O Xangô de Baker Street
    3,6
    Você assistiu O Xangô de Baker Street ?

Francisco Russo
    Francisco Russo

O filme "O xangô de Baker Street" é bastante fiel ao livro "O xangô de Baker Street". E talvez até seja por isso que não tenha considerado o filme nada de excepcional, pois não sou fã do livro. Existem algumas passagens que ficaram melhor no filme, mas o final, por exemplo, perdeu no cinema todo o impacto que tinha no livro. No mais, vale ressaltar a excelente caracterização de época e produção, que estão impecáveis, e ainda as atuações de Anthony O'Donnell como Dr. Watson - de longe o melhor do filme - e de Joaquim de Almeida como Sherlock Holmes, que protagoniza algumas cenas divertidas e interessantes. Um bom filme e nada mais.
    Rodrigo
    Rodrigo

Tecnicamente perfeito e excelente trabalho dos atores. E é só. O enredo, ao contrário, é péssimo, não tem graça nem sentido. Jô Soares tentou dar uma originalidade extremamente forçada à sua história, que não teria um centésimo da repercussão que teve se tivesse sido escrita por um escritor desconhecido e igualmente inepto. Que nos poupem do assassino de Getúlio.
    Daniel
    Daniel

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    Uma porcaria. Digo isso porque os diretores brasileiros continuam péssimos em filmes épicos. O enquadramento é péssimo. Quase de novela da globo. A fotografia não consegue transportar o espectador para a época. E principalmente o som que ganhou os prêmios: pessima edição. Não combinam com a realidade. Apenas uma coisa que salvou foi o roteiro adaptado que diverte bastante. E por aí vai. Ainda iremos conseguir. Salve a nova geração, abaixo a antiga setentista e oitentista!
    Alexandre
    Alexandre

Para quem já leu os livros de Sherlock Holmes realmente ficará um pouco desconcertado ao ver que o personagem do livro foi satirizado; modificado no filme e dado como um impostor! Mas a idéia de Jô Soares era dar um ar brasileiro ao personagem, meio desconfiado sobre o brilhantismo do detetive. A confusão do sotaque britãnico tendendo para um português de Holmes é muito engraçado. A cena que Watson recebe a pomba-gira, ou a invenção da caipirinha são cenas hilárias. A cena do último assassinato é incrível! A iluminação e o silêncio completam a cena como a uma simbiose cinematográfica, mostrando que uma cena bem feita não precisa de efeitos especiais. Acho que este é o melhor filme brasileiro, muito bem caracterizado, ótimos atores, e cenas engraçadíssimas! Vale a pena! Eu recomendo!
    cristinafm
    cristinafm

Enviada em 29 de agosto de 2017
    Gostaria de ter lido o livro do Jô para fazer uma comparação. Li vários livros com o personagem Sherlock Holmes e adorei o personagem aqui. Achei engraçado o que ele faz e principalmente, o que deixa de fazer (sem detalhes para não dar spoiler). A história, no entanto, ficou fraca. É como se tivesse faltado alguma, ou várias coisas. O personagem do Dr. Watson é divertidíssimo.

PS: Não sei se o livro deixa transparecer como o filme, mas achei o assassino extremamente óbvio :(
    Diego
    Diego

Bem produzido e bem atuado, mas sofre com um problema que assola 9 entre 10 filmes baseados em livros: seus roteiros ficam muito aquém dos livros nos quais se basearam. Mas ainda assim é diversão garantida, principalmente se comparado com algumas "bombas" americanas lançadas ultimamente...
    denner G.
    denner G.

Enviada em 8 de agosto de 2013
    ..................dfdksisujgpsfo\ausdfkjdidsopfojuefvpsaoiHF8haskfhuyrtgfeuiguiruioj89jwropjgtiosjfdmvbkfningmniosaiog