Platoon
    Você assistiu Platoon ?

Vinipassos
    Vinipassos

Enviada em 4 de fevereiro de 2013
    Assisti esse filme na escola e lembro que eu tinha adorado, um filme bem realista e que mostra uma realidade de guerra, a de que até lá os homens conseguem se corromper e virar as costas para seus amigos.
    Falar da Guerra do Vietnã é sempre muito dura e mostrar ainda o massacre que os americanos sofreram, até pq o filme foi feito poucos anos depois da guerra, então merece todo o respeito.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 12 de dezembro de 2018
    "O inferno é a impossibilidade de sensatez"
    PLATOON

Lançado em 1986, PLATOON é considerado por vários críticos como o melhor filme de guerra já feito na história do cinema, ganhando o título de "PAI" dos filmes de guerras, sendo que grande parte dos filmes desse gênero que lhe sucederam, o levaram como referência.

O longa foi escrito e dirigido por Oliver Stone, que se baseou em sua própria experiência de vida na Guerra do Vietnã para escrever o roteiro. PLATOON nos leva até os conflitos brutais e sangrentos vivido pelos soldados americanos contra os vietcongs, sendo visto a partir dos olhos do jovem recruta Chris Taylor (vivido pelo ainda muito jovem Charlie Sheen). Um recém-chegado ao batalhão que largou a faculdade para se alistar voluntariamente para lutar na Guerra do Vietnã. Chris acredita que deve defender seu país como seu avô defendeu na primeira guerra mundial e seu pai na segunda.

Eu tenho uma verdadeira paixão por filmes, livros, jogos, qualquer coisa que se refira à guerras, gosto muito da história de cada uma e do ponto de vista de cada uma, e das opiniões que cada uma nos traz. Quando ainda era uma criança, eu ouvia muito meus pais, meus avós e várias pessoas comentarem sobre o filme PLATOON. Eu ficava muito curioso pra assistir, porém nunca deixavam, muito pelo fato da temática e da violência sangrenta que o filme apresentava, e realmente não era coisa para uma criança da minha idade assistir.

Hoje eu tenho o verdadeiro prazer de poder acompanhar esta obra-prima da sétima arte.
    Não é a toa que PLATOON até hoje é considerado por muitos como o melhor filme de guerra de todos os tempos. O longa possui uma perfeição invejável, com um dos roteiros mais bem escrito da história. Se é ou não é o melhor filme de guerra eu não sei (até porque temos várias outras obras-primas como o próprio Apocalypse Now / 79), mas que o longa foi eternizado e imortalizado sobre o gênero, isso sem dúvidas.

Oliver Stone nos entrega um roteiro coeso e muito bem escrito, que se mantém funcional em cada etapa do filme. Muito bem amarrado, dinâmico, com uma fluidez que nos prendia em cada cena, que mal víamos o tempo do filme passar. A maneira como Oliver Stone desenvolve o filme é o grande ponto em questão, utilizando efeitos, sons, edição, tudo muito à frente do seu tempo, tudo muito bem orquestrado para um filme de 1986. A edição é muito boa e funciona, em nenhum momento você se perde no filme. O som foi o que mais me chamou a atenção: para um filme de 1986, você consegue escutar e diversificar muito bem cada som, seja de um tiro de escopeta, um fuzil semi-automático, uma metralhadora pesada, ou até mesmo dos aviões que eram solicitados ao longo das batalhas.

Charlie Sheen no alto dos seus 20 anos e ainda inexperiente nos entrega um personagem muito promissor (logo na primeira cena) e muito funcional ao longo da trama. Acompanhamos toda história a partir dos seus olhos, e assim podemos ver um jovem idealista que acreditava que a guerra era feita para os pobres lutarem e morrerem para os ricos se darem bem. Ao mesmo tempo em que ele é jogado no meio do conflito entre dois sargentos com ideias e decisões bem distintas. A partir daí, sua atuação dá uma grande alavancada e cresce muito, quando ele começa a perder sua inocência e começa a fazer parte de todos os conflitos e toda carnificina. Charlie Sheen se inspirou em seu pai (Martin Sheen) no clássico "Apocalypse Now" pra fazer a narrativa de PLATOON.

Tom Berenger e Willem Dafoe são os maiores destaques de todo filme!

Tom tem uma atuação clássica, fina, com um charme sem igual. O sargento Bob Barnes é um psicopata frio, um assassino calculista, uma figura asquerosa, que tinha e buscava seus próprios interesses da maneira que ele achava de acordo, passando por cima de quem passasse. Um ser perverso, sem compaixão, que acreditava que a carnificina sem sentido era a coisa que devia ser feita. Uma atuação perfeita, que lhe rendeu uma vaga entre os indicados a coadjuvante no Oscar de 1987.

Willem Dafoe dá um show do início ao fim, com uma atuação de gala e sem dúvidas, uma das melhores da sua vida. O sargento Elias Grodin é o inverso de Bob Barnes, sendo uma pessoa correta, sensível, uma figura pacifista e inteligente, que entra no embate com Barnes justamente por esses conflitos de ideias e decisões, se destacando e nos impressionando de todas as formas possíveis. Destaco sua cena icônica de joelhos com os braços erguidos ao cair por terra - cena mais do que sensacional e memorável. Willem Dafoe é até hoje um belíssimo ator do mais alto escalão. Dafoe também foi indicado a coadjuvante no Oscar de 87.

O longa ainda é composto por Forest Whitaker, que esteve muito bem como Big Harold. John C. McGinley como sargento O'Neill. Kevin Dillon como Bunny. Francesco Quinn como Rhah, e o ainda bem jovem com rosto de criança, Johnny Depp, que interpretou o personagem Gator Lerner, cuja cena final é bem interessante e chocante.

Oliver Stone nos premia com esta obra de arte marcante que obteve 8 indicações no Oscar de 1987, ganhando os prêmios por Diretor, Edição e Som, e ainda se consagrando como o dono da estatueta de mais importância na noite - Melhor filme!

Ps: Fotografia e trilha sonora também merecem os destaques, enriqueceram ainda mais à obra). [12/12/2018]
    Giovane L.
    Giovane L.

Enviada em 6 de julho de 2013
    Filmaço , charlie sheen No começo de sua carreira bem diferente do que todos o conhecem . O Filme Foca não só na guerra do vietnã como na guerra civil dos soldados , causando várias brigas entre eles e tornando 2 grupos no meio da guerra . um baita filme pra ver e rever , um clássico .
    Ferris Bueller N.
    Ferris Bueller N.

Enviada em 11 de junho de 2015
    Sangue.Guerra.Violência.Insanidade.Alienação. Sentimentos somados numa obra-prima digna do título de melhor filme de guerra ja feito.
    Alexandre Vidal
    Alexandre Vidal

Um dos melhores filmes sobre a guerra do Vietnã já feitos. Embora seja um filme já antigo, continua atual na qualidade da produção. Ótimas interpretações de Tom Berenger e Willem Defoe. E o melhor, não tenta mostrar os americanos como vencedores, como outros por aí. Neste, eles se dão mal, como aconteceu na realidade. Muito bom! Recomendo.
    Alexandre C.
    Alexandre C.

Enviada em 8 de abril de 2019
    Muito bom, retrata de forma crua a guerra do Vietnã, como eu não tinha visto em nenhum outro filme, Platoon não é daqueles filmes que só mostram os americanos agindo como heróis e tal, ele também mostra a realidade perturbadora que os soldados viveram, e as atrocidades que faziam com civis.
    Lukas Henrier
    Lukas Henrier

Impressionante.É impossível ver este filme,sem lembrar do clássico Apocalypse Now,de Francis Ford Coppola.E logicamente é muito interessante realizar comparações entre eles.

Apocalypse Now,mostra concerteza,de forma mais contextualizada o psicologico dos soldados que lutaram na selvageria da guerra do Vietna.Platoon,também mostra esse lado,mas de forma menos expressiva.Porém,em nenhum momento isso prejudica o filme. Platoon,tem sobre ponto positivio,contra Apocalypse Now,a parte mais detalhada da guerra.No filme de Francis Ford Coppola, mostrou logicamente a guerra em si,mas jamais como mostrou neste.Era notavel em Platoon,uma crueldade insana dos soldados do Estados Unidos,que eram movidos por ódio.E existem diversas outras comparações.Como a trilha,em que Apocalypse saí melhor, o elenco,em que Platoon vence,etc.Mas eu não me envergonho e muito menos tenho insegurança de afirmar que Platoon foi melhor que o filme de Coppola.Pelo menos,eu achei isto.

Existe uma parte neste filme,que pra mim foi considerada e elegida uma parte inesquecivel para a história do cinema.É o momento em que o personagem de Willen Dafoe,o sargento Elias, toma diversos tiros no peito e na região dorsal,e mesmo assim continua com vontade de sobreviver,e então não aguenta.Abre os braços e morre.Inclusive este é a capa do filme,que esta logo acima do meu comentario.

Espetacular,não perca.
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 9 de abril de 2019
    Sobre um prisma de violência, mas ainda assim comovente, à Guerra do Vietnã vista pelo olhar de um jovem soldado, Platoon é sem dúvida o filme mais forte de guerra e um dos melhores do diretor e roteirista Oliver Stone. Tão bom ou ainda superior a Nascido em 4 de Julho e Entre o Céu e à Terra. Vencedor de quatro prêmios no Oscar de 1987, incluindo Melhor Filme, e baseado na própria experiência do também premiado Oliver Stone, Platton é uma obra poderosa, intensa e brutal. Perturbadoramente realista e totalmente convincente é um monumento em memória de cada vida inocente perdida na selva dilacerada pela guerra bestial. Cris Taylor (Charlie Sheen) de 19 anos é um jovem e inocente americano que, ao chegar ao Vietnã, rapidamente descobre que tem que lutar não apenas contra os vietcongues, mas também contra o medo avassalador, a exaustão física e a intensa revolta que vai se instalando em seu íntimo. Enquanto seus dois oficiais em comando (Tom Berenger e Willem Dafoe, ambos indicados ao Oscar) traçam um tênue divisa entre a guerra que lutam contra o “inimigo” e aquela que travam um com o outro, o conflito, o caos e o ódio surgem em Taylor, sufocando suas noções sobre a realidade e o amortecendo seus sentimentos em relação ao maior valor humano: a vida. Oliver Stone com a ajuda do consultor militar Dale Dye, conseguiu produzir o que é realmente uma guerra: caos, angústia uma série de imagens confusas e intensas, totalmente realistas, onde não há um herói hollywoodiano, mas apenas um rapaz que vai se tornando desiludido com toda aquela barbárie. Um clássico inesquecível, autêntico e sempre moderno. Além das premiações ao Oscar, foi indicado e venceu várias outras, como O Urso de Prata em Berlim, Globo de Ouro, BAFTA de melhor edição, direção e fotografia.
    caskavel
    caskavel

...Excelente esse filme. Uma Obra-Prima! Nunca vi um filme que retratasse a tao cruel e desmentida realidade caotica da Guerra do Vietnam.
    Oliver Stone foi um genio ao produzir seus tres filmes sobre o conflito em que ele participara: "Platoon" "Nascido Em 4 de Julho" e "Entre o Ceu & a Terra". Choca e impressiona o espectador pois relata as experiencias proprias de um verdadeiro critico desse periodo horrivel que foi a Guerra Fria e a Guerra do Vietnam.
    Excelente atuacao do Charlie Sheen e de Willem Dafoe - principalmente quando ele (Sgt. Elias) esta encurralado no meio do combate - Tom Berenger se encarnou bem no papel do Sgt. Barnes, mas sera que ele era realmente assim? Nao da pra duvidar na verdade.
    Compensa e muito. Tenho esse DVD e o do filme "Nascido Em 4 de Julho".
    Excelentes filmes. Estou querendo achar o filme Entre o Ceu & a Terra.
    ANA LUCIA DA SILVA
    ANA LUCIA DA SILVA

...Eu não assisto muito filmes sobre guerra,apesar de gostar bastante.Mais esse realmente é o filme,assisto sempre quando passa.