O Adversário
    Você assistiu O Adversário ?

denilachat
    denilachat

Enviada em 17 de abril de 2015
    Quando vi "O Adversário" senti um verdadeiro soco na boca do estômago. A história é densa e defino-a com cores escuras e o mais curioso é pensar que foi um caso que realmente aconteceu. Ver o filme nos impulsiona a buscar mais informações sobre a história. Como um bom filme francês, nem tudo é dito ao espectador, deixando para aqueles que buscam um cinema mais 'fast food' uma sensação de vazio. Não é um filme que vai agradar a todos, mas considero-o um projeto muito bem realizado e corajoso pela diretora Nicole Garcia com excelentes interpretações. Daniel Auteuil, como sempre, está perfeito.
    Uma dica para quem quiser compreender melhor a monstruosa vida da personagem interpretada por Daniel Auteuil: procurem o brilhante livro do renomado biógrafo Emmanuel Carrère. Lendo o livro compreendemos a profundidade da história e o motivo do título "O Adversário".
    Maurício
    Maurício

O Adversário teria tudo para ser um grande sucesso de cinema, um Best Seller, tivesse êste sido realizado por qualquer cineasta norte americano de nível médio, ao invés de ter caído nas mãos desse cada vêz mais decadente cinema europeu. A história real é incrível, um homem que mente à todos ser médico de determinado hospital ( na verdade ele estudava medicina mas não se formou, saiu da faculdade e escondeu o fato de todos, principalmente dos pais ), casou-se, teve dois filhos, e passa então 18 anos saindo de casa diariamente pela manhã e fica à toa nas ruas, dorme no carro, se hospeda por dias em hotéis baratos para justificar viagens profissionais fictícias, e mantém o padrão de vida de um médico durante todo este tempo por meio do dinheiro ( economias ) dos pais do qual possue procuração para movimentar a conta ( O dinheiro vivia aplicado em fundos de longo prazo, justificava-se aos pais nas raras vêzes em que era questionado ). Vivia numa bela casa, os amigos do casal eram médicos, alguns vizinhos idem, uma vida perfeita, e ele leva a farsa ( 18 anos ) até o momento em que acaba o dinheiro ( dos pais ), a conta conjunta dos pais fica negativa em 40 mil francos, o banco pressiona e ele se depara então com o maior de seus medos, o dia que sempre soube que chegaria. O desfecho é impressionante. Sob a direção da cineasta Nicole Garcia, O Adversário é um filme no qual vc fica boa parte do tempo sem entender nada, e quando termina vc diz: - Ué, terminou? Uma grande história real narrada num fraquíssimo filme.