Frida
    Você assistiu Frida ?

Daís M.
    Daís M.

Enviada em 30 de julho de 2015
    Para quem não conhece a grande artista que foi Frida Kahlo, esse filme irá fazer com você se torne fã dessa mulher, e procure entender melhor as suas pinturas. O filme retrata toda vida da pintora de uma forma realista, e muitas coisas que estão em segundo plano nas cenas, são grandes detalhes do seu sofrimento e estado emocional. Atenção para trilha sonora, que na minha opinião, foi maravilhosa.
    Willian M.
    Willian M.

Enviada em 10 de abril de 2015
    Tenho que admitir, Frida é a minha menina dos olhos. Já havia pesquisado sobre a vida da artista, sabia de vários pontos retratados no filme, como daqueles vários problemas de saúde sofridos por ela, e, é claro, suas obras de uma singularidade e intensidade que são características de uma verdadeira pintora a frente do seu tempo, me fizeram gostar desse filme antes mesmo de assistir.

A história de vida de Frida, já dá um belo filme, pois, suas características e problemas enfrentados são dignos de uma película. A vida sofrida com uma série de doenças ainda quando criança, o atropelamento do bonde, os amores questionáveis, e é claro suas pinturas, com fortes influências culturais mexicanas e quase sempre retratando o cotidiano ou o simples do dia da pintora são pontos relevantes na vida que vemos no filme.

Frida tem a problemática perfeita para o cinema. Do martírio até o sucesso mundial com aquela foto da Vogue. Com aquele bigode, as sobrancelhas unidas e com aquele emaranhado de cores em suas vestes, se faz presente sua força e seu talento atemporal.

Claro que, assim como esse apaixonado aqui, Salma Hayek (produtora e atriz que interpreta Frida) e sua diretora tendem a mostrar, com leveza, Frida como uma heroína, o que não chega atrapalhar tanto assim, pois, Frida confronta questões até hoje, considerados tabus para mulheres, como espaço no trabalho, na política, talento e até sexualidade.

Sua relação conturbada com o também pintor Diego Rivera, estende o pano de fundo para mais vários fatores que se fazem presente na obra da artista e só reforçam a intensa vida de Frida.

Dentre tragos, traições, tragédias, amores, comunismo, tinta, mas muita tinta é contada a história de uma artista que foi revolucionária em várias frentes e que deve ser inspiração para várias outras mulheres, que se fazem pequenas pelo simples fato de alguém dizer que deve ser assim.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 12 de setembro de 2013
    A atriz Salma Hayek ainda era uma adolescente quando conheceu, na Cidade do México, a obra da pintora Frida Kahlo. E quanto mais ela conhecia da vida profissional e pessoal da artista, mais ela se apaixonava por Frida. Não demorou muito até que ela começou a planejar a realização de um filme sobre a pintora. O único problema é que esta idéia já havia passado pelas mentes de outras pessoas.

Excetuando-se o projeto de Hayek, dois outros roteiros rolavam em Hollywood: um com Madonna no papel principal, e outro com Jennifer Lopez. Na briga final, Hayek levou a melhor, simplesmente porque contava com o financiamento e apoio da Miramax e porque conseguiu atrair bons nomes para o elenco – como, por exemplo, Alfred Molina, Geoffrey Rush, Ashley Judd, Antonio Banderas e Edward Norton, seu então namorado, que também ajudou a escrever o roteiro final do filme.

Por isso dá para imaginar a emoção da atriz mexicana ao ver este projeto se tornando realidade depois de quase vinte anos de espera. E ela tem que estar feliz mesmo, pois “Frida” é o melhor filme de sua carreira (conquistando seis indicações ao Oscar 2003, das quais venceu duas estatuetas: Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Maquiagem) e a sua melhor performance como atriz, até o momento.

“Frida” é um filme muito ambicioso e tenta passar para as gerações mais jovens a força, personalidade e carisma que a pintora possuía. É incrível acompanhar toda a força de vontade que Kahlo teve ao superar as adversidades que se impunham no seu caminho. Também é gratificante ver o quanto era ela leal, companheira e compreensiva com todos aqueles que a rodeavam – seu marido, Diego Rivera; seus pais; irmãos e amigos.

Neste meio tempo, o filme mostra toda a consciência política de Kahlo, que era uma comunista convicta. Mas, com certeza, o grande foco de “Frida” se encontra nas relações amorosas da pintora – com Diego Rivera, Leon Trotsky e algumas mulheres – e como elas influenciaram a sua obra.

Falando na obra da artista, ela ocupa lugar de destaque no filme, servindo como pano de fundo aos acontecimentos que nos são retratados, uma vez que, ao vermos os quadros que ela criou, conseguimos entender o por quê de tanta dor e baixa auto-estima.

É este o grande mérito da diretora Julie Taymor: mostrar a alma sofrida de Frida Kahlo por meio de seus quadros. Atmosfera que é complementada pela excelente fotografia de Rodrigo Prieto – não indicada injustamente ao Oscar – que coloca cores vivas em cena, com o objetivo de nos fazer ver que o que Frida mais possuía era uma vontade imensa de viver.
    Dorival A.
    Dorival A.

Enviada em 16 de março de 2013
    A HISTÓRIA COMOVENTE DE FRIDA , NA TELONA, SUA VIDA ERA DIGNO DE UM FILME, CHEIO DE AMOR, ESPERANÇA, E A ARTE DE PINTAR COM O SEU ,MESTRE PREFERIDO NO MUNDO DAS ARTES. TRILHA SONORA PERFEITA, E A GRANDE SUPERAÇÃO E DECADENCIA DESSA PINTORA QUE FEZ A DIFERENÇA NA ÉPOCA, NOTA 1000. VISITEM O MUSEU NO MÉXICO DE FRIDA E ENTRARÁ NO SEU MUNDO DE AMOR, INCERTEZAS E SUPERAÇÃO, TUDO PARA ELA ERA A ARTE DE PINTAR, E FOI ASSIM ATÉ O FIM DE SUA VIDA, PERFFEITO!!!
    Eduardo Go
    Eduardo Go

Enviada em 7 de fevereiro de 2013
    "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade." – Frida Khalo
    ________________________
    Filme: Frida (2002)

O Filme retrata uma História que, ao mesmo tempo em que traz comoção para quem o assiste, denota, também, o espírito guerreiro da Pintora e de sua incessante mostra do “Eu” perante as obras.

É válido ressaltar que as nuances abordadas em volta de Khalo estão dispostas de maneira didática, podendo o filme ser facilmente aplicado em atividades interdisciplinares de sala de aula, evocando costumes, tradições e vestuário. O pecado encontra-se na película em inglês, uma vez que o espanhol traria maior fidelidade à obra.

Outro fator interessante a ser observado, é que a disposição cronológica do filme se dá, principalmente, de acordo com os quadros por ela pintados, o que deixa o filme mais instigante, já que os mesmos são, em sua maioria, apresentados através de um verdadeiro jogo de animações e colagens.

Frida, uma obra de arte traduzida sob a forma de uma mulher.
    Enviada em 4 de fevereiro de 2013

Jacqueline
    Jacqueline

Enviada em 14 de março de 2012
    O Filme é bom,pois é didático para quem não conhecia a obra e a vida da pintora,como eu.Salma Hayek deveria ter mais sobrancelhas e buço,porque Frida Kahlo tinha muito pêlo na face.
    Enfim,o filme seria ainda melhor se fosse em espanhol.
    Wellingta M
    Wellingta M

A melhor atuação no cinema de Salma Hayek. Eu sou suspeita para falar sobre esse filme, pois amo Frida Khalo e sua vida. Uma história linda e inspiradora para muitas mulheres e homens também. Ah, foi maravilhoso ver Geoffrey Rush na pele do camarada Trotsky. Adorei!
    Rogeria
    Rogeria

Vi o filme ontem,gostei muito,muito mesmo.Já conhecia um pouco da história da Frida,o acidente e sua fama de pegadora.Agora a Salma, não conseguiu ficar feia, danadinha a menina...
    Debbie
    Debbie

Excelente filme e inesquecível.Salma Hayek está incrível nesse filme,até parece que ela nasceu Frida.