Abril Despedaçado
    Você assistiu Abril Despedaçado ?

Thiago Lopes
    Thiago Lopes

Esse é um dos melhores filmes brasileiros que eu ja vi. Esperava que fosse bom, mas é melhor do que eu imaginava. Super bem produzido. Este filme serve também para ilustrar um pouco sobre os problemas latifundiários do Brasil que repercutem até hoje. É claro que o filme toma uma tangente para os particularismos, contudo mostra a que ponto pode chegar duas famílias economicamente distintas por causa de terras. O que o Brasil precisa até hoje e urgente é a reforma agrária.Essa é um dos problemas básicos do Brasil. O problema é que existem ainda "coronéis" no Brasil e o MST é muito mal visto. Mas...enfim, Abril Despedaçado é um filme completamente estupendo em todos os quesitos.
    Wellingta M
    Wellingta M

Abril Despedaçado é para mim um dos clássicos do nosso mais recente cinema nacional. Um filme triste, denso, profundo que nos transporta à tragédia de uma família marcada para morrer e a questionar se o destino de fato, existe ou não. Belo trabalho de Walter Salles, um de nossos melhores cineastas. também destaco o trabalho de Santoro, muito bom ( não precisava ter ido para Hollywood) e do menino Ravi Ramos Lacerda. Como curiosidade, esse foi o primeiro filme que vi de Wagner Moura e um dos primeiros de sua carreira cinematográfica. Recomendo.
    medhusas
    medhusas

...quando se falar em cinema brasileiro, a primeira coisa que se deve pensar é neste belíssimo filme "abril despedaçado", demais mesmo...

Enviada em 13 de agosto de 2016
    Muita qualidade de Walter Sales e ótima atuação merecedora de uma indicação ao óscar de Rodrigo Santoro! roteiro muito bom e fotografia deslumbrante ou seja filme nacional com cara de internacional!!
    Elvira A.
    Elvira A.

Enviada em 22 de setembro de 2013
    O diretor Walter Salles extraiu ótimos desempenhos de Rodrigo Santoro, José Dumont, Wagner Moura (que já mostrava talento, antes de se consagrar como um dos melhores atores de sua geração).
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 16 de abril de 2019
    Abril Despedaçado é um filme suíço-franco-brasileiro de 2001, dirigido por Walter Salles e baseado no romance Prilli i Thyer de Ismail Kadare, adaptado por Karim Aïnouz. Uma obra-prima do cinema nacional que retrata a geografia desértica do sertão brasileiro. Abril de 1910, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho (Rodrigo Santoro, dando início a sua visibilidade internacional), filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai (o sempre estupendo José Dumont) a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Se cumprir a missão, Tonho sabe que a sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código de vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu (Ravi Ramos Lacerda), Tonho começa a questionar a lógica da violência e da traição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam seu caminho. A atuação do elenco é formidável. Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 2002 e ao BAFTA na mesma categoria.Venceu o Festival de Cinema de Havana como Melhor Direção.
    MARIA DAS VITÓRIAS
    MARIA DAS VITÓRIAS

Abril Despedaçado pode ser um ótimo filme para quem gosta de filme brasileiro, pois mesmo contendo pouco cenário achei a história do filme bastante interessante também gostei muito da interpretação dos seus atores pois souberam interpretar muito bem pessoas do sertão e não poderia deixar de parabenizar o rodrigo Santoro e o Ravi Lacerda pois fizeram um ótimo trabalho.
    Achei também que o filme poderia conter problemas de áudio em algumas partes pois mesmo estando alto as vezes não dava para ouvir direito os personagens achei muito interessante o fato do filme não conter muitos palavrões e sexo como a maioria dos filmes brasileiros se fosse dar uma nota daria 7.5 pois mesmo tendo gostado do filme teve alguma parte de sua história que não fora bem explicada pelo diretor, mesmo não apreciando muito o cinema brasileiro, tenho de admitir que gostei muito do filme.
    Abril despedaçado foi indicado a vários prêmios entre eles a indicação ao globo de ouro como melhor filme estrangeiro achei as indicações bem justas e segundo fontes abril despedaçado foi um dos filmes brasileiros que mais marcou o ano de 2001 não sobrando duvidas de que abril despedaçado é um dos melhores filmes brasileiros já feito.
    p.S.Maria Das Vitórias v. De Oliveira
    Sidnei Rodrigues Noronha
    Sidnei Rodrigues Noronha

...A obra construída pelo diretor Walter Salles é um poema delirante de imagens e significações habilmente tecidas em inúmeras cenas, entretanto, dois momentos são extremamente emblemáticos e se entrelaçam: quando Tonho abandona a sua casa e se depara com duas estradas; um é o caminho que leva para a fazenda da família rival (a continuidade da tradição) e o outro é o caminho que leva direto ao mar, mas o personagem necessita atravessar e enfrentar a infecundidade do sertão para alcançar toda a magnitude do mar e saciar a sua sede na abundância dessas águas.
    Abril Despedaçado narra a rivalidade perpétua entre duas famílias, em uma região erma do nordeste brasileiro, onde a disputa pela terra justifica assassinatos cíclicos.
    Neste filme, Walter Salles se utiliza da figura simbólica do deserto para expressar um fenômeno universal na espécie humana: a cultura (tradição).
    Robson M.
    Robson M.

Enviada em 1 de dezembro de 2015
    Incrível! Poucos filmes relatam de forma tão fiel as brigas familiares daquela época no sertão nordestino.
    Fiquei impressionado com a produção e os atores.
    Bruno C.
    Bruno C.

Enviada em 22 de fevereiro de 2014
    Não gostei nada deste filme. É parado, sonífero e repetitivo ao extremo. Vou resumir todo o filme em uma única frase:" Porrada no filho e porrada no boi"