Um Amor Proibido - Escute o Som do seu Coração
    1 nota
    Você assistiu Um Amor Proibido - Escute o Som do seu Coração ?

1 Crítica do usuário

Jessicarelequias
    Jessicarelequias

Enviada em 30 de janeiro de 2022
    Tive uma impressão diferente deste filme do que os demais. Não acho que o protagonista atingiu o sucesso, percebi que depois de ser espancado pelos homens a quem ele defendeu o irmão da protagonista ele entra em depressão e vive uma espécie delírio, cria uma vida imaginária de como seria se ele realmente obtivesse sucesso fácil. O título original, que anos luz melhor que o título brasileiro que distorce a temática do filme, remete a depressão e a tristeza. O passeio em que os protoganistas conversam sobre uma história da cultura balinesa os soldados que prefiriram tirar suas à submeter sua liberdade, já dá uma pista sobre o final. Está claro que depois de imaginar ingenuamente uma vida de sucesso em 6 meses, para alcançar os privilégios que uma francesa branca de olho azul já nasceu por direito, ele percebe a imensidão das diferenças sociais que o separam de todo aquele mundo de sipermilionarios que dispõe das belezas naturais de um país de "selvagens", como a boa mocinha os chama, algo sério acontece spoiler:
    . Esse filme fala muito mais sobre a imensa distância social dos povos de países pobres e de pele não branca, do que sobre romance. Sobre a soberania branca, sobre a discriminação da cultura de outros povos, sobre o que é considerado educação e arte. Sobre quem dita o que é cultura, arte e educação. Sobre a arrogância daqueles que consideram possuir a verdadeira educação, erudistismo e sucesso. Sobre a falta de sensibilidade de pessoas soberbas e medíocres. Sobre o contraste da bondade e ingenuidade, do esforço e da ambição, da inspiração e da técnica maçante, do superficialidade e da realidade, sobre o deslumbramento e o encanto inocente. É muito sensível, delicado e perspicaz. Mas o título brasileiro é péssimo, incoerente com o título original.