Morangos Silvestres
    Você assistiu Morangos Silvestres ?

Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 2 de janeiro de 2021
    De todos os filmes da era antiga do Bergman esse e o Sétimo selo foram os que envelheceram melhor. Um filme poético e belo sobre os perigos de uma pessoa ser egoísta e ranzinza
    A única opinião negativa que faço é sobre a atuação da Ingrid Thulin que graças a Deus não atuou mais...

Enviada em 14 de junho de 2018
    Um filme único de um diretor único! Aqui temos um filme sutil e ao mesmo tempo tenebroso num olhar minucioso do roteirista que mostra um médico já em idade avançada busca por desafios próprios de como se descobrir e se entender, uma linguagem simples, mas culta e de diálogos puros, poucas vezes visto no cinema. Trilha sonora deslumbrante e atuações firmes e corretas do lendário diretor Victor Sjöström , aqui como ator ele passa sensação do realismo dos atos, nem parece que está sendo filmado, merecia no minimo uma indicação. Outro ponto perfeito é a fotografia que enquadra com suma elegância o paisagismo da época, o preto e branco ofusca o pensamento caricato daquilo que possamos imaginar em cores. Morangos Silvestres é um marco para o cinema e tema de estudos cinematográficos até hoje, sendo para mim o melhor filme do monstro sagrado Ingmar Bergman.
    Rafael A.
    Rafael A.

Enviada em 1 de março de 2015
    Uma reflexão ávida e dramática sobre a história de um gélido homem, mas que em alguns momentos traz um sorriso a nossos lábios, quase que automaticamente. Não, não é uma comédia. É mais como um incentivo a buscar uma outra forma de viver, um outro fim. Um drama que traz esperança aos mais corajosos.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 17 de janeiro de 2017
    Os filmes de Ingmar Bergman tem um efeito hipnótico que é difícil se desvencilhar. Pelo menos para mim. Todo filme que assisto dele, quase morro de sono.
    Rodrigo S.
    Rodrigo S.

Enviada em 8 de março de 2015
    excelente filme, com uma introspecção filosófica sobre a brevidade da vida. grande obra do mestre do cinema o sueco Ingmar Bergman. recomendo
    Cid V
    Cid V

Enviada em 18 de julho de 2021
    O Professor Isak Borg (Sjöström), aposentado sente a morte se aproximar, ou pior, sente-se morto em vida - como fará questão de comentar mais adiante (suas preocupações acabam se refletindo em um sonho, em que um esquife desce a rua sem ter ninguém dirigindo-o.

Mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2021/07/filme-do-dia-morangos-silvestres-1957.html
    Dipam P.
    Dipam P.

Enviada em 28 de janeiro de 2018
    Um dos melhores filmes a que assisti! Tem a extraordinária capacidade de repassar a história da alma de toda uma vida, no viver (mais que reviver) as contradições do passado ao olhar-se para si no presente, naquilo que envolve o outro em todas as manifestações de convivência, no embate dos impulsos egoístas e o bem estar alheio; aí o avançado do tempo da vida não impede mudanças subjetivas, ou seja, se dá o atingimento de um entendimento (diria de um insight) que transforma a pessoa pela apreensão da verdade de si mesmo.
    O filme diz do amor, das relações despóticas que podem haver entre o homem e a mulher, do tempo de envelhecer, da morte e da impotência. O interessante é que o ator que faz o personagem protagonista morre não muito tempo após o filme; ator e cineasta de renome, parece haver um decalque em alguns dos aspectos do seu personagem. Para mim, mais ainda é a Ingrid Thulin, mulher realmente apaixonante; de um época distante envolta em signos de fascínio, exerce marcadamente ainda hoje sua deidade através deste maravilhoso filme!