Drácula de Bram Stoker
    Você assistiu Drácula de Bram Stoker ?

Eduardo S.
    Eduardo S.

Ano passado “Drácula”, completou 20 anos como uma das melhores e mais luxuosas adaptações da clássica obra de Bram Stoker. James V. Hart foi bem sucedido em adaptar a popular obra de Stoker, da melhor forma possível e muito fiel ao texto original. Originalmente seria uma adaptação para a TV, mas Winona Ryder que faria parte do projeto resolveu levá-lo para Francis Ford Coppola, que então decidiu que este seria seu próximo projeto no cinema. Como protagonista Gary Oldman (Drácula), deu um verdadeiro show, com uma atuação poderosa e inesquecível. Grandes nomes como, Anthony Hopkins (Professor Abraham Van Helsing) com todo seu talento em uma atuação excelente, Winona Ryder (Mina Murray/Elisabeta) fazendo dois papéis com perfeição, Keanu Reeves (Jonathan Harker) apesar de muitos torcerem o nariz, aqui fez um ótimo trabalho, Sadie Frost (Lucy Westenra) toda sensual e responsável por um dos melhores momentos do longa e por último Tom Waits (R.M. Renfield) em grande atuação. Grandes artistas que merecem destaque: a figurinista japonesa Eiko Ishioka, fez um dos figurinos mais bonitos e estilosos do cinema, o trio de maquiadores Greg Cannom, Michèle Burke e Matthew W. Mungle, com um trabalho magnífico e diversificado, onde fizeram o ator Gary Oldman desaparecer no personagem, os diretores de arte Thomas E. Sanders e Garrett Lewis, com belos e grandiosos cenários góticos e o extraordinário compositor Wojciech Kilar, com uma das trilhas mais marcantes e sombrias do cinema. Foi um grande sucesso no cinema, com custo de produção de 40 milhões de dólares e rendimento de 215 milhões, o filme foi a 9ª maior bilheteria de 1992. O filme venceu três Oscars, o de Figurino, Edição de Som, Maquiagem e ainda foi indicado pela Direção de Arte. Duas ausências mais sentidas foram nas categorias de ator (Gary Oldman) e trilha sonora, com certeza mereciam pelo menos ser indicadas. Mais uma obra-prima do grande Francis Ford Coppola, que mesmo fazendo um filme com um tema já visto inúmeras vezes no cinema, soube explorá-lo de outra forma, por exemplo, usando todo romantismo e paixão da obra e não apelando somente para o horror. Um dos filmes que mais gosto, um clássico do gênero e deve ser apreciado por todos que gostam do tema vampiros.
    Anderson  G.
    Anderson G.

“O Drácula de Bram Stoker” é um dois poucos filmes que consegue passar um clima extremamente sombrio, gótico e aterrorizador, com uma direção extremamente teatral, o longa mostra todo arquétipo vampiresco clássico, sexo, sedução, sangue, sombras e monstros são expostos de uma maneira linearmente bela e única. O roteiro nos traz a historia de conde drácula, aprisionado por séculos nessa terra após renunciar a cristo por a igreja não querer enterrar sua mulher, percebe que a sua amada reencarnou em Londres, e o mesmo parte para a capital inglesa na era vitoriana para buscar sua amada. O roteiro, mesmo que em alguns momentos fique confuso, é belo, a historia é adaptado do espetacular livro de Bram Stoker escrito em I897, que rendeu inúmeras adaptações para o cinema, senda está, dirigida pelo genial Francis Ford Coppola, uma das melhores. Dracula é um homem apaixonado que se utiliza dos pecados e prazeres da carne para controlar todos ao seu redor, um homem distinto que vaga desconformemente pela nossa terra em busca de um motivo para viver, o filme toca em assuntos como a libertação sexual, paixão, exploração dos mitos para explicações, entre outros.... “O Drácula de Bram Stoker” Tecnicamente, obra de Coppola, é fabulosa, com uma direção de arte incrível, mesmo em alguns momentos, os efeitos fiquem visíveis e extremamente datados ou até mal feitos, isso faz parte do charme do filme que traz um aspecto muito teatral, é quase como se estivéssemos vendo uma peça ou um longa de terror dos anos 20, a película de Coppola transpira charme, saudosismo e cuidado, com um destaque a trilha sonora, que não me deixa mentir em relação a parte teatral, ela é usada diversas vezes, sempre do tom mais fraco até o clímax, vale um destaque a incrível e assustadora maquiagem e de novo, nunca é demais, um parabéns a direção de arte e fotografia escura e amarelada. Temos aqui ótimas atuações, embora Keanu Reeves não esteja tão bem, Gary Oldeman está espetacular como Dracula e Anthony Hopkins as vezes assusta mais que o propiro drácula como seu antítese, o Dr. Van Helsing, vale um salve para a linda Winona Ryder como Mina, a amada de Dracula, e Sandie Frost, que tem uma atuação que destaca sua beleza selvagem, e convence e assusta em sua transformação em vampira. Por fim, “O Drácula de Bram Stoker” é uma adaptação sensacional, até peca em seu Ritmo e em mudar algumas coisas em relação ao livro- Pra pior- mesmo assim, é um ótimo filme, com uma ótima direção, e o ultimo grande filme de vampiros.
    Marco
    Marco

Filme de ARTE pura. Gosto muito desse filme e chego ao ponto de acender velas para assistir este filme com mais intensidade. Sei que é algo absurdo isso. Mas se algum fã do filme ler este comentário experimente fazer isso. Pegar umas 5 ou 6 velas e espalhar pela sala. Uma de cada lado da televisão... e assista a esse filme com mais autenticidade. rs Não vão se arrepender. rs
    Breno B.
    Breno B.

O melhor Filme de Vampiros que já existiu. Medo, Suspense, Trilha Sonora, Atuação, Cenário, e o clima tenso que o filme proporciona tornou essa obra prima meu filme de terror/romance Favorito.
    Junior Krüger
    Junior Krüger

Amo este filme, sou totalmente alucinado pelo mesmo.Vi a primeira vez quando tinha 4 anos de idade e até hoje ele me fascina e está na lista dos meus filmes essenciais.Deus abençoe Coppola por esta obra maravilhosa!
    Jaqueline d.
    Jaqueline d.

Sensacional: fotografia, efeitos, atuação; Gary Oldman dá um show: impagável; Este faz parte dos meus filmes de cabeceira
    Diego Marques
    Diego Marques

Esse filme realmente é demais , ainda mais pela visão do genioso Francis Ford Coppola responsável por outras grandes produções , o Dracula me surpreendeu pela grande parte de romance , e nos fez de ver de uma forma diferente o personagem principal interpretado pelo grande Gary Oldman passando a ter ele como uma vítima de sua própria maldição , e a parte de romance fora genial mto bom romance envolvido no enredo trilha sonora muito boa , e grandes atores , dracula me surpreendeu muito . spoiler:
    Phillipe  A.
    Phillipe A.

Me decepcionou. Esperava muito mais desse filme pelas críticas que li aqui no site, porém o filme não conseguiu me prender, muito menos me divertir, achei uma estória muitas vezes confusa e sem sal. Porém, tem em seus pontos positivos o figurino, fotografia, mixagem de sons que são excelentes além de seu elenco de peso e suas respectivas atuações belíssimas. Assista e tire sua próprias conclusões.
    marcelo
    marcelo

Mais de uma década se passou desde o lançamento do fantástico Drácula de bram Stoker mas desde que assisti o filme pela primeira vez jamais perdi a chance de elogiá-lo. Gary Oldman extraordinário como o terrível e lendário Dracula nos faz imagina que não haverá muito o que esperar daqui pra frente pois esta versão do clássico gótico é definitiva. Chega a ser desolador, depois de ver um Hopkins, uma Winona Rider e aquela que talvez seja uma das músicas-tema mais bonitas já feitas( Love Song for a Vampire )e depois ter que ver "Dracula 2000", "Blade" e afins.
    Neo2011
    Neo2011

Filme espetacular em todos os sentidos, uma abordagem inovadora e criativa no universo de Drácula como nenhum outro diretor(na minha opinião) soube fazer, nota Dez em todos os quesitos...Pena que foi o último grande filme do mestre Coppola, até o momento, tomara que sua genialidade volte com força total.