Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades
    3,1
    Você assistiu Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 13 de fevereiro de 2023
    “Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades”, filme dirigido e co-escrito por Alejandro G. Iñarritu, está centrado na figura de Silverio Gama (Daniel Giménez Cacho), jornalista, documentarista e artista de renome. Mexicano de origem, porém residente nos Estados Unidos, devido à sua carreira, Silverio acaba fazendo uma reflexão sobre si mesmo, sua identidade, suas relações, suas memórias, os caminhos que ele percorreu e o seu futuro, a partir do momento em que é agraciado com um prêmio muito importante.

“A vida é uma série de eventos sem sentido”. Essa frase de “Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades” é bem representativa do que iremos assistir. A jornada de Silverio tem momentos oníricos, ao mesmo tempo em que tem instantes mais realistas, nos quais a personagem se conecta com seus entes mais próximos. Silverio é o bardo, em seu sentido mais literal: confusão, desordem, problema.

“Bardo, Falsas Crônicas de Algumas Verdades” é o tipo de filme que só um cineasta como Iñarritu poderia fazer. Ele está em um estágio da sua carreira em que pode se dar ao luxo de ousar e de experimentar. O jogo interessante aqui é que podemos enxergar alguns paralelos entre o próprio Iñarritu e Silverio Gama. Seria a personagem o seu alter ego? O filme seria uma forma de Iñarritu refletir sobre o seu cinema e sua própria trajetória? Uma pena que pouco faz sentido neste seu filme - propositalmente, ou não.

Enviada em 13 de abril de 2024
    Alejandro González muito longe de seus tempos áureos! Aqui ele quer inventar com a suposição dos fatos, levando pra tela os enigma que nem o melhor interpretador consegue adivinhar! Muito à quem, ressalvas para a linda fotografia.
    Fircavazza C
    Fircavazza C

Enviada em 29 de dezembro de 2022
    Obra de arte, obra prima, atual. Magnífico em todos quistos de um filme completo. Imperdível, obrigatório! Indispensável!
    Anderson
    Anderson

Enviada em 26 de fevereiro de 2023
    Deve ser um filme muito bom. Afinal, além de ser auto biográfico, tem a direção de Iñárritu, que traz em seu curriculum obras de peso como "Amores Perros", "21 Grams" e "Babel". Fotografia deslumbrante, com muitas tomadas em grande angular, do iraniano Darius Khondji, o mesmo de, entre muitos outros, "Delicatessen". Mostra o diretor de retorno ao seu país natal depois de viver nos Estados Unidos, o que o torna quase um apátrida. A cena de abertura com o seu voo, que não se completa, na fronteira do México com os EUA já antecipa o que virá a seguir. Algumas coisas me incomodam, como a dúvida entre o que é real e o que é digital e cenas que ficam perdidas como a do trem invadido pela água, que termina na sala de uma casa. O bebê sendo devolvido ao mar como se fosse um filhote de tartaruga soou para mim como uma metáfora da necessidade inadiável da preocupação com o meio ambiente, o filhote de tartaruga, para tentar garantir o futuro do ser humano, o bebê. Embora não entendendo nada muito bem, dado o surrealismo da produção, creio que seja um filme muito bom. Acho.
    Rui Rebelo
    Rui Rebelo

Enviada em 28 de dezembro de 2022
    Grande confusão de filme. Quer abarcar tudo: família, país de nascimento e adotivo, política, carreira, amigos, afinal não aprofunda nada. Não gostei e tinha imensas expectativas.