Alucinações do Passado
    Você assistiu Alucinações do Passado ?

Renato G.
    Renato G.

Enviada em 30 de abril de 2020
    Um filme eletrizante e sem dúvida alguma uma obra-prima, pra mim.
    Uma expecional interpretação do ator Tim Robbins. Inclusive passei a ser um grande fã dele. Chorei horrores no fim do filme. Nota 10.
    Jordan Marcos
    Jordan Marcos

Enviada em 2 de janeiro de 2020
    Um incrível filme de terror e drama na qual você terá um choque no seu modo de vida pelo qual você olha o mundo ao seu redor. E tambêm no seu pensamento filosófico e religioso na qual o filme mostra como o personagem está em um mundo normal até que ele começa a ter algumas alucinações vendo demônios. E sublimilinarmente o filme nos mostra que realmente ele está no purgatório. E ainda esse filme inspirou outros grandes sucessos como Arquivo x, Twin Peaks e entre outros filmes e inspirou a grande franquia de jogos Silent hill.
    Ricardo Kelmer
    Ricardo Kelmer

Enviada em 18 de agosto de 2014
    PESADELOS REAIS - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Alucinações do Passado é um grande filme e mostra que o inferno existe, sim, mas que não tem de ser um lugar cheio de chamas e diabos cruéis. O inferno pode ser aqui e agora, e acontece quando nos apegamos demasiadamente a ideias ou comportamentos que não são mais úteis ao crescimento pessoal e, assim, obstruímos o fluxo natural da vida a tal ponto que ela apodrece dentro de nós, transformando a vida num pesadelo real. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O magistral roteiro do filme prende a atenção desde o início e aos poucos é que entendemos que Jacob embarcara para o Vietnã afetado por sua imensa culpa pela morte do filho. Lá, ferido mortalmente, sua consciência o transporta para uma realidade onde ele segue normalmente vivendo sua vida após retornar da guerra, com a namorada Jeze e seu emprego de carteiro. É nessa realidade que ele terá a chance de se libertar da culpa que ainda carrega para, finalmente, ficar em paz. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A tarefa, porém, não vai ser fácil. A nova realidade mostra-se um confuso e perigoso labirinto onde Jacob tem frequentes pesadelos com o Vietnã, é envolvido numa conspiração assassina e chega a sonhar um sonho dentro do sonho, o que o deixa à beira da completa loucura. No auge do sofrimento, sem saber mais a que apelar para entender o que acontece, Jacob recebe de seu quiropata o conselho de se desapegar daquilo que ainda o prende ao inferno em que vive. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

No início do século 20 os físicos quânticos desconcertaram o meio científico ao relatarem suas experiências com as partículas subatômicas. Estudando-as minuciosamente, perceberam que o simples ato de observá-las já alterava seu comportamento. Isso os levou à inquietante conclusão que a realidade, em si, não existe: o que existe é nossa interação com ela. Voltando ao filme, a realidade em que Jacob vive após ser ferido no Vietnã é tão real quanto a própria guerra, mas só existirá enquanto ele não se conciliar com seu passado. Em outras palavras, é justamente a compreensão de Jacob a respeito da vida que cria a própria realidade em que ele vive. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

É um tanto confuso, sim, mas disso tudo podemos extrair coisas úteis. Podemos, por exemplo, ficar mais atentos para não permitir que a vida não se transforme num inferno real, criado por ideias, sentimentos e atitudes aos quais nos apegamos mais que o necessário. Assim como a física quântica já provou em seus laboratórios, tudo que precisamos para transformar a realidade é mudar a nós próprios. (Ricardo Kelmer)
    Eduardo C.
    Eduardo C.

Enviada em 2 de janeiro de 2013
    Uma obra prima de Adrian Line, acho que seu melhor filme...Istoria sul-real mistura suspense, terror, drama e ainda ficçao. Efeitos deste filmes foram copiados posteriormente por outros. Minha para ele...10!
    Leandro
    Leandro

Um dos melhores filmes que vi até hoje. Apesar de ser pouco conhecido e de um elenco até então relativamente modesto, a compreensão do filme depende muito do telespectador. A história é confusa e deixa meio louco quem o está assistindo, mas no final o filme passa uma mensagem grandiosa com uma bagagem espiritual intensa, porém não explícita.