Tenha Fé

Kamila A.
Kamila A.

3,0Legal
Enviada em 02/04/13

Quando decidiu fazer a sua estréia na direção de um longa-metragem, no início da década passada, quando sua carreira estava no auge, com duas indicações ao Oscar no currículo, o ator Edward Norton se deparou com um roteiro de um velho amigo chamado Stuart Blumberg intitulado “Tenha Fé”. Acostumado a atuar em histórias densas, Norton ficou muito preocupado com o tom de comédia romântica da trama escrita pelo amigo e procurou o conselho de dois diretores com os quais trabalhou anteriormente: Milos Forman (em “O Povo Contra Larry Flynt”) e David Fincher (em “Clube da Luta’). Os dois foram unânimes em suas opiniões: Edward deveria aproveitar a oportunidade para aprender. O roteiro certo, eles disseram, viria depois. “Tenha Fé” é uma comédia romântica leve e divertida que conta a história de dois amigos de infância, Jake Schram (Ben Stiller) e Brian Finn (Edward Norton). Eles estão prestes a reencontrar o terceiro vértice dessa amizade que vem desde os tempos de criança, a executiva Anna (Jenna Elfman, conhecida do grande público por papeis em séries como “Dharma & Greg”). O reaparecimento dela transforma o relacionamento dos dois amigos num triângulo amoroso bastante improvável já que Jake é um rabino e Brian é um padre. Quem conhece um pouco a trajetória pessoal e profissional de Edward Norton irá reconhecer em “Tenha Fé” vários simbolismos, como o fato da história se passar em Nova York (cidade que o ator/diretor ama e na qual vive até hoje) e a presença de Anne Bancroft como a mãe de Jake (afinal, “A Primeira Noite de um Homem” é um dos filmes favoritos de Norton). No entanto, o ponto mais importante do longa é que “Tenha Fé” é uma comédia romântica bastante simpática (apesar de apoiada em muitos clichês desse gênero), na qual Edward mostra toda a sua versatilidade (conhecida daqueles que acompanham a sua carreira como ator) e revela potencial para seguir no caminho da direção. Apesar da sua carreira como ator ter se encaminhado para escolhas mais discretas e que fogem do grande radar hollywoodiano, está provado que o lado diretor de Edward Norton está pronto para projetos mais ambiciosos e a sua volta a esse posto está até demorando demais para acontecer.

Juliano F
Juliano F

5,0Obra-prima
Enviada em 30/03/16

Sim, eu sou muito emotivo. Há filmes que assisto que mexem comigo. Este por exemplo, tem um contexto que faz parte da uma parte passada da minha vida, entendeu ? Pois é, ...Como sempre, bons filmes, boas histórias. Além de um filme divertido com uma boa direção de Norton, fica a estrela maior: A história! (a moral da história Sou fascinado por filmes que questionam fé, religião e todo esse universo. Com um tom bem leve e ao mesmo tempo levantando a bandeira do Ser Humano antes de toda essa classificação religiosa, o filme se sai muito bem na hora de colocar duas grandes religiões em cena. Não perca tempo, se programa aí com seu marido ou esposa e assista. Tenho certeza que vai adorar.

Roberto Carlos M.
Roberto Carlos M.

4,5Ótimo
Enviada em 24/07/14

assisti no canal tnt, já o havia visto em dvd, muito bacana, história bem dirigida, atuações bem convincentes, muitas cenas hilárias, dublagem nota dez.

wesleyaxe
wesleyaxe

1,5Ruim
Enviada em 21/03/11

Filme com uma estória inusitada mas ficou cansativo pelo tempo de duração, e o personagem Jacob não é o perfil de personagens para Ben Stiller, hoje ele achou seu estilo e deu muito mais certo... achei meio fraquinho esse filme.

Senhor Ivan
Senhor Ivan

2,0Fraco
Enviada em 17/07/10

Não chega a ser uma grande comédia,mais é bastante curioso.ASSISTA.

Paty...
Paty...

1,5Ruim
Enviada em 13/02/10

Nao e tao mas tambem nao e tao ruim.Uma comedia gostosa de assistir,belas atuaçoes desses tres atores maravilhosos.Continuo achando ate hoje que uma das melhores comedias de Ben Stiller,sinceramente.RECOMENDO.

Francisco Russo
Francisco Russo

2,0Fraco
Enviada em 01/01/01

Grande filme, bela estréia de EdwardNorton na direção. Ele conseguiu dar um sopro de vida na já batidíssima história dotriângulo amoroso, ao incorporar elementos religiosos na trama. E contou também com ainestimável ajuda de seu elenco. Ben Stiller (ótimo), Jenna Elfman (linda e muito bem nopapel) e o próprio Norton mostram um entrosamento e uma química perfeitos, quetranscende a tela e dá a impressão de que os três realmente são amigos de longa data.O filme tem momentos extremamente divertidos, numa direção segura de Norton que,curiosamente, cede espaço no filme a Stiller e Elfman. Muito bom.