O detetive Philip Marlowe (Elliott Gould) dá carona ao amigo Terry Lennox (Jim Bouton) até Tijuana. Pouco tempo depois Marlowe descobre pela polícia que Lennox cometeu suicídio. Enquanto investiga o que de fato aconteceu, ele é contratado por uma bela mulher que deseja encontrar o marido alcoólatra que está desaparecido.
Como se trata de uma adaptação da obra de Raymond Chandler, me enchi de expectativa a respeito do filme. Para minha decepção, a trama foi desfigurada ao ser adaptada para o cinema. Supressão de personagens e uma extrapolação exacerbada do enredo fazem desse filme um golpe baixo para quem gostou do livro como eu. Um ponto positivo são os atores que corresponderam às minhas expectativas.
Adaptação do romance "O Longo Adeus", de Raymond Chandler, publicado originalmente em 1954.
Homenagem
O filme é dedicado a Dan Blocker, um dos protagonistas da clássica série de TV Bonanza. Robert Altman dirigiu alguns episódios da série e contava com Blocker para interpretar Roger Wade, mas ele acabou falecendo em maio de 1972.
Adaptando Raymond Chandler
O roteirista do filme, Leigh Brackett, havia trabalhado no roteiro de À Beira do Abismo (1946), adaptação da primeira aventura do detetive Philip Marlowe, interpretado na ocasião por Humphrey Bogart.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade