Salomé
    Você assistiu Salomé ?

Rafael V
    Rafael V

Carlos Saura realizou um filme interessante e chamativo, pois através da dança conta uma história bíblica (de Salomé que pede a Herodes a cabeça do profeta João Batista, por este ter recusado o seu amor, como pagamento de sua dança para o próprio Herodes), a dança coreografada fala mais que os diálogos, que por sinal, são poucos. Um filme essencialmente musical. Uma obra experimental, mas eficiente e muito bem realizada e dirigida por Carlos Saura. Nota: 9.
    Francisco Russo
    Francisco Russo

Trata-se de um típico filme do Carlos Saura, ou seja, que privilegia muito mais a forma do que o conteúdo. Na verdade "Salomé" é um filme mais belo de se ver do que propriamente bom. O filme é dividido nitidamente em duas fases: a preparação para a encenação de "Salomé" e a peça propriamente dita. Na primeira podemos conhecer um pouco melhor dos dançarinos e de toda a produção da peça, incluindo cenografia, iluminação, coreografia e outros detalhes. A segunda parte é inteiramente sem diálogos e se resume à encenação da peça através da dança. Trata-se de uma encenação belíssima, muito bem feita e também bem produzida. A iluminação, a participação dos principais atores, as coreografias, tudo é digno de aplausos pela dificuldade e também pela beleza do que é mostrado. Porém para que isto aconteça Saura, mais uma vez, abre mão do roteiro e transforma o filme em uma espécie de teatro filmado. Trata-se de um bom filme, mas será melhor aproveitado por quem aprecia a arte da dança.
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

Um episódio histórico há mais de 2000 anos inspirou o mais recente filme do veterano diretor espanhol Carlos Saura. Reza a história que como João Batista não cedeu às tentações de Salomé, esta pede a sua cabeça ao rei Heródes. Os noventa minutos do filme se passam num cenário com decoração minimalista. A dança flamenca e as luzes literalmente eletrizam o espectador com o drama mais antigo que atinge o ser humano: indiferença, paixão, vingança e morte. Com exceção no início do filme quando a atriz Aída Gomez que interpreta Salomé explica como foi a escolha do elenco e os ensaios, o resto é dança e música. Esta última, por sinal, é fortemente influenciada pelas sonoridades árabes. É de deixar qualquer um boquiaberto. O filme foi premiado no Festival de Montreal de 2002 com a melhro contribuição artística. Eu prefiro "Tango", de 1998, do mesmo diretor, o que de forma alguma depõe contra "Salomé". Saura dá uma verdadeira aula de como uma arte pode servir como ponte para que uma outra manifestação atinja um grau de excelência. Ah, e não trata-se de balé filmado, mas sim de um filme de dança.