1976: Um Segredo na Ditadura
    3,3
    Você assistiu 1976: Um Segredo na Ditadura ?

Anderson
    Anderson

Enviada em 15 de maio de 2023
    1976, ano em que faleceu a avó da diretora, auge da ditadura Pinochet no Chile. O filme restringe citações explícitas ao sistema de governo ao mínimo, mas consegue passar o clima político de exceção em que se vivia. Nada que brasileiros com um pouco mais de idade não conheçam, uma vez que todas as ditaduras latino-americanas, inclusive a do Brasil, foram orquestradas pelo mesmo imperialismo ianque. Em 1970 os chilenos elegeram Salvador Allende, cujo programa de governo intitulado "Via chilena para o socialismo" foi sabotado pela elite financeira do país, que produziu uma crise econômica, tornando o cenário político favorável para que os militares tomassem o poder em 1973. Na sequência Pinochet se impõe. Não é bastante parecido com o que a elite brasileira está armando para derrubar o governo Lula? Um belo filme em qualquer momento e indispensável neste em que vivemos. Em tempo: a trilha sonora foi composta por Mariá Portugal, baterista, cantora e compositora paulista.
    Eduardo Cury Marinho
    Eduardo Cury Marinho

Enviada em 13 de abril de 2023
    Bom. Filme para conheceres até o país, filmes que retratam histórias reais são sempre válidos.
    Suspense e segredos, não é uma filme nota 10, mas vale.