As Pequenas Margaridas
    3,6
    Você assistiu As Pequenas Margaridas ?

1 Crítica do usuário

Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 17 de abril de 2019
    Um dos exemplares mais deliciosamente psicodélicos e cheios de estilo dos anos 60, de Vera Chytilová, e uma farsa feminista amalucada e agressiva, que explode em diversas direções. Embora muitos cineastas americanos e europeus ocidentais se orgulhassem, na época, de sua vocação para a subversão, é possível que o filme mais radical da década — tanto formal como ideologicamente — seja proveniente do Leste europeu, caldeirão que fervia com a preparação para as reformas políticas de 1968: a Primavera de Praga na Tchecoslováquia, de tão curta duração. Duas desinibidas garotas de 17 anos, chamadas Marie (Jitka Cerhorá e Ivana Karbanová) protagonizam uma série de travessuras Trata-se mais de uma sequência de situações do que propriamente um roteiro, e essas cenas incluem gags antifálicas (como fatiar pepinos e bananas), uma queda para explorar velhos sujos e bocas livres de comida fina. Levou a diretora e roteirista Chytilová a ter problemas com as autoridades. Perturbador, mas também libertador. Para quem gosta de subverter, de forma envolvente, enérgica e um tanto desafiadora.