Navalny
    Você assistiu Navalny ?

Enviada em 17 de abril de 2024
    Documentário vencedor no Oscar 2023 e por muitos Méritos, tem um primeiro ato um pouco chato, mas ganha força no decorrer e tem um ato excelente!
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 7 de fevereiro de 2023
    O advogado Alexei Navalny se consolidou, nos últimos anos, como o grande líder da oposição russa, coordenando protestos contra o governo de Vladimir Putin, ao mesmo tempo em que concorre a cargos eletivos tendo como mote de campanha a promoção de reformas anticorrupção.

É ele o objeto de estudo do documentário “Navalny”, dirigido por Daniel Rohrer. O filme faz o retrato da ascensão de Navalny como voz da oposição e símbolo da liberdade da Rússia, na medida em que enfoca também a tentativa de assassinato por envenenamento que ele sofreu, em agosto de 2020, e que fez com que ele deixasse a Rússia rumo à Alemanha, país onde ele fez a recuperação de sua saúde.

Foi na Alemanha que Navalny, com o auxílio de uma rede formada por integrantes de sua equipe e por jornalistas investigativos, conseguiu investigar a tentativa de assassinato que sofreu. O documentário cumpre seu ciclo narrativo mostrando o retorno de Navalny à Rússia, após a plena recuperação de sua saúde.

“Navalny” tem uma estrutura narrativa similar a um thriller político, com elementos de uma grande reportagem. Em termos jornalísticos, inclusive, o documentário deixa uma grande lição sobre a importância do uso das redes sociais para que Navalny pudesse impor a sua narrativa e se firmar como a figura principal a representar a resistência na Rússia - país que sofre, sucessivamente, com a instalação de governos totalitários.
    Cid V
    Cid V

Enviada em 30 de janeiro de 2024
    Desinteressante, na linha de Cidadãoquatro, ao colar nos bastidores de uma persona non grata, como o personagem-título, documentário a acompanhar os bastidores da repercussão de suas revelações e movimentações de moradia, tal como no caso de Snowden no outro documentário.

mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2024/01/filme-do-dia-navalny-2022-daniel-roher.html
    Anderson
    Anderson

Enviada em 16 de março de 2023
    "Navalny" traz ao noticiário internacional acontecimentos que foram deixados em segundo plano devido ao protagonismo, na época da ocorrência dos fatos, da pandemia de Covid-19. Assim, mesmo sendo um documentário, será visto pelo espectador médio como se fosse um thriller de suspense político, gerando uma torcida pelo personagem principal, Alexei Anatolievitch Navalny, o mais ferrenho crítico do governo Putin. Considerando a opção pela apresentação do ponto de vista de Navalny, somos surpreendidos quando uma voz em off, possivelmente a do diretor, pergunta sobre a questão delicada da conexão do político com um partido neonazista russo e a resposta vem clara e sincera. Isso poderia ter sido utilizado quanto a outros pontos também discutíveis. Porém, o longa se debruça com mais intensidade sobre a tentativa de assassinato de Navalny pelo FSB, serviço de segurança russo, utilizando-se o veneno novichok que só é produzido em um único lugar no mundo: um laboratório na Rússia. Em 2021 Navalny retorna a Moscou e é preso sob a alegação "de ter sido lento em informar para os oficiais da condicional que estava em coma na Alemanha".