O Sorriso de Mona Lisa
    Você assistiu O Sorriso de Mona Lisa ?

Nathacha W.
    Nathacha W.

Enviada em 21 de fevereiro de 2013
    O Sorriso de Mona Lisa (no original em inglês, Mona Lisa Smile) é um filme americano de 2003 produzido pelo Revolution Studios e Columbia Pictures, dirigido por Mike Newell e escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal. O título é uma referência à Mona Lisa, uma pintura famosa de Leonardo da Vinci,que se trata naturalmente um comparação genial á atriz destaque desta obra a personagem Katherine Watson representada por Julia Roberts,a refêrencia inicial á Monalisa em minha perspectiva se trata de que o quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo,ou seja,tranferindo a imagem do título á atriz principal.
    Agora se desvencilhando do nome da obra, e observando o contexto do filme ele não só me agrada,como me fez no fim me debrulhar em lágrimas emotivas,recria a atmosfera e os costumes do início da década de 1950 [amo esta epóca tanto como 60' os figurinos/maquiagens e tudo ligada a estética da personagem esta conectado,Kath Watson e única a não vestir,vestidos lindos,os substituindo os por calças "ligadas a indepência intectual e física"] ,conta a história de uma professora de História da Arte que, educada na liberal Universidade de Berkeley, na Califórnia, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas[as solicitando ao "anti conservadorismo" para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas.E um filme emocionante,me identifiquei com a citação da atriz na e acima de tudo,indico á professoras,e deixo a seguinte mensagem que a personagem deixou as suas alunas.
    "O que as alunas de amanhã,verão,ao nós analisarem? Um retrato da mulher de hoje? Aqui estão vocês meninas... fazendo exatamente o que ELA FOI TREINADA para fazer! Agora as boas me física podem calcular a massa e o volume de todas as massas que cozinharem"
    Não sou feminista,mais a luta que todas passaram para ingressar numa universidade! e ter direito a estudar,andar nas ruas!
    Assistam! vale imensamente a pena.
    Marcos
    Marcos

O filme não conta a história da antiguidade como algo monstruoso, chocante e aterrador(como existe em muitos filmes), e sim nos mostra a passagem da repressão em que viviam, atráves dos olhos dos personagens. A força manipuladora que a sociedade tinha e a falta de coragem que tinham para lutar contra ela. Julia Roberts entra em cena como uma professora altamente compreensiva, mas uma compreensão que não perdoa aquelas que querem ser fracas e deixarem as coisas passar batido diante de seus olhos!
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 26 de dezembro de 2018
    Um elenco de destaque merece grandes interpretações e foi realmente o que aconteceu, sobretudo a personagem interpretada por Julia Roberts que tenta ir contra os padrões conservadores da época. Um grande filme, que possivelmente tenha sido inspirado por "Sociedade dos Poetas Mortos". Figurino e fotografia também estão impecáveis. Vale a pena!
    Iara Almeida
    Iara Almeida

Enviada em 23 de novembro de 2014
    Definitivamente incrível, um retrato da mulher que tenta se libertar de padrões sociais e crescer pessoalmente por seguir seus próprios desejos. Apaixonei-me completamente por este filme.
    Luiz C.
    Luiz C.

Enviada em 25 de abril de 2016
    O filme se chama “O sorriso de Monalisa” pois como a personagem Betty Warren coloca, se referindo à Monalisa: "ela está sorrindo, mas está feliz?" Ou seja, nem sempre as coisas são o que parecem ser. Está ambientado no tradicional Colégio para moças Wellesley, próximo a Boston, Estado de Massachussets, nos anos de 1953 e 1954. Este colégio atende às camadas mais abastadas da sociedade, formando as futuras esposas de industriais e magnatas. Durante o filme assistimos 7 aulas da professora Katherine Watson: 4 em sala de aula com slides, 1 estudo do meio em frente a uma obra de Jackson Pollock, 1 sobre Van Gogh na sala de artes e outra em que as alunas discutiam sobre Monalisa. Em todas elas, além dos recursos que eram tecnológicos de ponta para a época (como o projetor de slides) há a tentativa da professora de inovar nos recursos pedagógicos, como no estudo do meio em que as alunas apreciam um quadro original de Jackson Pollock, buscando desenvolver a criatividade e a criticidade das mesmas. A professora e a História da Arte desempenham o papel "desequilibrador" na vida acadêmica das alunas, que faz com que reflitam e, ao refletirem, sejam capazes de ressignificar-se, responsabilizando-se pelas próprias vidas e os próprios destinos, em uma época em que a expectativa última seria apenas o casamento e os filhos. Como exemplos dessa ressignificação podemos citar a própria Betty Warren quando, uma vez consumadas as expectativas sociais e da família e providenciado casamento adequado decide separar-se e estudar direito, Connie Baker, a gordinha desajeitada que se encontra e, ao encontrar-se encontra também o amor, e Giselle Levy, a judia, que é capaz da nobreza de caráter ao relevar as inúmeras humilhações sofridas pelas mãos de Betty e se oferece para ser de fato amiga e dividir apartamento uma vez que esta decide separar-se. Na contra-mão temos Joan, que poderia ser uma advogada brilhante porém opta pelo casamento, de forma consciente e estudada. Quando a professora deixa o colégio não é apenas porque, de alguma forma, sua pequena "Revolução" foi concluída, mas também porque ela não foi, ou seja, longe da sua influência há uma tendência a um reequilibramento, onde até mesmo o professor de italiano namorador, Bill Dunbar, volta a se envolver com alunas.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 23 de outubro de 2019
    Bela fotografia, ótimo roteiro, direção impecável e atuações espetaculares resultam num filme gostoso de assistir que conta uma história deliciosa da professora subversora que tenta mudar a sociedade hipócrita dos anos 50 que achava que mulher só nascia para casar e ser dona de casa. Imperdível e gostoso de assistir.
    @marwanderley - Marcela A.Wanderley
    @marwanderley - Marcela A.Wanderley

Enviada em 22 de novembro de 2018
    Eu simplesmente AMO esse filme!
    O engraçado é que me vejo um pouco em cada uma dessas mulheres do filme.
    Esse filme tem drama pra todos os lados, ao mesmo tempo que tem alegria, que tem amor, que tem o renascimento (pois cada uma se sente diferente depois de aprender uma com a outra a ter uma versão melhor delas próprias). É simplesmente LINDO, FANTÁSTICO e EMOCIONANTE!

Um dos meus filmes favoritos da vida!
    Schneider, R.
    Schneider, R.

Enviada em 10 de março de 2016
    Filme EXCELENTE!!!!!!!!
    Taís F.
    Taís F.

Enviada em 20 de janeiro de 2015
    Um dos melhores filmes que já vi, história impecável, figurino perfeito, e atuações espetaculares.
    Erlis H.
    Erlis H.

Enviada em 12 de fevereiro de 2013
    O filme é excelente!!!!
    Em uma escala de 1 a 10 eu dou nota total.
    O filme mostra o papel da mulher na sociedade, muitas mulheres de hoje em dia ainda são criadas nesta perspectiva, que o papel da mulher é se casar, ter filhos e cuidar da casa.
    A professora ( Julia Roberts - Adorável atriz), tenta através da arte quebrar esses paradigmas nas alunas do colégio. O sorriso de Mona Lisa é uma super obra, bem escrita e estruturada que ainda conta com varias atrizes de peso como kirsten caroline e Julia stiles.