Os Quatro Paralamas
    Você assistiu Os Quatro Paralamas ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 16 de junho de 2021
    "Era uma vez, quatro amigos: José, João, Felipe (Bi) e Herbert. Eles tinham uma coisa em comum: o amor à música. E, juntos, fariam uma banda de sucesso. (...) Mais do que a música, a força da amizade inspira esse filme". Essa frase abre o documentário "Os Quatro Paralamas", dirigido por Roberto Berliner e Paschoal Samora, e resume bem o que essa obra representa.

Os Paralamas do Sucesso são uma das bandas mais importantes do pop rock nacional. Com quase 40 anos de carreira, é um dos poucos casos na música brasileira de solidez - seja na manutenção de sua formação inicial, seja na forma como lida e direciona a sua carreira e o relacionamento com seu público fiel.

Quando a gente assiste ao documentário "Os Quatro Paralamas", que reúne imagens de arquivo e registros de um bate-papo realizado na sala da casa de Bi Ribeiro (o baixista do grupo), a gente compreende o por quê disso acontecer: a banda é fundada em cima de uma amizade em que o respeito e o entendimento do papel de cada um para a engrenagem funcionar bem são as marcas principais. O filme ainda nos apresenta a uma figura de bastidor: o empresário José Fortes, que os acompanha desde o início da carreira.

"Os Quatro Paralamas" é um documentário que vai agradar em cheio àqueles que gostam de filmes neste estilo, mas, principalmente, que vai fazer o público que gosta da música deles se sentir ainda mais próximo de seus ídolos. O longa tem um ritmo gostoso, de um bate papo informal entre amigos - contribui muito o fato de que José, João, Bi e Herbert se sentem muito à vontade com o diretor Roberto Berliner, que os acompanha desde os tempos dos shows no Circo Voador, em 1983.
    Luana Miguel
    Luana Miguel

Enviada em 14 de abril de 2024
    Doc. emocionante demais, gostoso de ver e ouvir (boa parte dos sucessos da banda está no documentário). A interação dos integrantes e a amizade visivelmente sincera entre eles é a "liga" que mantém o grupo vivo até os dias de hoje, muito lindo!