A Lenda
    Você assistiu A Lenda ?

Valdir Lopes
    Valdir Lopes

Enviada em 28 de dezembro de 2012
    Quando o filme foi lançado, eu só tinha 4 anos de idade. Assisti pela primeira vez hoje, aos 31. Para época, acredito que o filme é muito bem bolado, com uma mistura de balé, música e bons caracteres. Não perde nada para os filmes da Disney. O jovem Cruise se saiu muito bem como galã ao lado da princesa sapeca que, por causa dos seus caprichos, quase destruiu o reino encantado, esgarçando a tênue linha que separa esse reino do reino dos homens. Gostei.
    Rodrigo Cherigatto
    Rodrigo Cherigatto

Enviada em 31 de maio de 2016
    Um classico cult que nao fez sucesso na epoca de lançamento mas ganhou notoriedade ao decorrer dos anos!imperdivel direçao de Ridley Scott!!!!

Enviada em 28 de dezembro de 2022
    Ridley Scott dirige esse clássico dos anos 80! Tom Cruise estrela com uma boa performance em cenário bonito e uma fotografia de primeira classe, ressalvas para o roteiro que é sem expressão e por muitas vezes sem nexo.
    Arthur
    Arthur

Enviada em 16 de fevereiro de 2022
    Existe o bom. Existe o mal. E existe unicórnios. Jack (Tom Cruise) é um morador da floresta que ama a inocente Lili (Mia Sara). Quando o servo de Darkness (Tim Curry) pega o chifre de um unicórnio, o mundo fica desequilibrado. O mundo congela. Lili e um unicórnio são capturados. Jack e sua nova gangue desorganizada devem vir em socorro.

Esta é uma fantasia inchada a partir do texto de abertura inchado. Nenhum texto é necessário. Muito do tempo está no topo. A atuação é estranhamente educada e rígida. As fantasias são visivelmente falsas. Esta é a grande baleia branca do diretor Ridley Scott. Ele se esforça tanto pela fantasia etérea que tudo o que consegue é um surrealismo desajeitado. Esta foi uma produção problemática. Quase se podia sentir os problemas do filme. Scott está jogando todas as convenções de fantasia nisso. Fica sobrecarregado. Eu vejo isso como um empreendimento ambicioso de Ridley Scott que falha na maioria das vezes.

A melhor coisa do filme é o Tim Curry (um dos meus atores favoritos) a sua atuação é o que faz este filme. Não só ele está irreconhecível por baixo de toda a maquiagem indicada ao Oscar, mas também o seu desempenho me surpreendeu bastante, este é talvez o retrato mais definitivo do capiroto em tela, assustador e sexy ao mesmo tempo! Ainda mais incrível foi que ele tem apenas 5'9 ou mais, e ele teve que usar pernas de pau, também que ele estava com quase 30 anos quando assumiu esse papel, e estou feliz por ele ter feito isso. Quase faz esquecer que este filme não é bom.
    Enviada em 5 de julho de 2020
    Vale por ser um dos primeiros filmes da carreira do jovem Tom Cruise.Filme bem fantasioso,conta com uma direção de arte incrivelmente caprichosa e Tim Curry em mais outro personagem caricato.
    RafhaFloripa
    RafhaFloripa

Enviada em 26 de setembro de 2023
    Assisti a este filme quando criança na sessão da tarde. Como me marcou! excelente direção e atuações magistrais. O principal é o gosto que o filme deixa, o sentimento é de estar em um conto de fadas incrível, mas ao mesmo tempo um medo sinistro daquilo tudo ser destruído. Grande clássico de Ridley Scott e do astro Tom Cruise.
    Damascenorafael413
    Damascenorafael413

Enviada em 10 de abril de 2020
    Grande filme,direção impecável de Ridley Scott
    Lembro quando era criança ..me assustava..rsrs..depois um pouco mais velho assisti e vi cada detalhe e sinceramente gostei
    Fantasia,suspense,aventura...uma fábula maravilhosa que vale apena rever sempre.
    Michel F.
    Michel F.

Enviada em 1 de abril de 2017
    Marcou infância! Até hoje permanece impressões do meu mundo da fantasia ligada a esse filme! Assisti umas 2 x apenas quando criança e quero assistir novamente agora depois de uns 20 anos!
    Brazilian Joe
    Brazilian Joe

Enviada em 25 de janeiro de 2017
    Dirigido por Ridley Scott após Blade Runner, A Lenda (Legend, em inglês) é um filme visualmente impressionande, e seus efeitos pré-CG não deixam nada a dever em comparação aos filmes atuais.

As máscaras dos anões, dos duendes e do Escuridão (o capetão vermelho) são fantásticas e os cenários todos muito bem produzidos.

Todos os atores executam seus papéis muito bem, com exceção da princesa Lili em algumas cenas que exigem um pouco mais de emoção no personagem, mas ela compensa em outras em que a personagem entra em conflitos que não posso revelar para não comprometer a experiência. Tom Cruise está muito bem no papel de camponês/ habitante da floresta transformado em herói.

Os anões interpretando os gnomos são excelentes, mas se alguém merece menção especial, são os atores Tim Curry, interpretando Escuridão, e David Bennet com o espírito da floresta/fauno/elfo Gump. Os dois se entregam completamente aos seus personagens e roubam a cena. Escuridão tem bem mais tempo de tela e tempo de fazer capirotices do capiroto, dando oportunidade de fazer sua atuação brilhar mais.

Sem entrar no terreno de spoilers, posso dizer que é um filme que pode ser interpretado em diversos níveis.
    Crianças entenderão o filme imediatamente como uma batalha entre o bem e o mal, que não deixa de ser verdade. Já os mais vividos poderão perceber na história uma metáfora sobre a perda da inocência e o que realmente o personagem Escuridão representa no filme.

Vale a pena revisitar. Na Netflix está disponível a versão Européia do filme, que é melhor que a versão americana. Já o Director's Cut - a melhor versão - infelizmene só está disponível na locadora do Jack Sparrow.
    Yasmim S.
    Yasmim S.

Enviada em 21 de dezembro de 2017
    Mano, esse filme ja me fez tremer de medo diversas vezes quando criança kkkk mas é muito bom, assistia quando passava na sessão da tarde