Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Batman Begins
    Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Batman Begins" e da sua filmagem!

    A busca pelo diretor perfeito

    Vários diretores estiveram ligados ao novo filme do Batman, em diferentes estágios do projeto. Inicialmente o filme seria dirigido por Joel Schumacher, que dirigiu os dois filmes anteriores do personagem, e seria baseado na história "Batman: Ano Um", lançada nos quadrinhos e que narra o 1º ano de existência do personagem.

    Após o afastamento de Schumacher do projeto, os produtores decidiram por dar ao personagem um tom mais sombrio e convidaram David Fincher para ser o diretor. Fincher recusou o convite.

    Uma das possibilidades do novo filme era que fosse baseado na história "O Cavaleiro das Trevas", lançada nos quadrinhos e que mostrava um Batman mais velho. A possibilidade desta versão ser levada adiante chegou a ser cogitada, com Clint Eastwood assumindo a direção e também o papel de Batman.

    Darren Aronofsky chegou a ser contratado para dirigir o novo filme do Batman e, juntamente com Frank Miller, escreveu um roteiro baseado na história "Batman: Ano Um". O roteiro não foi aceito pela Warner e, com isso, o projeto não seguiu adiante.

    Em 2002 os produtores convidaram Wolfgang Petersen para dirigir Superman vs. Batman, que reuniria os dois principais personagens da DC Comics e serviria também para retomar as carreiras do super-heróis no cinema. Petersen preferiu dirigir Tróia (2004).

    Em 2003, seis anos após o início das conversas sobre um novo filme do Batman, Christopher Nolan foi contratado para dirigir Batman Begins.

    O criador do novo Batman

    O roteiro foi escrito por David S. Goyer durante o período em que esteve se preparando para iniciar as filmagens de Blade Trinity, o qual dirigiu.

    Elenco

    Antes da contratação de Christian Balee para interpretar Batman, vários atores estiveram cotados para o papel. Entre eles estavam Guy Pearce, Ashton Kutcher, David Boreanaz, John Cusack, David Duchovny, Jake Gyllenhaal, Eion Bailey, Joshua Jackson, Kurt Russell, Billy Crudup, Cillian Murphy, Henry Cavill e Hugh Dancy.

    Apesar de ter assinado um contrato para estrelar dois filmes como Batman, George Clooney foi dispensado após o fracasso de Batman & Robin (1997).

    Apesar de Cillian Murphy não ter sido escolhido para interpretar Batman, o diretor Christopher Nolan gostou tanto de seu teste de cena que o convidou para interpretar o personagem Espantalho.

    Kevin Spacey, Jeff Goldblum, Jeremy Irons e Christopher Eccleston estiveram cotados para interpretar o personagem Espantalho.

    Anthony Hopkins recusou o convite para interpretar o personagem Alfred Pennyworth.

    Chris Cooper recusou o convite para interpretar o personagem James Gordon. Kurt Russelll e Dennis Quaid estiveram cotados para o papel.

    Viggo Mortensen recusou o convite para interpretar o personagem Ra's Al Ghul. Daniel Day-Lewis esteve cotado para o papel.

    Laurence Fishburne esteve cotado para interpretar o personagem Lucius Fox.

    Sarah Michelle Gellar e Natalie Portman estiveram cotadas para interpretar a personagem Rachel Dawes.

    Parcerias de sucesso

    Este é o 1º de quatro filmes em que o diretor Christopher Nolan e o ator Michael Caine trabalharam juntos. Os posteriores foram O Grande Truque (2006), Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008) e A Origem (2010);

    Este é o 1º de três filmes em que o diretor Christopher Nolan e o ator Cillian Murphy trabalharam juntos. Os posteriores foram Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008) e A Origem (2010);

    Os quadrinhos

    Batman Begins é o 1º filme a mostrar como ocorreu o assassinato dos pais de Bruce Wayne como é realmente nos quadrinhos. A situação também foi mostrada em Batman (1989), mas com o personagem Coringa como autor do crime, o que não ocorre nas HQs.

    Inspiração

    Antes do início das filmagens o diretor Christopher Nolan reuniu todo o elenco para uma sessão privada de Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982). Após o encerramento do filme, Nolan disse a todos que era daquele jeito que queria que fosse Batman Begins.

    No set de filmagem

    O trailer de Christian Bale nos sets de filmagens não tinha seu nome, mas sim "Bruce Wayne".

    Durante filmagens realizadas nas ruas de Chicago uma pessoa acidentalmente bateu seu carro no Batmóvel. De acordo com o motorista, que aparentemente estava bêbado, ele bateu seu carro ao entrar em pânico quando viu o Batmóvel, que acreditou ser uma nave alienígena.

    Alta velocidade

    O Batmóvel usado no filme acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos.

    Dando nome ao filme

    Ao longo dos anos o título original do filme passou por várias versões: "Batman 5", "Batman: The Frightening" e "Batman: Intimidation Game".

    A saga de Batman

    Este é o 6º de 7 filmes com atores em que o personagem Batman é visto. Os demais foram Batman, o Homem-Morcego (1966), Batman (1989), Batman - O Retorno (1992), Batman Eternamente (1995), Batman & Robin (1997) e Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008).

    Batman Begins reinicia a série de filmes do Batman, não tendo qualquer ligação com os filmes anteriores lançados com o personagem.

    Seguido por Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008).

    Prêmios

    OSCAR
    Indicação
    Melhor Fotografia

    BAFTA
    Indicações
    Melhor Cenografia
    Melhor Som
    Melhores Efeitos Especiais

    MTV MOVIE AWARDS
    Ganhou
    Melhor Herói - Christian Bale

    Indicações
    Melhor Filme
    Melhor Vilão - Cillian Murphy

    FRAMBOESA DE OURO
    Indicação
    Pior Atriz Coadjuvante - Katie Holmes

    Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
    • Coringa (2019)
    • O Irlandês (2019)
    • Parasita (2019)
    • Cinquenta Tons de Cinza (2015)
    • Superação - O Milagre da Fé (2019)
    • A Cinco Passos de Você (2019)
    • Como Eu Era Antes de Você (2016)
    • O Rei Leão (2019)
    • Nós (2019)
    • Cinquenta Tons de Liberdade (2018)
    • Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)
    • Vingadores: Ultimato (2019)
    • A Vida Invisível (2019)
    • Beleza Oculta (2016)
    • It - A Coisa (2017)
    • Em Ritmo de Fuga (2017)
    • Os Parças (2017)
    • Milagres do Paraíso (2016)
    • Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
    • Crepúsculo (2008)
    Back to Top