Napoleão

Pedro Falzone
    Pedro Falzone

Enviada em 18 de abril de 2024
    spoiler:

Napoleão Bonaparte, imperador francês de 1804 a 1814, no período da Revolução Francesa. Em 2023, ele ganha um filme dramatizado sobre algumas partes da demanda dele, de duração de 2h e 38 minutos, sendo de Guerra/Ação.
    O filme se inicia com Napoleão acompanhando a decapitação de Maria Antonieta, no período mais violento da França. Como ele venceu inúmeras batalhas como general, foi pedido como futuro imperador. Essa apresentação é incrível, parece que estou lá!
    Apresentando suas batalhas/guerras com extremo realismo, apresentando cada detalhe, impressionante! Sangue, tiro, mortes, etc. Muito bem feito. A relação do imperador com Antonieta é retratada muito bem, contando com suas conversas, traições e detalhes da aparência de cada um.
    Os últimos minutos do longa-metragem, mostra sua derrota sobre uniões de aliados, onde dá para perceber sua tristeza, com as expressões faciais, nota 10!Ao término, dessa obra cinematográfica, se pôs ao fim, ao exílio do monarca, e sua morte 6 anos depois. Minha sincera opinião, um filme ótimo para assistir com a família, apresentando cada detalhe, recomendo muito!
    Assuero Broussard
    Assuero Broussard

Enviada em 10 de abril de 2024
    Uma revolução deve ser temida ou desejada? É uma indecisão eterna que brota quando nos perguntamos isso. Mas a pior parte vem depois: o que fazer quando a revolução acontece? Qual o próximo o passo a ser concebido quando ela é consolidada? Em Napoleão, um roteiro inovador mostra que independente de desejarmos liberdade, igualdade e fraternidade, sem um plano claro e definido pro futuro, a História tratará de nos dar uma lição.
    Holger Madsen
    Holger Madsen

Enviada em 30 de março de 2024
    É um filme lento, que pouco prende o consumidor. Neste sentido, a nota mais baixa que dou é justificável.

Mas um longa como este não deve ser avaliado apenas por este aspecto. Trata-se de uma super produção, a despeito de algumas imprecisões histórias mencionadas aqui pelas críticas de alguns usuários. A fotografia é maravilhosa, as cenas de guerra (e também da França antiga) são lindíssimas, a atuação de Phoenix, exuberante e a trilha sonora, perfeita.

Um filme com estas qualidades que arrebatasse a plateia com uma dinâmica mais empolgante seria absurdamente bom. Não é. Mas, pelo menos para mim, vale as duas horas e meia por suas outras qualidades.
    Diogo Silva
    Diogo Silva

Enviada em 14 de março de 2024
    É necessário entender que a obra é muito mais além do que um filme de guerra ou das articulações políticas do Napoleão. A obra abraça mais o tom do romantismo e ainda sim foge em alguns momentos da realidade histórica em algumas cenas. Apesar de não ser um documentário e sim um filme, a obra ainda oferece falta de tratamento com relação as idades dos atores e dos personagens retratados. O ponto positivo foram as batalhas e os efeitos delas que resultaram em ótimas cenas. Não foi atoa que o filme foi indicado ao Oscar em melhores efeitos visuais.
    Max W.
    Max W.

Enviada em 5 de março de 2024
    Um filme histórico, de uma grande figura do mundo, mas feito sem história. Tudo é contado de forma tão superficial, que aquilo que deveria ser épico, se torna apenas mais um acontecimento breve e picado, sem profundidade. Um roteiro que não se preocupa em dar a carga dramática nos momentos necessários, como no romance. E, também, em desperdiçar a grande inteligência militar do Napoleão, deixando todos os momentos de política e guerra, sem tramas, tensão e impacto algum.
    A sensação que transmite, é que é muito conteúdo para apenas um filme. Que por sua vez, peca por não desenvolver.
    Gabibornatto
    Gabibornatto

Enviada em 5 de março de 2024
    O filme atira pra todo lado sem representar alguma parte com precisão. Representa o Napoleão como um menino mimado que perdeu a guerra - quando, na verdade, na história, ele ganhou mais do que perdeu e foi um grande estrategista. A história de amor, as batalhas do começo, a batalha do final parecem um emaranhado mal costurado, sem nexo. Deveriam ter feito uma síntese melhor do roteiro e uma pesquisa histórica mais ampla.
    NerdCall
    NerdCall

Enviada em 26 de fevereiro de 2024
    "Napoleão" é uma produção cinematográfica de grande envergadura, caracterizada por um substancial investimento e pela direção habilidosa de um cineasta especializado em filmes de época com impressionantes cenas de batalha. Contudo, neste caso, houve uma lacuna no rigor histórico, especialmente notável por se tratar de um épico histórico. É lamentável que, devido à extensão original de quatro horas do filme, a edição e montagem tenham exigido cortes para torná-lo mais palatável e menos exaustivo, resultando, infelizmente, em uma narrativa mais confusa, fatigante e desprovida de contextualização. Mesmo Joaquin Phoenix não consegue se destacar, conferindo à talentosa Vanessa Kirby, no papel de Josefina, o merecido destaque.
    Anderson
    Anderson

Enviada em 18 de fevereiro de 2024
    De imperador a exilado. Do entusiasmo ao tédio. Tudo emoldurado pelo amor por Josefina, única constância em sua vida. Lindos planos imensos, principalmente nas cenas de batalha com incontáveis figurantes. Por ser uma quase biografia, a necessidade de se ater à história rouba o tempo de reflexões interessantes sobre o ser humano, o que só se mostra nas cenas com a viscondessa de Beauharnais.
    @cineinstadicas
    @cineinstadicas

Enviada em 10 de fevereiro de 2024
    Antes de assistir ao filme, vi inúmeras criticas extremamente negativas, então já fui sem grandes expectativas, mas após ter visto o longa, discordo de quase todas elas.
    Trata-se de uma obra muito bem dirigida, com bom elenco e boas atuações (inclusive a de Joaquim Phoenix, competente e sem exageros); a relação de Bonaparte é complexa e muito peculiar, destaque tb para Vanessa Kirby, novamente muito bem em um papel de destaque. O Figurino tb é belíssimo, bem como a Fotografia impecável e a boa trilha sonora e Direção de Arte ( dignos de um Oscar que deve vir em algum deste quesitos técnicos).
    Muito se falou sobre as "escorregadas históricas", mas se revisamos as grandes obras do cinema praticamente todas, tiveram incongruências, mas isso sem duvida não torna o longa menos interessante.
    Por fim, "Napoleão" é um filme muito bom e apesar de não ser a Obra prima de Ridley Scott, É UM FILME QUE SEM DUVIDA MERECER SER VISTO.
    Para mais dicas @cineinstadicas
    Myn
    Myn

Enviada em 5 de fevereiro de 2024
    Bom, eu não conhecia historicamente os feitos sobre Napoleão, sabia superficialmente. Após o filme, fui ler alguns conteúdos sobre ele e o filme retratou os fatos principais, mas claro, tem um toque do autor pois quando você ler uma história, criamos a figura de um personagem e as vezes o filme retrata um pouco diferente e eu acho normal isso.
    Joaquin Phoenix interpretou muito bem, o filme tem belas fotográfias, cenas perfeitas de lutas e um figurino inpecável da época.
    Vale a pena assistir.