Meu AdoroCinema
Superman - O Retorno
Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Superman - O Retorno" e da sua filmagem!

Vários

- Foram necessários 10 anos e 4 diretores diferentes até que o 5º filme do Superman saísse do papel.

- O 1º diretor contratado foi Tim Burton, responsável também por levar o personagem Batman ao cinema pela 1ª vez. O filme, que na época se chamaria "Superman Lives", chegou a entrar em pré-produção, com um pôster contendo um S prateado sob fundo preto sendo exibido nos cinemas americanos. Este pôster anunciava o lançamento do filme para 1998.

- O roteiro original do novo filme do Superman foi escrito por Kevin Smith e tinha a aprovação de Tim Burton. O roteiro era baseado na história em quadrinhos, de 1993, em que o Superman era morto pelo vilão Apocalypse e posteriormente retornava à vida. Após um longo período a Warner decidiu não usar esta história e contratou outros roteiristas.

- O ator desejado por Tim Burton para interpretar o Superman era Nicolas Cage, que chegou a manifestar interesse em interpretar o personagem.

- Após o sucesso de As Panteras (2000) McG foi contratado pela Warner para dirigir o novo filme do Superman. O diretor deixou o projeto em 2002 para rodar As Panteras - Detonando. McG esteve novamente envolvido com o filme em 2004, mas deixou o projeto devido a desentendimentos com os produtores quanto às locações e ao orçamento disponível.

- O desentendimento entre McG e executivos da Warner em relação às locações era que a Warner queria que as filmagens ocorressem na Austrália, onde seria bem mais barato do que nos Estados Unidos. O argumento dado pelo diretor era que "seria inapropriado tentar capturar o coração da América em outro continente".

- McG chegou a fazer testes com Jason Behr e Jared Padalecki para o Superman, com Scarlett Johansson para Lois Lane e com Shia LaBeouf para Jimmy Olsen.

- Brett Ratner foi contratado entre as passagens de McG, mas desistiu do projeto devido à indefinição da Warner em escolher qual ator interpretaria o protagonista.

- Durante o período em que Brett Ratner era diretor foram realizados testes com Josh Hartnett, Paul Walker, Matthew Bomer, Brendan Fraser, Ashton Kutcher, David Boreanaz, Ian Somerhalder, Henry Cavill e Jerry O'Connell. Todos concorriam à vaga de Superman, mas nenhum deles foi selecionado.

- Anthony Hopkins chegou a ser contratado para interpretar Jor-El, mas deixou o projeto logo após a saída do diretor Brett Ratner.

- Michael Bay e Robert Rodriguez chegaram a receber propostas para dirigir o novo filme do Superman, mas as recusaram.

- A escolha de Bryan Singer pela Warner aconteceu após os executivos do estúdio se impressionarem com o tom realista dado por Christopher Nolan a Batman Begins (2005). A escolha por Singer ocorreu por acreditar que ele poderia dar a Superman - O Retorno o mesmo realismo, além de sua experiência na direção de filmes baseados em super-heróis dos quadrinhos.

- J.J. Abrams, criador das séries de TV "Alias" e "Lost", entregou à Warner um novo roteiro para o 5º filme do Superman. Este roteiro foi aprovado tanto por Brett Ratner quanto por McG, que posteriormente deixaram o projeto. Foi então a vez da própria Warner descartar o roteiro, optando por um novo roteiro de autoria da dupla Dan Harris e Michael Dougherty, que trabalhara com Bryan Singer em X-Men (2000) e X-Men 2 (2003).

- Um dos roteiros entregues à Warner, de autoria de Jonathan Lemkin, dizia que o Superman engravidaria Lois Lane antes de morrer. Lois teria o filho mas também morreria em seguida, com o bebê nascido sendo o novo Superman. Este roteiro foi descartado pela Warner.

- Ao assumir Superman - O Retorno o diretor Bryan Singer levou consigo vários integrantes da equipe técnica dos dois primeiros filmes dos X-Men, entre eles o diretor de fotografia Newton Thomas Sigel, o compositor e editor John Ottman, o cenografista Guy Dyas e os roteiristas Dan Harris e Michael Dougherty. Todos estavam comprometidos com X-Men - O Confronto Final (2006), mas deixaram o projeto após a decisão da Fox em manter o lançamento do filme para 2006.

- James Caviezel demonstrou grande interesse em interpretar o Superman, mas Bryan Singer o vetou por considerá-lo "famoso demais" após o lançamento de A Paixão de Cristo (2005).

- Elisha Cuthbert, Mischa Barton, Keira Knightley, Claire Danes e Keri Russell estiveram cotadas para interpretar Lois Lane.

- Eric Christian Olsen, Topher Grace e Shawn Ashmore estiveram cotados para interpretar Jimmy Olsen.

- Johnny Depp esteve cotado para interpretar os personagens Lex Luthor e Jor-El.

- Jude Law foi a única escolha de Bryan Singer para interpretar o General Zod. Após várias negativas do ator, Singer decidiu por retirar o personagem do roteiro.

- Hugh Laurie chegou a ser contratado para interpretar Perry White, mas a popularidade da série de TV por ele estrelada, "House", fez com que houvesse conflitos de agenda com as filmagens de Superman - O Retorno. Desta forma ele foi substituído por Frank Langella.

- Este é o 3º filme em que o diretor Bryan Singer e o ator James Marsden trabalham juntos. Os anteriores foram X-Men (2000) e X-Men 2 (2003).

- Bryan Singer decidiu usar material de arquivo de Marlon Brando como Jor-El, rodado originalmente para Superman - O Filme (1978).

- Brandon Routh aumentou seu peso em 9 kg ao fazer exercícios de musculação para Superman - O Retorno.

- O uniforme do Superman brilha devido ao modo como foi feito, de forma que o símbolo do personagem brilhe sob o fundo azul.

- As filmagens de Superman - O Retorno ocorreram nas cidades de Sydney e Tamworth, na Austrália.

- A equipe do filme plantou milho em Tamworth para a realização de cenas em um milharal. Foram necessárias 12 semanas até que a plantação estivesse na altura desejada.

- Superman - O Retorno é o 1º filme a usar câmeras Panavision Genesis HD, desenvolvida em conjunto pela Panavision e Sony.

- Precedido por Superman - O Filme (1978), Superman II - A Aventura Continua (1980), Superman III (1983) e Superman IV - Em Busca da Paz (1987).

- O orçamento de Superman - O Retorno foi de US$ 250 milhões.

Prêmios

- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais.

- Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhores Efeitos Especiais.

- Recebeu uma indicação ao Framboesa de Ouro de Pior Atriz Coadjuvante (Kate Bosworth).

Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
  • Bohemian Rhapsody (2018)
  • A Vida em Si (2018)
  • Os Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro (2017)
  • Cadáver (2018)
  • Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018)
  • Nasce uma Estrela (2018)
  • Robin Hood - A Origem (2018)
  • Dragon Ball Super - O Filme (2018)
  • As Viúvas (2018)
  • O Chamado do Mal (2017)
  • Venom (2018)
  • O Ódio que Você Semeia (2018)
  • De Repente uma Família (2018)
  • Vingadores: Guerra Infinita (2018)
  • Capitã Marvel (2019)
  • Cinquenta Tons de Cinza (2015)
  • Infiltrado na Klan (2018)
  • Megatubarão (2018)
  • Cinquenta Tons de Liberdade (2018)
  • A Freira (2018)
Back to Top