Planeta dos Macacos
    Você assistiu Planeta dos Macacos ?

Francisco Russo
    Francisco Russo

Este é um caso claro de forma mais importante do que o conteúdo. Isto porque ao se analisar a nova versão de "Planeta dos Macacos" pode-se perceber claramente que o melhor do filme não é a história em si - que há simplificações demais, diga-se de passagem - mas sim o modo como o diretor Tim Burton construiu o estranho planeta onde há uma raça desenvolvida de macacos das mais variadas espécies e que vivem de forma civilizada, subjulgando os humanos. Esta construção, que envolve figurino, maquiagem, cenários, direção de arte e efeitos especiais, é de longe o que há de melhor no filme e que com certeza será agraciada no ano que vem com várias indicações e estatuetas no Oscar (ao menos a de maquiagem já é praticamente certa). Outro ponto extremamente positivo no filme é a interpretação de dois atores que no filme fazem os macacos: Tim Roth e Helena Bonham Carter, que são desde já candidatos a indicações nos Oscars de ator e atriz coadjuvantes no ano que vem. Enquanto que Tim Roth traz à tona toda a raiva e sede de poder que possui o General Thade, Helena Bonham Carter faz de sua Ari uma macaca sensível, que busca ajudar os humanos e ao mesmo tempo não os compreende, conquistando a simpatia do público. Já os demais atores do elenco se saem apenas bem, sem grandes destaques. Mas o grande problema de "Planeta dos Macacos" é que, apesar de deslumbrar o público graças ao planeta construído e liderado pelos macacos, o filme não consegue empolgar em momento algum. Mesmo na batalha final não há emoção e sim apenas curiosidade em se saber como a história irá terminar. Sendo que o filme simplifica por demais seu "primeiro final" e traz ainda uma surpresa não-explicada para o seu "segundo final", que tem a intenção apenas de chocar sem ser ao menos lógico (quem for ver o filme entenderá o que quero dizer por 2 finais). Ou seja, no final das contas "Planeta dos Macacos" é mais um filme para se apreciar a forma do que seu conteúdo. Um bom filme, mas nada além disso.
    Nayer  Silva
    Nayer Silva

Enviada em 1 de setembro de 2014
    O início parece ser um daqueles filmes de ficção científica quando começa a ação, vem junto uma ponta de decepção. Isso bem no começo pouco inteligente,falas desconexas, péssimas atuações, triangulo amoroso que não de luta que chegam a dar sono.E por fim a sensação que não tem final. Nem mesmo uma continuação. Este filme sem sombra de dúvidas, um dos piores que já assisti.
    Enviada em 19 de fevereiro de 2014
    Uma refilmagem bem diferente do história,as mudanças são extremamente visíveis em relação ao filme de é aproveitado apenas o personagem principal,que viaja sozinho no universo sem seus Wahlberg,se mostrou capaz de conseguir fazer com que seu personagem se destaca-se bem ao lado de Helena Bonham-Carter e Tim Roth (bem maquiados),são a grande força do melhoria no filme,é mesmo a maquiagem,onde aproveita todos os recursos possíveis,e mostra a bela semelhança com os primatas.O final,ainda consegue ser espetacular e preciso a história.
    Paolo De Corleone
    Paolo De Corleone

Enviada em 17 de julho de 2014
    Eu realmente gosto do trabalho do diretor Tim Burton, mas, infelizmente, este filme está perto de ser uma piada. Mas vamos começar do início. A ideia de criar um 'remake' de um dos filmes mais aclamados da história cinematográfica já não parecia dar certo. Mas, nas mãos de um bom diretor, poderia acabar funcionando. Mas o filme tem tantos defeitos, que nem o querido Tim Burton pôde dar conta.

O filme é uma releitura, mas em nenhum momento nôs lembra do clássico original. Todos os humanos falam, macaco MATA macaco (quebrando assim a regra número 1 das colônias antigas), os símios se parecem com romanos, e simplesmente TODOS os personagens mudaram de nomes. De Taylor fomos para Leo, de Zira fomos para Ari, e de 5 personagens principais, fomos para trocentos coadjuvantes desinteressantes.

As atuações do filme beiram ao ridículo. O protagonista é Mark Wahlberg, e assim como em todos os seus outros papéis no cinema, ele o faz sem a menor vontade, sem transmitir emoções ou sentimentos pelos outros. Tim Roth é o vilão, e faz o que talvez seja o pior papel de sua carreira. Ele é o tempo inteiro exagerado, e foi graças à ele que fãs da saga conhecem o filme através de suas "over-actions". Helena Bonham Carter pode se salvar um pouco no elenco, mas outros nomes um pouco mais insignificantes também não ajudam em nada. Além de tudo isso, conhecemos um desinteressante triângulo amoroso, entre um homem, uma mulher... e uma símia. Lamentável!

Tim Burton não foi feliz no que sem dúvida é um dos piores filmes da sua carreira, que nas suas 2 horas de duração, acabam por serem exageradas e cansativas ao telespectador, ainda mais aquele telespectador que esperava ver uma releitura caprichada de seu clássico. Por fim, Burton conseguiu estragar tudo de vez com a sua versão do impressionante final visto no filme original, e nôs trás uma situação sem lógica ou sentido algum.

OBS: Existem momentos "no-sense" no longa, em que o diretor decidiu trocar as falas clássicas do filme original, e colocá-las na pronunciação de outros personagens. Não sei como o querido Charlton Heston aceitou entrar numa furada dessas...
    marcelo
    marcelo

Refilmagem polêmica de Tim Burton, que gerou várias dúvidas sobre o seu final. O filme é bom, até chegar ao seu final, que não tem muita lógica, a não ser que o General Thade tenha voltado no tempo. Mas mesmo assim fica sem lógica e por essas e outras é que fica bem longe de alcançar o original.

Enviada em 8 de novembro de 2022
    Mark Wahlberg, Tim Roth e Helena Bonham Carter estrelam esse bom remake de um grande filme que até os dias atuais é idolatrado. Aqui temos um bom roteiro, com um elenco muito bom e efeitos bons, apesar de umas falhas aqui e acolá. Vale muito a experiência.
    Vinicius S.
    Vinicius S.

Enviada em 7 de janeiro de 2013
    Como disseram, o filme foi espectacular até chegar no final. Li em vários sites sobre filmes e até uma pesquisa feita nos EUA revelando que a maioria dos americanos não entenderam o final do filme e acharam o confuso, tendo cada um uma opinião acerca do final do filme. eu também achei o final super confuso.
    Cronos C
    Cronos C

Enviada em 26 de janeiro de 2024
    Se a fórmula do sucesso para filmes fosse, um ótimo roteiro, um grande elenco e uma direção consagrada, esse filme seria fantástico, mas para quem assistiu a versão original e conhece a história, O Planeta dos Macacos 2001, decepciona pelas diversas falhas no roteiro, diálogos inconsistentes e atuações burocráticas... O efeitos especiais são muito bons e a maquiagem perfeita, mas falta empolgação e convencimento dos personagens. Não é um filme ruim, mas está muito longe de ser comparado aos outros da franquia.
    Tentei excluir essa conta, mas não consegui
    Tentei excluir essa conta, mas não consegui

Concerteza muita gente ficou com dúvidas desse filme, eu também fiquei, mas só por causa do final. Mais eu achei que não se pareceu um REMIX como os outros que eu conheço, mudou tudo, o nome dos personagens, a história mudou também, personagens que nunca tinham existido no original. A maquiagem está de parabéns. Mais voltando no assunto das duvidas, eu comprei a coleção completa do Planeta dos Macacos, dai eu assisti o filme 1 original e tirei minhas duvidas vendo o resto dos 4 filmes depois, mais esse filme eu achei que complicou muito a história, ainda não consigo entender aquele final, e acho que todos sabem por qual motivo isso acontece, enfim, esse ano vão fazer outro filme do Planeta dos Macacos, estou ansioso.
    Laerte M.
    Laerte M.

Enviada em 1 de dezembro de 2014
    ESTRÉIA NO CINEMA 2001
    VISTO NA VERSÃO DVD EM ??/??/????