A Espinha do Diabo
    Você assistiu A Espinha do Diabo ?

Cronos C
    Cronos C

Enviada em 2 de novembro de 2023
    Considero um filme fraco, tosco, com cortes e edições mal feitas. A velha história de terror, mas sem o peso do suspense. As atuações também não ajudam e os efeitos especiais ficam prejudicados pelo baixo orçamento. Não é um filme chato, mas não empolga e nem assusta. Vale pela curiosidade da direção de Del Toro e conta a história de Carlos (Fernando Tielve), abandonado em um orfanato, no meio do deserto e em plena guerra espanhola, tendo que conviver com a hostilidade dos internos e com a aparição de um menino fantasma que busca vingança pelo seu assassinato.
    Frank Fonda
    Frank Fonda

Enviada em 21 de abril de 2023
    Uma Historia de Fantasma Muito bem contada, Com um Elenco Competente., Um Ótimo Exemplar Do Cinema Fantástico Espanhol.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 20 de maio de 2020
    Del Toro é um cineasta completamente diferente ao trabalhar o horror,sempre seus filmes tratam os monstros ou fantasmas de uma maneira nada convencional.É um cinema que consiste em aprofundar-se nessas criaturas sem jamais olhar apenas para o seu lado assustador.

Em El Espinazo Del Diablo Guillermo Del Toro cria uma história com um certo mistério,um garoto que chega um orfanato onde viver por lá é de certa forma hostil,em meio a guerra civil aquele ambiente é apenas um local de refúgio para aquelas crianças.Lá o diretor busca apresentar de maneira organizada cada personagem.O protagonista é o Carlos,um rapaz certinho e que conhece aos poucos as instalações,as pessoas e os mistérios que lá estão.Também conhecemos o jovem Jaime que é atormentado pela morte do amigo Santi,há também o cruel zelador Jacinto e o simpático Dr. Casares.Todos eles apresentados progressivamente pelo roteiro que tem uma estrutura bem executada.

Talvez o maior horror visto aqui fique por parte dos seres humanos.Del Toro tem como virtude mostrar os fantasmas de uma maneira que eles não sejam malvados,mas sem tirar seu lado sombrio,aqui o Santi é mais do que um ser feito para assustar,ele é apenas um espírito querendo alertá-lo sobre algo para finalmente viver em paz.Dentre os filmes do diretor que eu vi,provavelmente este é o que mais se aproxima de um horror atmosférico.Existe um trabalho atmosférico impressionante do diretor e com total controle das partes técnicas.O design da ambientação com um iluminação baixa e uma fotografia sombria,alimentam essa atmosfera que de certa forma tem tensão.

Mas ao meu ver talvez uma maior profundidade em certas questões que ficam superficiais no filme fossem bem vindas.O Dr. Casares e a Carmem poderia ser mais aprofundada,mas talvez seja algo entendível,já que com ele talvez uma certa tensão seria perdida.O Jacinto é um personagem violento,eu gostei da interpretação do Eduardo Noriega que passa essa falta de humanidade do personagem.

El Espinazo Del Diablo sem dúvidas é um dos filmes mais sombrios de Guillermo Del Toro.É um filme com seus elementos clássicos como uma bela construção de cinematografia e um enredo que jamais trata com superficialidade os fantasmas que aqui mesmo que assustadores não são o verdadeiro mal e sim os seres humanos.
    c4rlc4st
    c4rlc4st

Enviada em 15 de março de 2019
    Um vislumbre do que seriam os próximos filmes de Del Toro. Vejo toda sua qualidade técnica em criar tensão, mistério e mesclar com a fantasia, característica própria do diretor. Mas analisando o roteiro, percebo que existem várias falhas narrativas, como a exploração rasa dos sentimentos personagens, seja no desenvolvimento dos laços ou nas motivações de suas atitudes.
    Luís L.
    Luís L.

Enviada em 7 de julho de 2018
    É um bom filme. Inteligente e bem construído. O filme não foca em sustos e nem em uma superprodução (os efeitos são fracos).
    Porém, o investimento que faltou nesses quesistos, sobrou para as atuações e para o enredo do filme.

Recomendo!

Enviada em 26 de março de 2018
    1° grande filme do atual ganhador do óscar de melhor diretor, o grande Guilhermo Del Toro e que filme heim.. Aqui já mostra a sua bela arte, com um cenário lindo que transmite um suspense que tem sua marca e seu jeito. Um filme de rara beleza e com atributos plausíveis para sermos seguidores desse grande diretor.
    Patricia H.
    Patricia H.

Enviada em 2 de julho de 2016
    Maravilhoso ! Um filme pesado mas que prende o telespectador. Atores de primeira. Coloca quem assiste dentro do enredo.
    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

Enviada em 17 de abril de 2016
    Filmaço,história de mistério com muito suspense e algum terror,muito bem dirigido e ótima filmagem!!
    Zenic
    Zenic

Enviada em 30 de março de 2016
    Um dos melhores filmes que já assisti, possui uma história bacana que vai se desenrolando perfeitamente reservando surpresas ao espectador, realmente consegue passar medo nas cenas de suspense.
    Ana Paula C.
    Ana Paula C.

Enviada em 10 de abril de 2013
    Achei o filme bom! A velha história de alma aprisionada que atormenta tal lugar, se tornou já um pouco clichê na maioria desses filmes de terror, mas o que achei mais interessante não é apenas a questão do suspense, mas todo drama retratado em relação a situação da Espanha daquela época que sofria os horrores da guerra civil. E também a diversidade dos personagens, boas interpretações e situações interessantes.