Oito e Meio
    • Estado de São Paulo
    • Folha de São Paulo

Cineplayers

por Vlademir Lazo

Ainda que o filme não tenha o caos narrativo de algumas das obras posteriores do italiano, em 8½ se misturam o presente, o passado, o devaneio e o sonho, quase sempre sem aviso prévio e com o vôo livre da imaginação sem limites do cineasta...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Alysson Oliveira

É um delírio, num fluxo de consciência que se dissolve até evaporar. O que sobra são fragmentos de uma mente criativa – a do cineasta e a do protagonista, o também diretor de cinema Guido Anselmi, interpretado com icônicos óculos escuros por Marcello Mastroianni.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Fellini cava em si mesmo e leva para a tela fantasmas e lembranças de infância, juventude e maturidade. Projeta essa memorialística imaginada em um personagem criado à sua maneira. Refaz sua história (real) através da ficção e sai da crise criativa… com o mais criativo filme de todos os tempos.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

A sobrecarga desse eu autoral impõe-se a cada cena e, por mais que a fábrica de imagens de Fellini tenha conservado parte de seu fascínio, o filme se tornou patrimônio do museu do cinema.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo