Efeito Borboleta
    Você assistiu Efeito Borboleta ?

Edson R.
    Edson R.

Enviada em 4 de março de 2014
    Filme excelente, mas não é aquele tipo de filme para quem quer assistir por assistir. Efeito Borboleta é um filme que a atenção é primordial, pois um momento que você perde o foco pode atrapalhar sua compreensão.
    Ricardo T.
    Ricardo T.

Enviada em 1 de maio de 2013
    Show de bola, um dos melhores filmes que eu já vi, esse filme tem uma história que te "prende" do começo ao fim, não é uma história chata tampouco enjoativa. Gostei muito.
    Quézia S.
    Quézia S.

Enviada em 14 de janeiro de 2016
    “Você não pode mudar quem as pessoas são sem destruir o que elas eram.” – pai de Evan.
    “Se eu entender como funciona a memória de uma simples minhoca, isso me ajudaria a entender a complexidade do cérebro humano” – citação de Evan

Efeito borboleta, um filme que relata a história de Evan, um garoto que em boa parte da infância teve a memória apagada em momentos marcantes que para ele gerou uma intrigante dúvida sobre o porquê e trazendo à sua mãe preocupação do filho ter herdado o mesmo problema do pai, – que não conseguia mais controlar sua memória por estar sobrecarregado de lembranças. Alguns anos depois, Evan descobre que tem sobrenaturalmente a chance de voltar ao seu passado e poder mudar a trajetória não só de sua vida, como também de seus amigos próximos até sua idade atual, e que seus possíveis apagões no passado teriam ligação com o futuro.
    Logo assim que começa o filme, podemos nos deparar com uma frase. Frase que forma a Teoria do Caos, que cuja diz: “Algo tão pequeno como o voo de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo." E, achando tão interessante, tanto a frase quanto o filme em si tive vontade de me aprofundar mais no assunto. Eu já havia assistido antes na tv, quando criança, mas naquela época por ter um nível intelectual baixo, não compreendi a história vendo-o apenas como mais um filme que não tinha nada demais para ser passado. Agora, até então procurando entender os acontecimentos e causas que se passa na vida de Evan, notei que não poderia entendê-lo se não tivesse ao menos um conhecimento básico sobre a Teoria do Caos. Entretanto, ao me aprofundar no assunto, posso dizer que, meu conhecimento e visão agora se tornaram claro a respeito do que o tema da ficção esclarece.
    Resumidamente a teoria do caos, por Edward Lorenz através de uma pesquisa, descobriu que algumas pequenas situações têm uma atuação caótica, tão quanto a vida em seu todo. Sua teoria é fundamentada na tese de que, uma minúscula coisa que acontece em nossas vidas pode causar resultados grandes. E se talvez tivéssemos deixado de fazer esse algo, ou se tivéssemos feito de forma distinta, isso resultaria numa situação talvez melhor ou pior que a que vivemos. E é isso que acontece no filme, cada vez que Evan volta ao seu passado, e altera pelo menos uma pequena parte, aquele pequeno ato traz consequências, às vezes para ele e outras vezes, para outras pessoas, tornando tudo o que passou antes inexistente.
    Um bom exemplo dessa teoria é que em uma estrada, com ruas molhadas de muita chuva um motorista reduziu a velocidade de seu carro, e não tentou ultrapassar o caminhão à sua frente e por fim chegou pacientemente em seu destino. Porém, se este mesmo estivesse apressado, infringindo as leis de trânsito tentando ultrapassar o caminhão à sua frente mantendo uma velocidade de alto risco para aquela situação, evidentemente causaria na maior das hipóteses um grave acidente que custaria sua vida.
    Nos resultados dos exemplos acima é explícito notar como a teoria do caos está presente em nossas vidas e em como ela é explicada; enquanto a paciência do motorista na primeira situação resultaria em sua vida, a impaciência dele na segunda possível situação, como consequência, o deixaria entre a vida e a morte, pois pequenos atos resultam em efeitos imprevisíveis para nosso futuro.
    Grace G.
    Grace G.

Enviada em 9 de junho de 2015
    Filme que vai do aspecto científico ao romance. A historia ganha nuances de amor quando, das inumeras tentativas de voltar ao passado, o personagem de Ashton se sacrifica para simplesmente melhorar o futuro dos "amados". .Ashton Kutcher faz uma das melhores performances de sua carreira ate aqui. A cena final com a musica do Oasis é o ponto alto do filme. Recomendo aos sentimentalistas.
    Italo Fernando R.
    Italo Fernando R.

Enviada em 21 de fevereiro de 2016
    Não posso falar nada se não for elogios,um filme inteligente muito bem escrito e que te prende do começo ao fim
    Pablo H.
    Pablo H.

Enviada em 1 de dezembro de 2015
    filme com um thriller psicológico, expressa realidade com ficção, um garoto que tem a capacidade de voltar no passado e modificar o futuro, dentre os dois filmes da franquia, esse é o melhor!!
    Henrique S.
    Henrique S.

Enviada em 10 de junho de 2013
    Apesar de ter Ashton Kutcher, espere mais de "Efeito Borboleta".
    Assim que terminei de revê-lo, lembrei na hora de outros dois filmes que vi há pouco tempo: "Corra, Lola, Corra" e "Magnólia". Os três tratam de coisas que poderiam ser, fatos que poderaim ter acontecido, a infinidade de rumos que nossa vida pode tomar, mas principalmente: como afetamos a vida de outras pessoas.
    Evan descobre que tem a capacidade de voltar em acontecimento passados em sua vida e alterá-los e o faz, o que causa consequências no futuro que cada vez mais exigem uma correção. Esses acontecimentos que Evan tenta corrigir giram em torno dele e de seu grupo de amigos, durante a infância e adolescência, que é composto por Kayleigh, Tommy e Lenny. Ou seja, os três exercem influência na vida um do outro, e as alterações que Evan faz no passado influenciam o futuro dessas três pessoas.
    Para tratar de tal tema, Eric Bress e J. Mackye Gruber tiveram que fazer extremas simplificações de como a lei de ação-reação funciona. Por exemplo, os fatos que Evan pode alterar são sempre os mesmos e mesmo assim, uma sutil mudança torna o futuro dos personagens totalmente diferentes, ignorando o restante de suas vidas que não se resume a tais fatos. Isso não é uma crítica, pois acredito que escrever um roteiro mais bem feito sobre esse assunto seja desnecessário, tendo em vista que o desse filme já é muitíssimo interessante. Além de tudo, a singularidade da história de "Efeito Borboleta" supera expectativas e vai te surpreender.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 14 de outubro de 2018
    Normalmente filmes que envolvem volta no tempo, sempre apresentam falhas em sua linha temporal em algum determinado momento, felizmente isso não acontece em Efeito Borboleta. Aqui temos uma solução que deixa sem pontas soltas na trama. Bom filme!
    Fernando Schiavi
    Fernando Schiavi

Um filme extraordinário! Realmente é um dos roteiros mais inovadores da última década e que soube ser também dirigido majestralmente pela dupla Eric Bress , J. Mackye Gruber. É um filme que mistura drama/suspense/ficção ao mesmo tempo. Cheio de reviravoltas, histórias paralelas que mostram várias possibilidades de volta ao passado e como as interferências feitas nele alterariam o futuro de todos os envolvidos. O ritmo do filme através de sua edição incrível não deixa o espectador nem respirar e ele acaba sendo sempre surpreendido e imaginando o que virá a seguir. O elenco dá show, desde as crianças e adolescentes até o adulto encabeçado por Ashton Kutcher que desempenha sua melhor interpretação empatado com a de "The Guardian" no cinema até o momento. Além de tudo isso possui uma ótima fotografia, direção de arte e é claro direção exuberante.Para quem procura por uma história diferente da mesmice predominante, criativa e muito bem realizada não pode perder e deixar de se surpreender com esse filmaço! Simplesmente demais!
    Sidney
    Sidney

George Lucas, se não viu nem veja, pq a sequencia estragou totalmente o primeiro. PÉSSIMO!!!