Aprendendo Com a Vovó
    Você assistiu Aprendendo Com a Vovó ?

Celso F.
    Celso F.

Enviada em 27 de janeiro de 2016
    Uma boa surpresa do Festival Mix Brasil foi ter assistido Grandma, filme com a atriz Lily Tomlin que tinha visto algumas chamadas pela internet. Aliás, dizem, não sei se é de fato, Lily aguarda uma indicação ao Oscar por esse personagem. Apenas sei que a atriz está mesmo com tudo, inclusive pelo já comentado aqui Grace and Frankie no Netflix.

Grandma é um destes filmes com roteiro bem feito, sem muitas palavras e com muitas coisas sendo ditas (e não-ditas) por olhares ou falas cortadas. Adoro roteiros assim, possíveis quando escritos e dirigidos pelo mesmo indivíduo, nesse caso. Paul Weitz que já assinou bobagens, como American Pie - A 1ª Vez é Inesquecível e até o simpático Being Flynn.

Na tela a história de uma avó que recebe sua neta disposta a fazer um aborto, porém sem dinheiro. Assim, elas partem para reunir a grana batendo na porta de antigos amigos à mãe muito bem interpretada por Marcia Gay Harden.

A homoafetividade da avó é apresentada pela recente viuvez de sua parceira e sua tentativa de construir uma nova relação com uma moça bem mais jovem que ela. Muitas sequências são imperdíveis e muito bem construídas, por exemplo: o dilacerante reencontro com o antigo amor Karl (Sam Elliott); a expulsão feita pelo atendente do café (intepretado por John Cho, e gosto muito desse moço!); as cenas entre as neta, mãe e avó; a reaproximação com Olivia; e o climax (ou anti-clímax) na oficina, tudo dito por uma simples lágrima a sair dos olhos de Lily.

O filme ainda não está no circuito nacional, pois espera-se seu lançamento até o fim do ano e meados de 2016 para pegar o movimento dos longa-metragens que vão ao Oscar. No mais é mais que recomendável.
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 12 de abril de 2023
    Assisti durante um voo da British Airways e achei bem esquecível. Bem decepcionante....................
    Alvaro S.
    Alvaro S.

Enviada em 11 de abril de 2016
    Tendo que lidar com uma situação inesperada em sua vida, quando sua neta a procura pedindo sua ajuda, Elle (Lily TomLin) é obrigada a confrontar seu passado. Por outro lado sua neta precisa lidar com suas escolhas que refletiram em seu futuro.
    Tomlin tem um desempenho cheio de nuances, uma avó que amaríamos ter e generosa com os demais atores do elenco, abrindo espaço para que todos brilhem com ela. Marcia Gay, Harden como sua filha, Judy Greer sua ex namorada, Sam Elliott (apaixonante) um antigo amor e Julia Garner como sua neta.
    Um filme indie, de orçamento super modesto (míseros 600 mil dólares), mas com uma força, um coração, com uma alma, tocante.
    Curiosidade. Lily foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Atriz comédia.
    Outra Curiosidade. Me recosei colocar o título brasileiro do filme, Aprendendo Com a Vovó, um equívoco total.
    Nota do público: 6.8 (IMDB)
    Nota dos críticos: 92%(Rotten Tomatoes)
    Bilheterias
    EUA - $6.9 milhões
    Mundo - $7 milhões
    Acesse o blog 365filmesem365dias.com.br para ler sobre outros filmes.