Como Cães e Gatos 2 - A Vingança de Kitty Galore
    Legal
    Como Cães e Gatos 2 - A Vingança de Kitty Galore

AVENTURA COM ALGUM PEDIGREE

por Roberto Cunha

Quem pensa em assistir um filme com este título e ainda quer cobrar conteúdo merece um passeio na carrocinha. Por outro lado, se não espera encontrar nenhuma obra de arte, pode ter até algumas surpresas. Para mim, a primeira delas foi assistir, na sessão fechada para a crítica, um curta divertidíssimo em 3D do clássico Papa Léguas (o Beep Beep) & Coiote. Contudo, não existe confirmação se os espectadores terão esta mesma sorte. Tomara que sim. Como Cães e Gatos 2 - A Vingança de Kitty Galore traz a gata vilã que dá nome à aventura com um plano felinamente diabólico para infernizar a vida dos humanos e rivais caninos. E com a premissa edificante, para os pequenos, de que "a união faz a força", cães, gatos e até pombos (todos inimigos naturais) terão que se juntar para impedir o êxito dela na terrível missão. É aí que entram uma gatinha agente secreta, um cão policial atrapalhado e um pombo muito doido, usado como "laranja" no passado.

Embora dirigido para as crianças, o longa pode agradar também os pais e adultos que procuram uma diversão leve e cheia de referências cinematográficas. E elas começam já na abertura totalmente inspirada na série de filmes do agente secreto mais famoso do cinema. No nome da vilã, aliás, se você trocar apenas algumas letras terá a vilã Pussy Galore de 007 Contra Goldfinger. Quer outra? O assecla de Kitty Galore tem dentes de aço. Lembrou de outro inimigo de James Bond? Pois é, o universo bondniano está presente direto. O mais curioso, talvez, seja o personagem Tab Lazenby dublado (no original) por Roger Moore. Para quem não "mordeu" a curtição dos produtores, Moore viveu 007 no cinema e (George) Lazenby foi aquele ator que estreou como Bond em 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade e nunca mais repetiu o papel.

Assim, não vai ser difícil para os adultos reconhecerem outras aperitivos como a inesquecível vinheta sonora de Psicose, a visita numa prisão que lembra O Silêncio dos Inocentes e um gato com visual Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), uma central de operações dos agentes que lembra MIB - Homens de Preto, e ainda a representação "viva" do célebre quadro Cães Jogando Pôquer (Friend in Need) de Cassius Coolidge. E vai ser fácil para a garotada se divertir com moderação ao ver o tradicional efeito especial de animais falando, cenas bem humoradas, diálogos bacaninhas, alguma dose de aventura e uma boa dublagem. Entre os destaques, o divertido personagem do pombo Seamus que, mesmo não sendo vilão, rouba várias cenas. Ah! O 3D é mero detalhe comercial. Portanto, Como Cães e Gatos 2 - A Vingança de Kitty Galore não é um filme vira-latas. Tem lá o seu pedigree (não é merchandising) e o passeio da família tá garantido.