Silêncio
    • Estado de São Paulo
    • Rubens Ewald

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

No tempo atual, onde o apego à fé parece um sentimento cada vez mais deslocado no individualismo cotidiano, Scorsese dirige um filme que tem como essência a defesa da crença, acima de qualquer dor e sofrimento, em um Deus vigilante e protetor.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Que beleza. Que brutalidade. Que loucura [...] Será difícil encontrar um ator que se preparou tão fortemente, tanto física quanto emocionalmente, em um só ano como Andrew Garfield.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

É fascinante observar o contraste entre as visões de Mel Gibson e Martin Scorsese, dois cineastas de formação católica que transformaram a violência em elemento cardinal de seus filmes: para o primeiro, esta purifica; para o segundo, infecta.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Collider

por Brian Formo

Um dos filmes mais profundos da carreira de Martin Scorsese. Ele provoca uma sensação que pode ser bastante familiar naqueles que meditam ou rezam, porque "Silêncio" é o tipo de filme que você respeita a princípio, e depois acaba adorando. Ele fica com você e desperta uma conversa interna inteligente.

A crítica completa está disponível no site Collider

Observatório do Cinema

por Diego Almeida

Numa composição que remete a uma ideia de pintura em movimento, com a câmera fixa e ação desenrolando-se frente ao espectador, é como se o público desde o início sentisse o peso e a dor daquela missão evangelizadora.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Télérama

por Pierre Murat

Scorsese não julga ninguém. Ele não condena nem a fraqueza do homem, nem, como poderia fazer um de seus mestres, Ingmar Bergman, a insustentável indiferença de Deus por suas criaturas.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Ccine10

por Davi Gonçalves

É interessante analisar o quanto Garfield se doa a esta personagem, nos entregando uma de suas mais surpreendentes atuações até então. Inegavelmente, o intérprete está em sua melhor fase.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Papo de Cinema

por Robledo Milani

"Silêncio" é um filme sobre o não dito, sobre a força da ausência e o reconhecer de instintos maiores. Impor vontades por muito pode ter sido a solução, mas é curioso como foi olhando para trás que o diretor buscou esse exemplo de resiliência e resignação, tão apropriado para os dias de agora.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Boston Globe

por Ty Burr

Os filmes religiosos de Martin Scorsese são construídos sobre a fraturada pedra basilar da incerteza, mas quanto à sua maior paixão - os filmes - não há nenhuma dúvida. Ele é um fiel.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Chronic'art.com

por Louis Blanchot

Durante quase três horas, "Silêncio" conduz uma luta dos corpos (o espetáculo dos numerosos suplícios aos quais os missionários se confrontam) e dos espíritos (o filme alterna longas batalhas verbais com um aspecto meditativo), sem jamais optar por nenhum dos lados.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cinema com Rapadura

por Arthur Grieser

É sempre apaixonante desfrutar de uma obra na qual se colocou tanto sentimento em sua realização. Martin Scorsese mais uma vez prova [...] ter absoluto domínio da linguagem cinematográfica, entregando um filme sensível e repleto de nuances.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinemascope

por Paulo Pereira

Apesar da pulquérrima fotografia, o longa-metragem possui alguns problemas. Primeiramente, há falhas na edição e na continuidade, algo que gera um leve desconforto ao espectador. Por último, existe a dicotomia entre os japoneses budistas (“maus”) e os cristãos portugueses e japoneses (“bons”).

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Critikat.com

por Adrien Dénouette

Scorsese, como cineasta, atingiu o último estágio da maturidade: a do cinema que se define não apenas por seu estilo, mas também pelo modo como ele poderia, humildemente, nos ensinar a viver.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Críticos.Com.Br

por Hamilton Rosa Jr.

"Silêncio" é um filme de oposição. Evolui na direção exatamente inversa à da Hollywood contemporânea (não à toa, o filme foi ignorado na festa do Oscar). Por vezes, ele nos diz o quanto existe de crença em cada adulto. Outras, enfatiza o quanto pode haver de infantil na fé de cada um.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Rolling Stone

por Hamilton Rosa Júnior

Martin Scorsese nunca trabalhou o efeito da ausência de sons de forma tão radical como fez aqui, neste que é talvez seu trabalho mais complexo. Sequer há uma trilha sonora em cena. [...] É de estranhar que Scorsese tenha sido esquecido pelo Oscar deste ano. O Silêncio é um de seus filmes capitais.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Screen International

por Tim Grierson

Irregular, ocasionalmente repetitivo mas incrivelmente emocionante e provocador de pensamentos, "Silêncios" é um filme imperfeito e muito impressionante.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

Com ambição e coragem, e ocasionalmente com grande drama, o filme de Martin Scorsese aborda a crise imperial dos evangélicos cristãos com energia, seriedade e força comparáveis às de David Lean.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

[...] "Silêncio", sucedendo mais vezes do que falhando, aborda o núcleo ideológico do eterno questionamento religioso provocado por seu criador através da arte.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Nick Shager

O diretor conta esta fábula com uma estética sóbria e sombria. Tanto no silêncio quanto nos diálogos, "Silêncio" traz uma sensação palpável de piedade e dilema aos personagens. [...] Embora seja realizado de maneira imaculada, "Silêncio" fica cada vez mais monótono, como um teste de paciência.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

CineClick

por Iara Vasconcelos

O roteiro assinado [...] traz discussões interessantes a respeito de choques culturais, supremacia europeia e até os limites da perversidade humana. Entretanto, o filme [...] vai perdendo força do meio para o final.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinemação

por Lucas Albuquerque

Falar das qualidade de Martin Scorsese é algo redundante. Veja os filmes dele e aplauda. Muito. Ponto. Em "Silêncio", há a genialidade dando as mãos para pequenos problemas que eu não esperava do diretor.

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Cineplayers

por Vlademir Lazo

"Silêncio" carrega consigo uma extensão política: todo império precisa expandir os limites de sua abrangência para impedir o próprio desaparecimento. [...] Possui direção segura e corresponde plenamente à potência de suas possibilidades. Scorsese faz o seu melhor filme em duas décadas.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Neusa Barbosa

Se o núcleo central da trama é o conflito interior de Rodrigues com o que ele sente como “o silêncio de Deus” diante de tanto sofrimento de seus seguidores perseguidos, o filme salienta um outro aspecto: a ferocidade da repressão.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Um filme lento, dramático, com cenas grandiosas – as crucificações impressionam. As 2 horas e 40 minutos de duração podem afugentar o grande público. Mas, para quem acompanha a carreira do diretor, é obrigatório.

A crítica completa está disponível no site Preview

New York Times

por Manohla Dargis

A solenidade do filme é sedutora - assim como a arte de Martin Scorsese - especialmente à luz da trivialidade e da primitividade de muitos filmes, mesmo que seus momentos de grandeza também tornem as falhas do filme mais pronunciadas.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Mário Abbade

Scorsese se apoia na estética de melancolia e poesia do diretor japonês Yasujiro Ozu, com planos estáticos e visualmente simétricos e ritmo contemplativo [...] Esse recurso funciona isoladamente em certos momentos, mas soa redundante e enfadonho na totalidade. A narrativa não avança...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen Rant

por Sandy Schaefer

"Silêncio" é um filme bem feito e bem atuado, mas em muitos momentos frustrante na maneira como examina a espiritualidade através de um drama histórico.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

ScreenCrush

por Matt Singer

"Silêncio" combina muitos dos temas mais caros a Scorsese: ideias sobre a fé, o pecado e a culpa, que ele vem analisando filme após filme, há décadas. Mas o diretor o faz num projeto lento, seco e um tanto monótono.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

Variety

por Peter Debruge

Apesar de ser inegavelmente belo, o filme é terrivelmente longo, frequentemente entediante e tristemente pouco empolgante na maior parte de seus momentos mais críticos.

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Scorsese põe o dedo na ferida sem firulas fazendo um registro pontuado de torturas e mortes horrendas. Embora o filme seja extenso, o retrato da intolerância religiosa, situado quatro séculos atrás, cai bem para os tempos atuais.

A crítica completa está disponível no site Veja

Washington Post

por Michael O'Sullivan

"Silêncio", por mérito próprio, não demonstra a selvageria do roteiro de maneira gratuita, utilizando-a para aprofundar o argumento que o tema real do filme.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Não vou dizer que me decepcionei com o filme, porque a decepção com Scorsese virou regra para mim. Mas o filme é ruim, sim. [...] De todos os filmes recentes de Scorsese, esse talvez seja o que tenho mais problemas.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Uma história dessas poderia ser muito dramática, mas Scorsese parece estar querendo punir o espectador realizando um filme duro, pesado, que apesar do crédito mal tem trilha musical, parece ter sido feito em cores tão esparsas que parece preto e branco...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald