Memórias de Ontem
    3,6
    Você assistiu Memórias de Ontem ?

Jonas Furtado Bittencourt
    Jonas Furtado Bittencourt

Enviada em 25 de março de 2020
    Como já era de se esperar, mais uma belíssima animação do Studio Ghibli. Only Yesterday é um filme singelo, leve, e marcante. É impossível não passar o dia inteiro pensando nele após assistir pela primeira vez. Embora seja um conto essencialmente sobre autoconhecimento e amadurecimento feminino, acredito que todos podem se identificar com a doce Taeko, acompanhamos passo a passo de sua busca por sentido na vida, e entramos em suas memórias, tentando decifrar o que falta para preenche-lá. Uma verdadeira jornada emocional contemplativa que reflete de forma lúdica e realista sobre essa coisa assustadora e extraordinária que é estar vivo, sentir, pensar...É raro, nesta época cínica e sombria que nós vivemos, encontrar um tempo para relaxar e assistir um filme de fato aprazível, com mensagens otimistas, mesmo no gênero das animações. Após vê-lo, você sente imediatamente vontade de seguir as lições que Taeko aprende, como deixar as frustrações e medos no passado e seguir em frente. Em um golpe narrativo/visual de mestre, nós acompanhamos as duas linhas temporais com cores e perspectivas distintas. No presente, os tons são vibrantes e alegres. E quando passamos pelas memórias da nossa heroína, tudo é opaco e melancólico, exatamente como relembramos momentos de incertezas e sofrimento em nossas vidas.É uma forma tão poética e inteligente de se desenvolver uma estória, que ao fim nós já estamos completamente imersos nos conflitos da personagem. Memórias de Ontem é tão calmo, meticuloso, e brilhantemente desprovido de intercorrências que seria imprudente recomendá-lo à audiências mais jovens. Contar com um enredo maduro e contemplativo é a maior força deste filme, mas também é sua maior fraqueza. Definitivamente, algumas pessoas, não só as mais jovens, podem se desligar um pouco da trama e estranhar a estética, pois o longa por vezes foge até demais das normas narrativas e visuais de seu gênero. Outro problema é a falta de balanceamento entre as tramas paralelas. Às vezes, nós ficamos tempo demais em uma linha temporal e pouco na outra, com algumas coisas tendo mais destaque que as outras. Faltou um desenvolvimento mais substancial dos personagens coadjuvantes. Mas esses são os meus únicos problemas com o filme, que, no geral, é mais uma obra soberba do Studio Ghibli, e um atestado do comprometimento constante deste com a qualidade. Ótimo!

Segui-los 32065 seguidores Ler as 1 757 críticas deles

Enviada em 21 de novembro de 2019
    Mais uma obra prima dos estúdios Ghibli! Aqui temos uma animação incrível com detalhes que impressionam de tanto realismo, os traços mostram ponto a ponto levando ao público o sentindo mais profundo daquela determinada cena, a sensibilidade é comovente, com um roteiro bem desenvolvido que leva o telespectador sentir a dor dos personagens e assim eternizando-os. Memórias de ontem é Uma animação obrigatória!
    Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 29 de setembro de 2020
    Um dos únicos filmes "não fantasiosos" da Ghibli, memórias de ontem tem um aspecto singelo, doce e uma leveza no ritmo que os espectadores mais jovens podem morrer de tédio. Mais memórias de ontem é uma forte história sobre amadurecimento feminino e diálogos fascinantes
    bruna c
    bruna c

Enviada em 25 de fevereiro de 2020
    Esta animação traz uma carga muito grande de sensibilidade, além das paisagens maravilhosas do campo, que o estúdio Ghibli sabe como fazer perfeitamente. Este filme consegue retratar de forma muito real a nostalgia da infância. spoiler: As memórias de Taeko vão surgindo como surgem as memórias saudosistas de um adulto, alguns fatos não resolvidos que ficaram no passado e que poderia ter sido encarados de forma diferente. As decisões a serem tomadas por Taeko no presente são afetadas pelas suas memórias, tal como acontece com o adulto que se prende no passado. No fim do filme é possível ver esse desprendimento.