Antes do Anoitecer
Você assistiu Antes do Anoitecer ?

Francisco Russo
Francisco Russo

Enviada em 01/01/01
Como não gostei de "Basquiat", primeiro filme do diretor Julian Schnabel, fui conferir este seu novo trabalho com algumas reservas. Mas logo percebi que não tinha motivo para tanto. Schnabel mostra que deu um grande salto qualitativo entre os dois filmes e, auxiliado pela bela atuação de Javier Bardem, consegue fazer de "Antes do anoitecer" um filme muito bom.O filme é na verdade uma cinebiografia do escritor cubano Reinaldo Arenas, interpretado por Bardem. Schnabel mistura cenas no estilo tradicional com outras da época da própria Revolução Cubana (alguns discursos de Fidel são mostrados), com outras ainda rodadas com câmera na mão. O filme consegue prender a atenção do espectador até seu final, fazendo com que você se interesse pelo que Reinaldo fará a seguir.E tem ainda Javier Bardem, mostrando que realmente mereceu sua indicação ao Oscar de melhor ator por este filme. Misturando delicadeza, perplexidade e sofrimento, ele consegue transmitir muitíssimo bem os sentimentos de Arenas em todas as fases de sua vida, seja quando descobre sua homossexualidade seja quando é preso. No geral, um filme muito bom e que merece ser visto com bastante atenção (até para perceber as várias participações especiais que surgem ao longo do filme).
Tarcísio B.
Tarcísio B.

Enviada em 03/06/15
Atuação irretocável de Barden. O longa se passa em Cuba no período de transição até a consolidação do regime socialista de Fidel Castro e o embargo econômico americano. Uma obra que explora com primazia a ótica das minorias em meio a um regime totalitário.