Van Gogh, Vida e Obra de um Gênio
    Você assistiu Van Gogh, Vida e Obra de um Gênio ?

1 Crítica do usuário

Anderson  L.
    Anderson L.

Enviada em 27 de julho de 2013
    Sinceramente eu havia criado expectativas em relação a este filme devido ao fato de se tratar de uma obra biográfica sobre um grande pintor como Van Gogh. Infelizmente a obra deixa muito a desejar principalmente no que diz respeito aos recursos fílmicos e cinematográficos que não foram utilizados para explorar o universo do artista. Pelo que diz a descrição do filme aqui no site, houve por opção do diretor a intenção de retratá-lo de maneira diferente do habitual e que a principio o projeto se tratava de uma serie televisiva que foi adaptada para ter a duração de um filme. Talvez nesse processo de adaptação muitas outras coisas que não colaboram muito para o entendimento do filme poderiam e deveriam ter sido retiradas. Digo isso, pois o que temos aqui é um filme que se arrasta por quase duas horas e meia retratando relações pessoais e sociais que pouco nos ajudam a entender, por exemplo, o porquê das escolhas estéticas e artísticas do pintor em oposição aquilo que era tendência em seu período, o que seria a meu ver interessante tendo em vista o quão revolucionária foi a pintura de Van Gogh para o seu tempo. Outra característica que deveria ter sido deixada de lado no momento em que optaram por um projeto cinematográfico e não mais televisivo, seria justamente rever a forma de condução da historia para que ela se distanciasse da estética novelística e televisiva, o que em minha opinião não agrada muito ao publico do cinema. O titulo do filme "Vincent e Theo", pelo menos no meu caso, me faz esperar por muito mais do que o que aparece no filme, sinto que essa relação entre os dois é muito mal explorada, levando em consideração o que se sabe da importância de Theo na vida e para a obra de seu irmão. Essa é a minha opinião sobre o filme. Assista e deixe a sua.