Intimidade
    3,1
    Você assistiu Intimidade ?

1 Crítica do usuário

Francisco Russo
    Francisco Russo

Confesso que quando o Festival do Rio teve início "Intimidade" não era um filme que estava nos meus planos. Isto porque a história do filme - um casal que se encontra apenas uma vez por semana e única e exclusivamente para fazer sexo - é muito parecido com outro filme francês, exibido no festival do ano passado, chamado "Uma relação pornográfica" e não queria assistir a uma simples repetição de temas. Porém, uma crítica extremamente elogiosa no jornal O Globo e o burburinho em torno do filme nos primeiros dias do festival acabaram fazendo com que o incluísse na minha lista. É inevitável fazer uma comparação entre "Intimidade" e "Uma relação pornográfica", pois a idéia-base de ambos os filmes é a mesma, mas na verdade eles são bastante diferentes no modo como a história é conduzida. Enquanto que em "Uma relação pornográfica" há um estilo de falso documentário, com o filme sendo mais focado no que acontece na relação do casal após uma sequência de encontros, em "Intimidade" a principal questão é justamente o que faz com que duas pessoas resolvam levar adiante este tipo de relação, sendo que uma delas é casada e tem até mesmo um filho. Outra diferença bastante importante é que se em "Uma relação pornográfica" as cenas de sexo eram sugeridas mas nunca mostradas, é justamente o inverso que ocorre em "Intimidade", havendo até algumas cenas de sexo explícito. Mas deixando a comparação um pouco de lado e focando apenas "Intimidade", não dá para negar que se trata de um bom filme, apenas superestimado pela crítica especializada, talvez até pelo fato de ter ganho o Urso de Ouro no último Festival de Berlim. O debate levantado em torno do porquê os personagens principais optam pelos encontros semanais apenas para fazer sexo é bastante interessante e a atuação tanto de Kerry Fox quanto de Mark Rylance são muito boas. O filme peca apenas em demorar a entrar definitivamente neste debate e também em alguns exageros dispensáveis, como o envolvimento do personagem de Mark com drogas. No geral, "Intimidade" é um bom filme e nada mais.