Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    O Condenado
    O Condenado
    / 1h 56min / Policial, Drama, Romance
    Direção: Carol Reed
    Elenco: James Mason, Robert Newton, Cyril Cusack
    Nacionalidade britânica
    Usuários
    3,0 1 nota
    notar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse e detalhes

    Johnny McQueen (James Mason), irlandês líder de uma grupo anti-britânico, planeja um assalto para angariar fundos para as próximas missões. As coisas dão errado, Johnny é baleado, atinge um dos seguranças e se vê sozinho. Caçado pela polícia, ele tenta encontrar um refúgio, sobreviver e superar o peso do assassinato.

    Título original

    Odd Man Out

    Distribuidor -
    Ver detalhes técnicos
    Ano de produção 1947
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 2 curiosidades
    Orçamento -
    Idiomas Inglês
    Formato de produção -
    Cor Preto & Branco
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -
    Pela web

    Elenco

    James Mason
    Personagem : Johnny McQueen
    Robert Newton
    Personagem : Lukey
    Cyril Cusack
    Personagem : Pat
    Kathleen Ryan
    Personagem : Kathleen Sullivan
    Ficha completa

    Fotos

    Curiosidades das filmagens

    O favorito

    James Mason considerou essa a melhor performance de toda sua carreira.

    Prêmios

    Indicado ao Oscar de melhor edição em 1948.Vencedor do Bafta de melhor filme britânico em 1948.Exibido no Festival de Veneza de 1947.

    Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

    Mais filmes similares

    Comentários

    • António
      Um filme extremamente diferente do estilo que estamos habituados a ver, ainda mais notório visto estarmos a falar de um filme dos anos 40. Inicialmente, o filme até parece que vai ter uma narrativa e um desenvolvimento convencionais, mas não é isso que acontece. À medida que o filme vai avançando, vamos conhecendo um conjunto de personagens singularmente interessantes, com as mais diferentes motivações. A trajetória do personagem de James Mason também surpreende, pois quando estamos à espera que aconteça algo de concreto ao personagem, a verdade é que ele passa todo o filme andando em fuga, em circunstâncias complicadas pois está gravemente ferido, indo parando em vários locais, que também se nos apresentam e revelam como algo singulares. O filme acaba, pouco a pouco, por entrar numa espécie de tom quase existencialista, difícil de definir, algo que não é de esperar nos primeiros 20 minutos. Os atores tem excelentes performances, quer os principais, quer os secundários, sendo que estes últimos têm uma componente extremamente importante no filme, que enriquece o mesmo. Claro que há a destacar o protagonista James Mason (que afirmou ter sido a sua performance neste filme a melhor de toda a sua carreira) e também a estreante Kathleen Ryan, que também tem uma excelente atuação. Resumindo, tudo nos vai surpreendendo ao longo do avançar deste filme. Tudo, com uma exceção: praticamente desde o início, o filme tem uma atmosfera trágica, ficando desde logo à partida o pressuposto de que o final do filme só poderá também ser trágico. Um filme pouco conhecido, realizado pelo consagrado e famoso Carol Reed, que é uma verdadeira pérola do cinema, um filme que constitui um verdadeiro caso de estudo. Muito bom.
    Mostrar comentários
    Back to Top