As Montanhas da Lua
    3,2
    Você assistiu As Montanhas da Lua ?

1 Crítica do usuário

Furlan
    Furlan

Enviada em 12 de dezembro de 2016
    Ainda que valorizando o lado heroico das primeiras expedições ao ainda desconhecido Lago Victoria, com uma narrativa que chega a se assemelhar às epopeias greco-romanas, a produção estadunidense não deixa de lado a temática da exploração colonialista, investigando os reais interesses de quem estava por trás de tais expedições, financiando-as. Também permite observar como o mesmo colonialismo induziu ao avanço da Globalização, com as potências europeias, em especial o Reino Unido, passando a conhecer (e posteriormente controlar) diversas partes do globo que até então eram conhecidas somente por pequenos povos isolados.
    Na produção, é possível observar também a formação multiétnica dos povos da costa leste africana, com a presença de povos autóctones, mercadores árabes vindos do norte africano e mercadores europeus ocidentais; e a organização social de pequenos povos isolados do interior do continente em sua porção sudeste. Mas, mais do que a abordagem direta desses povos, o retrato do lado antropólogo de Richard Burton é o grande trunfo deste filme.