrer � mexicanos, brasileiros, colombianos, jamaicanos, haitianos, cubanos e muitos outros povos percebem que a única chance de seus sonhos terem alguma chance de se realizarem é atravessarem a fronteira dos países do primeiro mundo.
    Cid V
    Cid V

Enviada em 18 de abril de 2021
    Tradução de verbete dedicado ao filme da autoria de Peter H. Rist em: https://magiadoreal.blogspot.com/2021/04/dicionario-historico-de-cinema-sul_01290245638.html
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 12 de abril de 2019
    Filme colômbio-estadunidense de 2004, dirigido e escrito por Joshua Marston, trata de forma muito honesta sobre tráfico de entorpecentes pelas “mulas” que são aliciadas geralmente devido às dificuldades financeiras. O título já é repleto de significados, reflexões e uma referência direta ao simbolismo mariano e ao que Maria (Catalina Sandino Moreno) carrega em seu corpo para os Estados Unidos, tanto no sentido metafórico quanto duplamente real. Maria é uma jovem colombiana corajosa, rebelde e cheia de vida, que vive uma condição de exploração, marginalizada e miserável. Grávida de um namorado que não ama, sustenta sozinha sua família sem pai. Com apenas 17 anos se arrisca e desafia o sistema de forma ilegal se deixando levar pelo submundo do narcotráfico na tentativa de sair da submissão que a vida lhe impõe. Joshua Marston mostra o outro lado da moeda do “sonho americano” de forma crua e verdadeira. Maria representa todos os que tentam realizar seus sonhos, mesmo que de forma desarrazoada. Um filme quase documental, aclamado pela crítica. Catalina Sandino Moreno foi indicada para Melhor Atriz no Festival de Berlim e também ao Oscar 2005.
    Alexandre
    Alexandre

O filme é muito bom, o tema abordado também é interesante e educativo, o diretor soube trabalhar muito bem e deu um certo suspence no drama que foi muito bem trabalhado.
    Alegria
    Alegria

Ótimo filme! Aborda muito bem a temática! muito bom!