Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo
    Você assistiu Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo ?

Cleibsom Carlos
    Cleibsom Carlos

Enviada em 22 de novembro de 2022
    Acho a música do Racionais excelente, mas sou da opinião de que a banda foi utilizada como "cobaia" e "laranja" ao mesmo tempo no nascimento do discurso identitário justamente por limitar sua visão "raivosa" de mundo ao identitarismo. Pode parecer exagero, mas o Racionais foi abraçado pela mídia porque, preso no discurso identitário, não atingia a causa principal das mazelas da periferia e das quebradas e se tornava "inofensivo" para o sistema, por mais contraditório que isso possa parecer...No documentário fica claro através de depoimentos de seus integrantes que o grupo queria integrar os pobres no mercado apenas pelo consumo e que era um ferrenho defensor da meritocracia, ou seja, o discurso dos Racionais era e é justamente aquele que o mercado sempre quis dos pobres. Não por acaso, o grupo que era a antítese dessa visão e que pregava o confronto sangrento de forma aberta e que desejava obter seus direitos à bala, o grande Facção Central, detentor do melhor disco do rap nacional, a obra-prima DIRETO DO CAMPO DE EXTERMÍNIO, nunca atingiu a classe média branca, maioria que ocupa as universidades públicas e as redações dos jornais, e foi apagado da história do gênero no Brasil. Resumindo: Racionais é Martin Luther King e Facção Central é Malcom X. Quem conhece os dois ativistas norte-americanos sabe muito bem porque um ganhou o nobel da paz e o outro é tachado de "radical" e tido com "mau exemplo a ser seguido" pelo establishment.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 20 de novembro de 2022
    Racionais MC's - Das Ruas de São Paulo pro Mundo

Uma biografia, um documentário, um filme sobre os Racionais MC's dirigido por Juliana Vicente direto para a plataforma de streaming Netflix, com seu lançamento em 16 de Novembro de 2022.

Racionais MC's é um grupo de rap fundado em 1988 na cidade de São Paulo. Formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.

Conheci os Racionais em meados da década de 1990, em uma época que eu estava em uma transição para a minha adolescência. Me lembro que entre os anos de 1998 e 1999 eu escutava incansavelmente o álbum "Sobrevivendo no Inferno". Me lembro que eu chegava da escola a tarde e já parava na frente do velho rádio sintonizado na 105 FM para escutar o lendário Espaço Rap. Eu praticamente cresci escutando a letra dos caras no bairro do Capão Redondo (onde praticamente era a casa do grupo). Ou seja, Racionais MC's teve uma participação direta na formação da minha vida.

Tenho orgulho em falar que eu acompanhei o grupo praticamente do início, passando por todas as fases da minha vida. Racionais MC's fez parte das minhas ideias, dos meus conceitos, das minhas atitudes, dos meus ensinamentos, fez eu entender como funcionava o sistema em relação as pessoas pobres que nasceram, cresceram e sobreviveram em uma periferia de São Paulo. E também tenho orgulho em falar que nem por isso eu me tornei um bandido, um delinquente, um drogado, como muitos pensam em relação ao grupo, como muitos acham que suas letras e suas atitudes fazem apologia ao crime, ou transformam as pessoas em bandidos. Bem...ai é uma opinião de cada um. É uma atitude de cada um.

Dessa vez eu tenho que aplaudir de pé a Netflix por entregar um material tão rico, por nos mostrar praticamente o início, a formação, os primeiros shows do grupo. O documentário foi gravado ao longo de trinta anos e passa por todas as fases do grupo, nos mostrando arquivos, entrevistas, filmagens, imagens inéditas, um material completamente histórico. Todo esse material trazido serve para nos mostrar o surgimento e o crescimento do maior grupo de rap do Brasil. Racionais MC's está entre os grupos musicais mais influentes do país e da música brasileira de toda a história.

Racionais MC's sempre esteve presente no cenário brasileiro, eles sempre estiveram lutando contra o sistema, contra o governo, contra a sociedade. Suas letras e seus movimentos sempre foram voltados para a destruição e a degradação dos jovens negros das periferias, da brutalidade policial, do estado, da exclusão social. Sempre mostrando as consequências do preconceito, do racismo, da miséria, da violência, do crime organizado e principalmente das drogas, soando diretamente como uma denúncia e como um protesto. O próprio Brown fala: "Nós viemos com uma missão através da música. Nossa música era um grito entalado na garganta".

Eles são muito gigantes, eles são muito fortes, eles incomodam o sistema, eles incomodam os governos, eles incomodam a polícia, eles incomodam os poderosos, eles incomodam os politicamente corretos, eles incomodam os usuários aqui do Filmow, e eles são isso, eles vieram para incomodar e nunca irão se calar. A verdadeira história dos 4 jovens negros das periferia de São Paulo que levaram seu legado para o mundo através das suas letras fortes e explosivas, através de um cotidiano de opressão e descriminação, transformando a dor, o ódio e a repudia em verdadeiras poesias das ruas, mostrando um movimento muito poderoso tanto dentro do Brasil como fora dele.

Racionais MC's são verdadeiras lendas, são verdadeiros ícones, um marco no cenário da cultura musical brasileira. Os caras são artísticos, são políticos, são revolucionários, são influentes, são afiados, mudaram o conceito das pessoas sobre elas mesmas e sobre seus próprios pensamentos e suas atitudes.

Esse documentário só reforça e potencializa ainda mais todo o legado, toda importância, todo o impacto que as letras dos Racionais introduziram e influenciaram no gênero musical do nosso país.

Racionais MC's não é somente o maior grupo de rap do Brasil, mas é um dos maiores grupos musicais de todo o planeta. Eles fizeram suas vozes e suas palavras serem ouvidas e sentidas pelos quatro cantos do mundo. Verdadeiros poetas das periferias.

"Racionais MC's - Das Ruas de São Paulo pro Mundo" é um belíssimo documentário, uma verdadeira obra-prima da cultura musical do nosso país.
    Viemos para incomodar e não vamos nos calar!
    [19/11/2022]
    Anderson
    Anderson

Enviada em 19 de novembro de 2022
    Se liga, mano. Tem filme de preto na área. Feito prá branco, que preto já sabe das treta. Senta aí, playboy, pega a tua pipoca com manteiga e escuta nóis. Vamo contá, cantá e mostrá prá você um pouco do horror e da beleza que é ser preto e morá nas favela. Os truta vão te levá numa viagem sem máscara, papo reto, só a verdade. Você vai ver que na periferia braba a vida é preta. A religião é preta. As diversão é preta. Até branco é preto, senão não sobrevive. A nossa música, que é muito preta, fala de tudo isso, critica os branco que manda no País, o racismo que se nega mas se tem e tenta orientar os irmãos prá não cair nas armadilha dessa vida preta. Agora playboy, pega a tua pipoca, senta aí e aprende um pouco da história que não tem nos livros. É nóis!
    Sócrates greko
    Sócrates greko

Enviada em 22 de março de 2023
    Um docomuntário muito bom que mostra como esse grupo fez revolução com suas letras e seu esstilo de vida.
    anderson santana
    anderson santana

Enviada em 18 de novembro de 2022
    Racionais MC's emergiram como um dos maiores acontecimentos da cultura brasileira nas últimas décadas, e nesses anos tem sua história initimamamente ligada a periferia de São Paulo e do Brasil como um todo, sendo a voz e dando espaço para o povo periférico.
    Baita produção, vale muito a pena assistir, e pra quem é fã, é obrigatório!
    Gisele Coutinho
    Gisele Coutinho

Enviada em 17 de novembro de 2022
    Aula de sociedade, vivência e história. É muito importante ver o outro lado da comunidade e sair da "bolha", e documentário consegue fazer isso. Ver os artistas contando o quanto sofreram preconceito, principalmente da polícia militar do estado foi algo de doer no coração, mas hoje vemos o quanto a música deles foram importantes para construir opniões e mostrar a realidade que a periferia vive todos os dias.
    Samuel V.
    Samuel V.

Enviada em 18 de novembro de 2022
    Historia sensacional, sou muito fã e sem duvidas imperdível, os caras são uns gênios, o tempo passa e a história fica
    Higgor Parmagnani
    Higgor Parmagnani

Enviada em 16 de novembro de 2022
    Muito foda, tem que ter como dar 10 estrelas! spoiler: Fiquei esperando negro drama durante o filme todo quando entrou no final foi muito foda!
    Mauricio Pedroso
    Mauricio Pedroso

Enviada em 19 de novembro de 2022
    Muito bom! Vale apena se remeter ao passado, para que possamos cada vez mais luta pelo nosso futuro.
    Jean Machado
    Jean Machado

Enviada em 23 de novembro de 2022
    Muito bem feito o documentário sobre os quatros integrantes
    Racionais Mc, ótimo grupo do gênero, fala a realidade do nosso Brasil e do povo negro.