Pasolini
    • Revista de Cinema
    • Rubens Ewald

O Globo

por Mario Abbade

[o filme] retrata com licença poética as últimas 24 horas de vida do iconoclasta [...], a partir de ideias referentes ao conflito político entre catolicismo e marxismo, um dos temas que permeavam a obra do cineasta italiano.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Neusa Barbosa

Dafoe não se arrisca a enunciar mais do que umas poucas frases em italiano. A maioria dos diálogos transcorre em inglês, o que prejudica a credibilidade e a conexão emocional, pelo menos com uma parte da plateia.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Collider

por Phil Brown

Se há um problema com o filme, é que ele é muito pouco universal, produzido na Itália, onde o cineasta falecido é reverenciado[...]

A crítica completa está disponível no site Collider

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Pasolini padece da falta de uma virulência que faça jus à figura homenageada, ao homem que era insultado nas ruas em virtude de seus pensamentos e atitudes libertários, ao grande poeta, escritor e cineasta que pagou com a vida a ignorância do povo que ele queria ver melhor assistido.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Playlist

por Jessica Kiang

[...] é possível imaginar que nos momentos finais Pasolini pode ter tido pensamentos de amor, aceitação e beleza. Mas, novamente, na tentativa de esclarecer o que estava acontecendo em sua mente, [o filme] faz um desserviço contra o ídolo.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Revista de Cinema

por Julio Bezerra

O filme não funciona muito bem seja como elegia, retrato ou análise. “Pasolini” é um longa respeitoso, um tanto tímido, não exatamente sobre Pasolini ou pasoliniano. Talvez, mais simplesmente, um filme de Ferrara para Pasolini. Talvez.

A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

É bom que o espectador tenha certo conhecimento da vida e obra do artista, porque não tem pé nem cabeça, nada se explica. [...] um desastre que mais ofende que homenageia Pasolini.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald