Ônibus 174
    Você assistiu Ônibus 174 ?

marcelo
    marcelo

Mais um documentario "Bandido Herói". O documentário em si é muito bem feito, mas daí a aceitar um MARGINAL daquele, capaz de matar, como um coitadinho, vítima de uma sociedade injusta, pelo amor de Deus. O único erro da PM foi não tê-lo matado na hora certa."
    Enviada em 10 de maio de 2015
    Era mas um capítulo horroroso de muitos outros em que a sociedade brasileira vivia.O ônibus 174 ficou marcado como um dos mas tensos acontecimentos,e graças a Felipe Lacerda e José Padilha,o conto foi para as telonas.O documentário vai onde todos queriam saber,a vida antes do atentado,sobre a vida do jovem Sandro.Desde de sua saída de casa,morte de sua mãe,ainda na infância e chegando até a convivência na rua.É tenso,pois,a história vai fundo nos acontecimentos do rapaz.

Partindo para a parte dentro do ônibus,o clima parece que fica ainda mas tenso.A cada momento,vimos Sandro fazendo ameaças e gesticulando,mesmo tendo visto as cenas milhares de vezes nos telejornais,a gente ainda ficamos boquiabertos com a situação.Os depoimentos das vítimas são impressionantes,bem melhores do que o dos jornalistas e dos profissionais da área envolvido no caso daquele dia.As vítimas nos passa muito mas firmeza do fato,e viajamos nas palavras delas.No fim,ainda temos a sensação do que foi feito poderia ter sido de uma maneira diferente.A sensação de raiva dos populares após o acontecimento,foi algo prazeroso de ver.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 26 de julho de 2015
    O documentário “Ônibus 174”, dos diretores José Padilha e Felipe Lacerda, trata de um episódio marcante da história recente da violência carioca: o seqüestro do ônibus de linha 174, no dia 12 de junho de 2000.

A história por trás de Sandro “Mancha”, o autor do crime, é igual à de muitos outros que acabam enveredando por essa vida. Filho de pai desconhecido, Sandro vê a sua vida dar um giro de 360 graus quando ele presenciou o assassinato de sua mãe, uma comerciante. Este acontecimento fez com que Sandro abandonasse a casa da tia materna (que passou a ter a sua guarda) e fosse morar na rua. A vida de Sandro nesse novo ambiente não foi fácil: ele sofreu com abusos, com o uso de drogas, com prisões e fugas, com idas a reformatórios e com o testemunho de outro acontecimento trágico (o massacre de amigos seus na igreja da Candelária).

Todas estas nuances são apresentadas por José Padilha e Felipe Lacerda à platéia através da divisão do documentário em partes. Os diretores enriquecem o documentário com depoimentos de pessoas que conheciam Sandro, que estiveram na cena do seqüestro trabalhando (seja na imprensa ou no corpo de policiais) e que eram mantidos como reféns dentro do ônibus. O resultado é um filme que indigna, que nos mostra o quanto estamos desprotegidos e – o que é mais preocupante – que revela o fato de que a violência hoje em dia faz tanta parte de nossa vida como o hábito de escovar os dentes e se alimentar.
    Bruno Campos
    Bruno Campos

Enviada em 22 de fevereiro de 2018
    Excelente doc de José Padilha, um de nossos melhores diretores. Contundente, sério e minucioso. A tragédia do sequestro de um ônibus na Zona Sul do Rio de Janeiro sendo contada de forma a retratar a "invisibilidade" dos meninos de rua, e os horrores de suas história de vida. O sequestrador, na infância, assistiu à sua mãe ser degolada na porta de sua casa, e anos depois esteve entre os meninos da chamada "chacina da Candelária", onde 8 adolescentes foram gratuitamente assassinados por policiais militares. No filme, destaque para a cena em q o sequestrador, mesmo drogado, liberta um jovem universitário, para q este possa estudar.
    João P.
    João P.

Enviada em 15 de fevereiro de 2013
    O documentário relata com detalhes a tragédia de 2000, só que consegue alertar para problemas sociais com a própria história do assassino, como ter sido garoto de rua, drogas e maus tratos nas penitenciárias. Muito boa a quantidade de informações à vida do Sandro apesar de confundir um pouco, mas era isso mesmo era uma vida confusa, perdeu a mãe, morou com a tia, foi pras ruas, foi preso várias vezes, e depois morou com outra mãe de criação, ok. E terminou numa tragédia televisionada ao vivo pra todo Brasil. Os depoimentos esclarecem bastante os fatos e a intercalação da tragédia com o passado são bons, sem se dividir só em um assunto.
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 29 de março de 2019
    No dia 12 de junho de 2000, às 14hs20m, um ônibus cheio de passageiros é sequestrado no Rio de Janeiro, em plena luz do dia. O sequestrador, Sandro do Nascimento aterroriza suas vítimas durante 4 horas e meia enquanto todo o país assiste ao drama transmitido ao vivo pela TV brasileira. Baseado em uma extensa pesquisa sobre a cobertura do crime, com entrevistas e documentos oficiais, Ônibus 174 é uma investigação cuidadosa do sequestro, focalizando Sandro do Nascimento, sua infância, o processo de exclusão social por que passou a transformação da criança de rua em bandido, e o abandono das autoridades aos marginalizados o que leva sempre à violência. Um destino inexoravelmente inevitável. Dirigido pelo genial José Padilha e Marcos Prado, com coprodução de Felipe Lacerda o documentário recebeu quatro indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil de 2003: melhor roteiro original, melhor documentário, melhor som e melhor montagem. Foi premiado como melhor documentário no Festival de Havana, Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Mostra Internacional de Cinema São Paulo e venceu o Emmy Awards de 2005. Considerado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.