Cimarron

1 Crítica do usuário

Ricardo A.
    Ricardo A.

Enviada em 11 de novembro de 2018
    Ganhador do Oscar de melhor filme de 1932, além de levar melhor roteiro adaptado e direção de arte, e ser indicado a melhor fotografia, atriz, ator e direção. Assim, como outros críticos, considero um erro tantos prêmios para este trabalho que é mediano até mesmo para a época. O que tem de bom são os efeitos e trabalhos de produção. Assim, a direção de arte que reproduziu o crescimento da cidade, bem como a mudança de figurinos ao longo dos tempos, a fotografia das cenas iniciais e das tomadas da cidade e até mesmo um trabalho de maquiagem de envelhecimento um tanto grosseiro, mas moderno para a época é o que tem de melhor. As atuações são bem superficiais, e culpo isso ao roteiro, que para mim foi pessimamente editado não deixando espaço para conhecermos melhor os dramas dos personagens principais. Assim, pouco sabemos sobre o vilão Kid, ou a prostituta Dixie (que aliás inicia o filme parecendo ser a protagonista, mas depois some no filme), ou o grande drama da mulher Sabra que vive sozinha quase toda sua vida numa cidade inóspita. Vale a pena assistir para conhecimento cinematográfico mas é um trabalho esquecível.