Para Sempre Lilya
    3,6
    Você assistiu Para Sempre Lilya ?

Cleibsom Carlos
    Cleibsom Carlos

Enviada em 11 de novembro de 2021
    De boas intenções o inferno está cheio! É óbvio que os assuntos abordados em PARA SEMPRE LILYA são de vital importância, que seja, a falta de futuro de certa parcela da juventude russa e o tráfico sexual. Mas o filme segue um caminho clichezento demais para narrar o dilema da personagem principal. A ironia pesada ao retratar os EUA como se fosse o paraíso na Terra é o melhor que temos aqui! Quem quer que tenha visto qualquer filme mundo cão já viu antes as desgraças retratadas em PARA SEMPRE LILYA. Lilya veio ao mundo apenas para sofrer e não tem direito à redenção e todo o seu sofrimento nos é entregue sem filtros para satisfazer nossa piedade desinteressada ou, quem sabe, nosso sadismo interior. É uma pena que uma história tão virulenta seja contada de forma tão previsível e comum.
    Vikingbyheart
    Vikingbyheart

Enviada em 8 de junho de 2016
    Lilja 4-ever é um filme duro de assistir, pois mostra a realidade nua e crua do mundo. Não há super-heróis para salvá-lo. O espectador tem a certeza de que o mundo é cruel e que é habitado por homens e mulheres repugnantes. É como é retratado no discurso entre o Rocky e o seu filho, no filme Rocky Balboa (2006): “O mundo não é um mar de rosas. É um lugar sujo, um lugar cruel, que não quer saber o quanto você é durão. Vai botar você de joelhos e você vai ficar de joelhos para sempre se você deixar. Você, eu, ninguém vai bater tão forte como a vida”.

O escritor e diretor é o sueco Lukas Moodysson, do filme Tillsammans (Bem-Vindos - 2000). A história relata a vida de uma jovem de 16 anos, Lilja (Oksana Akinshina), que mora com sua mãe (Lyubov Agapova) em um pobre e melancólico subúrbio em algum lugar da antiga União Soviética. Lilja é bonita, rebelde, inesperadamente devota, ajoelhando-se sempre diante de sua foto favorita de um anjo e filho, e acima de tudo, é ingênua. Sua mãe e ela emigrariam para os Estados Unidos com o novo marido de sua mãe, mas seus sonhos de uma vida melhor se esfacelam ao descobrir que será deixada para trás, sob a tutela de sua tia (Lilija Sjinkarjova), para futuramente se juntar a eles. Com o passar do tempo, ao não receber nem cartas nem dinheiro, tem-se a sensação de que foi abandonada. Sem receber ajuda da tia ela é obrigada a se mudar para um minúsculo apartamento sem luz e aquecimento. Desesperada, ela recebe o apoio de Volodya (Artyom Bogucharsky), um garoto de apenas 11 anos, seu único amigo. Desiludida e sem dinheiro, a jovem conhece e se apaixona por Andrei (Pavel Ponomarjov), que a oferece emprego e uma chance de uma vida melhor na Suécia.

O trabalho das câmeras foi feito de tal forma que mesmo não vendo algumas cenas sentimos e sofremos todas as dificuldades ao lado da protagonista. Apenas com a sugestão (caráter implícito que foi dado) consegue-se atingir e impactar o espectador mais do que se tivessem utilizado imagens explícitas. Identificamo-nos de tal modo com a personagem central que queremos avisá-la do perigo que corre em cada passo que dá na direção de sua ruína. Oksana Akinshina, no papel principal, e Artyom Bogucharsky, como coadjuvante, conseguem uma interpretação de tirar o chapéu.

A trilha sonora foi escolhida de forma a intensificar as emoções transmitidas no filme. Ela é responsável por dar voz aos personagens em diversos momentos, externando os sentimentos de alegria, decepção, angústia, tristeza, vazio, raiva, ódio e desespero. A canção da banda alemã Rammstein "Mein Herz Brennt" (Meu coração está queimando), que abre e praticamente fecha o filme, causa um impacto inicial forte na primeira vez, mas já é escutada com outros ouvidos e emoções no final.

Além da denúncia da tragédia que acompanhou a vida de milhões de pessoas que foram abandonadas a uma existência amarga e desumana com o fim do socialismo e o desmembramento da URSS, sendo as crianças as suas vítimas mais vulneráveis, há também uma crítica ao individualismo e à perda de valores sociais. O Homem continua sendo o lobo do Homem...
    Alan
    Alan

Enviada em 31 de março de 2024
    Um bom drama. Tem um enredo interessante, filmado em cenas curtas, o que torna o filme dinâmico. Conta ainda com boas atuações dos atores principais e coadjuvantes. Filme desconhecido do grande público, mas uma produção dano-sueca que merece ser vista.
    Sergio H
    Sergio H

Enviada em 10 de janeiro de 2020
    Para quem está acostumado com histórias onde vítimas de abuso ou algo do tipo se tornam verdadeiras heroínas e exercem sua vingança de forma magistral com requintes de crueldade, saiba, LILYA 4-EVER é o retrato mais verídico da nua e crua realidade de muitas e muitas adolescentes ao redor do mundo, bem diferente do que mostram muitos outros filmes de dentro da "caixinha". Filme que sim, baseado em FATOS REAIS, mesmo num misto de choro e amargura, não podemos negar a forma excepcional com que Lukas Moodysson tratou o tema. Apesar de tudo acontecer rápido demais, não deixando muito tempo para darmos alguma respirada com tantas desventuras, tal ritmo não comprometeu a obra e sim, até abriu espaço para alguns poucos momentos agradáveis, basicamente quando Lilya interage com seu amigo Volodya. Palmas para a protagonista Oksana Akinshina e para Artyom Bogucharsky, que nos encheu os olhos com tamanha empatia! FABULOSO!!!
    mwakia
    mwakia

Enviada em 15 de dezembro de 2020
    Um filme interessante, retrata algo difícil de acreditar. Porém tudo muito cinematográfico, em algumas partes o diretor saiu muito da realidade.
    Renata Aparecida
    Renata Aparecida

Enviada em 15 de fevereiro de 2021
    FIlme extremamente triste e real, prende o telespectador do início ao fim, mas tem que assistir num dia bom, pois dá deprê.