A Vila
    Você assistiu A Vila ?

Fabio Souza
    Fabio Souza

Enviada em 4 de fevereiro de 2024
    Quase uma obra prima, filme obrigatório! É uma alegoria moderna da caverna de Platão, que se encaixa perfeitamente à história da humanidade. Em resumo o filme trata de uma pequena vila nos anos 1.800 que é assombrada por criaturas que vivem na floresta que os cerca. O desenvolvimento não tem terror e tampouco suspense, mas uma bonita história de amor que beira a ingenuidade. O ritmo é bem lento e pode parecer desinteressante, mas é peça chave pra entender o contexto e, principalmente, o plot twist. É a melhor obra do diretor, pois, faz refletir, encantar e libertar. Por mais absurda que pareça a condição que os moradores passam, encontramos facilmente exemplos contemporâneos na Coreia do Norte, Cuba, Nicarágua, Venezuela e, tudo indica, no Brasil também. Recomendadíssimo!!!
    Ruy Marcus Medina de Oliveira
    Ruy Marcus Medina de Oliveira

Enviada em 29 de junho de 2023
    M. Nigtht Shyamalan tem boas ideias e o Sexto Sentido ratificou isso, apesar de ser muito criticado, seus suspenses conseguem prender o telespectador. A Vila poderia ter abordado melhor a trama proposta, acabou ficando bem superficial, mas continua um bom filme. Ótima atuação de Adrien Brody.
    Bruno Silva
    Bruno Silva

Enviada em 17 de julho de 2020
    Vi esse filme hoje e gostei muito. Aviso que tem SPOILER, tudo que quero comentar se refere às revelações do filme, então quem não quiser saber não leia. Lendo os comentários vejo que tem gente que parece não ter entendido nada. Uns dizem que se decepcionaram porque o filme não dá susto nenhum. E porque ele teria obrigatoriamente que assustar? Acho que tem gente que quer ver em filmes os mesmos clichês comerciais de sempre, não sei como não cansa.

Outros falam que começa como um bom suspense e depois fica ruim, pra mim foi exatamente o contrário. Já estava gostando, achando bem envolvente e louco pra descobrir os mistérios. É muito bem conduzido e cria um clima de tensão e mistério que prende a atenção o tempo todo, mesmo tendo também romance e mesmo com o ritmo lento me incomodando um pouco. E a atmosfera criada é muito cativante, um ambiente agradável. Porém não estava tão empolgado porque não vejo muita graça em histórias com monstros, seres sobrenaturais, pois são coisas fantasiosas, que não existem. Quando a verdade é revelada é que passei a gostar muito mais, pois parecia ser tudo fantasia e não é, é totalmente realista, não tem nada "de outro mundo". E é perfeitamente explicado porque aquela vila existe.

Pra quem falou sobre a época em que se passa, o que entendi depois da revelação foi que se passa na atualidade, mas como aquelas pessoas se afastaram da civilização, pararam no tempo e mantiveram tudo antigo.

Alguns parecem ter tido a mesma percepção que eu, ressaltando a mensagem passada. Nem sei se a idéia é mesmo essa, mas vi como uma grande metáfora. Aquelas pessoas depois de perderem familiares em crimes na cidade grande se isolaram por medo, criaram a lenda pra manter todos protegidos, e na minha visão os monstros da floresta que eles chamam de "aqueles que não mencionamos" e na verdade não existem, representam as pessoas da cidade, que são de quem eles realmente têm medo, são os verdadeiros monstros.

Achei bem interessante o enredo e fico impressionado com a imaginação de quem cria essas histórias. Única "falha" pra mim é que é realmente surreal a situação. Impossível se manter ali isolado do mundo nas ótimas condições em que eles se mantêm, sem ganhar dinheiro, sem ter onde comprar comida, comprar roupa, etc. . Temos que embarcar nessa mentira rs, é muito forçado, mas nesse caso vale a pena e dá pra relevar, porque o conjunto da obra é muito bom, as qualidades compensam.
    alexandre Cunha
    alexandre Cunha

Enviada em 25 de junho de 2020
    Filmaço entre os meus top tem fácil, o filme tem muitas lições e suspense na medida, imperdível, não dá pra entender como alguém pode fazer uma crítica ruim deste filme!
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 10 de abril de 2020
    Uma misteriosa vila é cercada por um bosque,os moradores temem as criaturas que vivem nesses bosques,até que o jovem Lucius põe na mesa a proposta de ir além do bosque o que rende controvérsias,mas após Noah colocá-lo em risco,sua amada Ivy terá que atravessar o bosque e enfrentar os perigos que esse bosque esconde.É uma história misteriosa,há uma atmosfera arrepiante em volta dessa vila,as superstições dos moradores e os segredos mantém uma mística em volta dessa história.Os personagens em sua maioria não são muito fortes,mas o casal Ivy e Lucius é forte,os dois possuem química e os atores entregam boas atuações.A direção e roteiro do Shyamalan são contrapontos,sua direção é muito boa,existem vários momentos de tensão,o diretor usa enquadramentos de câmera e sua ambientação a seu favor,a parte técnica com seus cenários,figurinos e fotografia são também bons.Outro ponto fortíssimo é o trabalho de som,que é sinistro,arranhões e barulho de galhos e folhas quebrando cria uma pressão psicológica boa e o visual da criatura e sua locomoção é assustadora.Mas o roteiro desconstrói o que foi criado nos dois primeiros atos,há uma revelação que foca na mensagem de que podemos ser mais,ter coragem para passar pelas adversidades e crenças,porém acho que essa mensagem não cabia muito bem aqui,até porque não é algo tão bem usado em seus dois primeiros atos.Os personagens são bons mas o Noah intepretado(muito bem por sinal) pelo Adrien Brody que é o cara maluco da Vila possui pouco a dar mesmo que com um momento importante para a história,achei um talento de certa forma desperdiçado.Já a Bryce Dallas Howard e o Joaquim Phoenix estão muito empenhados com atuações sólidas.The Village é misterioso,tem um suspense bem trabalhado,mas seu terceiro ato desconstrói tudo e opta por uma mensagem que não cabia na narrativa.
    Júnior Lima
    Júnior Lima

Enviada em 9 de abril de 2020
    Um bom filme, com uma história que, em meio a sua fantasia, nos leva a algumas reflexões de situações/problemas que não são distantes.
    edumkono
    edumkono

Enviada em 4 de setembro de 2019
    Eu já ouvi dizer que esse filme foi um fracasso de público, mas eu simplesmente achei fantástico. É um filme que te prende e tem uma história bacana. Tem pitadas de drama e tensão e o final, por mais que seja, digamos...disruptivo, como daqueles mistérios de fazenda que no final se tornam coisas alienígenas (não é spoiler) faz muito sentido. Muito bom!
    Caio M
    Caio M

Enviada em 12 de julho de 2019
    Amo este filme, acho à história muito boa, o cenário perfeito com várias personalidades diferentes, um excelente filme.
    c4rlc4st
    c4rlc4st

Enviada em 5 de abril de 2019
    O filme conta com uma produção primorosa, na direção de arte e na fotografia de Roger Deakins. A direção também é virtuosa em criar o suspense. Mas tamanho requinte técnico não justifica a tímida trama, que é previsível e tem pouco a dizer.
    Carpa P.
    Carpa P.

Enviada em 27 de junho de 2018
    Filme cheio de simbolismos, uma linda fotografia, diálogos interessantes e atores belíssimos. ótimo filme para assistir e debater sobre vários elementos da cultura contemporânea como a fé, os preconceitos, os medos culturais, as fronteiras religiosas.