Ratatouille
    Você assistiu Ratatouille ?

Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 27 de setembro de 2020
    "Qualquer um Pode Cozinhar"

Impressionante o deslumbramento com que Brad Bird trabalha Ratatouille,uma idéia tão simplória mas que ao mesmo tempo é tão significativa.Um sonho impossível que na verdade pode ser alcançado se você amar aquilo aquilo que faz,e essa fórmula Pixar se mostra aqui perfeitamente durável.

Essa admiração do pequeno ratinho pela culinária é muito bem trabalhada por Bird.Desde as primeiras cenas ele trabalha esse amor do ratinho por aquilo,seja num simples olhar até os gestos bastante significativos na narrativa.Legal perceber essa desorientação quando Remy passeia na cozinha,alí Bird expressa esse caos da cozinha que aliás está muito presente aqui.Além de funcionar como uma jornada do Remy,ele homenageia esse difícil trabalho de cozinheiro que trabalha sempre sobre pressão.

Sob a afirmação de Gusteau que "Qualquer um Pode cozinhar" é que Bird trabalha seu filme.Remy sai literalmente dos esgotos de Paris para a superfície e lá seu espírito fica ainda mais fascinado e todo esse sentimento se reflete na visão dele e na nossa,a de uma Paris que brilha,que cintila sob o nosso olhar.Gosto demais também da função do Ego,o crítico é trabalhado aqui,à critica em geral é refletida sob esse personagem.

Apesar do prato mais simples ter sido servido à ele,foi mais que suficiente para despertar seu "Eu" do passado,onde o simples é mais que suficiente.Bird nos coloca para refletir sobre o próprio sistema fílmico Pixar,isso porque a simplicidade está presente até mesmo na narrativa de Ratatouille,o simples que a empresa oferece ao espectador ano após ano com seus filmes,são na maioria das vezes suficiente,suficiente para despertar até no mais velho dos espectadores o sentimento de nossa criança interior.

Ratatouille é um filme tão simples e até absurdo - Um rato cozinheiro não é das melhores idéias - Mas que se faz tão suficiente,à base do sentimento é que nos conduz,e não uma grande narrativa.Quando feito com amor, sempre o resultado é bom e esse filme possui um amor na sua execução,é um prato simples - Fórmula Pixar - Mas que quando feito com empenho sai maravilhosamente delicioso.
    Tammy T
    Tammy T

Enviada em 20 de maio de 2014
    Ratatouille é um filme fantástico! Uma animação repleta de aventuras, suspense e muita ação!! A história encanta por trazer louváveis mensagens de superação, lealdade e esperança, levando-nos a crer que qualquer coisa realmente é possível quando acreditamos. A dualidade lixoXhigiene também é um constante e surpreendente assunto tratado desde o início do filme. Um salve à dupla de criadores Jan Pinkava e Brad Bird, que fizeram desta linda história um belo ensinamento. Vale muito a pena assistir.
    Filipe
    Filipe

excelente. extremamente engraçado, divertido e criativo, e o q faz o filme ser tao bom: simpatico. eh tanta a simpatia dos personagens e da historia exibida em ratatouille q o desenho se torna um dos melhores jah feito. excelente. ótimo.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 2 de abril de 2018
    É legal, não é a melhor coisa que já vi, mas entretém bastante. Bons personagens e o final é bacana.
    Jessica Souto
    Jessica Souto

Enviada em 19 de janeiro de 2018
    A fotografia desse filme é perfeita! é engraçado, tocante e inspirador. Já assisti diversas vezes e sempre fico animada.
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 17 de julho de 2022
    A história é criativa, pega uma temática bem francesa que é a culinária, a razão do título só aparece no final do filme por isso assistam até o fim porque a animação é boa do rato Remy e o desastrado prodígio a culinária o garoto Liguire se atormentam um ao outro. Filme bom é aquele que os personagens são simples, engraçados e não exagerados e inéditos. A animação conseguiu se sair muito bem nisso tudo. Assim como na ideia da série Rio, Ratatouille tenta se pegar bem nos hábitos franceses (mais especifico Parisiense), voltado a simplicidade do cozinhar tentando ir contra a famosa complexidade da cozinha francesa. Boa sacada também foi o rato não falar com o humano, só por gestos, foi mais natural.
    Ariel De Santi
    Ariel De Santi

Enviada em 16 de abril de 2020
    Vai muito além de uma simples animação. Nos faz sentir vários sentimentos durante o filme e passa muito bem seu recado. Nunca desistir.
    Artur V.
    Artur V.

Enviada em 12 de agosto de 2023
    Magnífico. Assisti dublado, perfeito. A animação é uma obra-prima, cativante. Os personagens são encantadores.
    Raphael N.
    Raphael N.

Enviada em 26 de março de 2020
    A Pixar tem o dom de contar histórias extraordinárias em cima de premissas simples, esse é o caso de "Ratatouille", um filme sobre um rato que sonha em ser cozinheiro, e muito, muito mais!
    Fazer uma crítica sobre "Ratatouille" é uma experiência muito interessante por ser um filme que fala sobre a relação de um crítico com um artista e os erros e acertos de cada um.
    Vou começar pelos erros do filme, um deles é o andamento da história, em alguns momentos senti o filme perdendo o fôlego e começando a se arrastar, principalmente quando entra em cena a relação problemática de Remy com seu pai, é um dos temas bacanas abordados pelo filme, mas foi mal desenvolvido e ficou meio desinteressante. São probleminhas insignificantes perante tanta qualidade, "Ratatouille" é o exemplo perfeito de como a Pixar consegue demonstrar maturidade e profundidade em filmes infantis. Não tem criança que não ame "Ratatouille", é um filme colorido, alegre e cheio de piadinhas, pra combinar com o ambiente romântico de Paris tem a relação de Linguini e Colette que serve de adoçante! É maravilhoso como a paleta de cores é rica, dentro da cozinha as cores são mais quentes e dão uma sensação de oleosidade e fumaça, o salão do restaurante tem cores aconchegantes e vibrantes, a sala de "Ego" é escura, tem referências ao quarto do drácula como o formato de caixão e as próprias cores vermelhas e pretas. Magnífico!
    A técnica de animação do filme é uma maravilha, extremamente detalhado principalmente nas texturas das comidas, um feito extraordinário pra época em que a animação foi produzida!
    Toda essa casca envolve um roteiro delicioso que conta uma história original e que transmite lindas mensagens, a mais bela e clara é a de que um artista pode vir de qualquer lugar. A maioria dos personagens é bem construída, com profundidade e camadas. A única marca da Pixar que senti falta em "Ratatouille" é o drama arrancador de lágrimas, esse é um dos poucos filmes do estúdio que não faz chorar!
    "Ratatouille" é uma saudação ao artista e ao crítico de arte, um desenho infantil completamente adulto e profundo, que, como um bom vinho, quanto mais o tempo passa melhor fica!
    Marcelo S
    Marcelo S

Enviada em 8 de março de 2015
    Quando vi que esta animação ganhou o Oscar eu meio que torci o nariz, achava Persépolis infinitamente melhor, mesmo sem ter assistido Ratatouille. Demorei anos para assistir, e quando eu finalmente assisti, me apaixonei pelo desenho.
    É magistralmente perfeito, bem elaborado, bem criado, bem roteirizado, uma trilha francesa de qualidade.
    A animação é de uma sensibildade absurda, denso e tocante, incrível como o Brad Bird pôde fazer uma animação sobre ratos cozinheiros com uma carga tão grande de pureza, ingenuidade e sagacidade cômica.
    Retorci o nariz e foi mais do que merecido o Oscar para esta animação, posso assistir umas 50 vezes seguidas que eu não me enjôo. Virou meu filme de cabeceira, quem diria.