O Que Ficou Para Trás
    Você assistiu O Que Ficou Para Trás ?

Enviada em 14 de novembro de 2020
    Legalzinho! Um drama misturado com terror! Roteiro é bom, começa super bem, mas se estende com pouca energia e um desfecho meia boca. mas vale sim uma boa espiada.
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 4 de novembro de 2020
    Resgatados de um naufrágio, Bol (Sope Dirisu) e Rial (Wunmi Mosaku) estão divididos entre a dor da tragédia e a alegria por finalmente saírem do centro de refugiados para o próprio lar. A casa é cedida pelo governo inglês, representado pelo agente Mark (Matt Smith), enquanto a situação legal dos dois ainda é avaliada. A felicidade só não é completa porque a fuga causou a morte da pequena Nyagak (Malaika Wakoli-Abigaba), de quem eles só conseguiram salvar sua boneca como lembrança.

o filme muito comentado pela crítica como um dos melhores filmes do ano, me causou curiosidade e tive que ir assistir para realmente ver se era isso tudo, o filme até tem o seu lado sombrio, mas não foi nada que causasse aflição, achei normal nada mais do que isso
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 15 de novembro de 2020
    Filme tocante, forte... um drama cujo grande terror é a vida real dos refugiados. Recomendado, um filme muito bom.
    Phellype Morissette
    Phellype Morissette

Enviada em 16 de fevereiro de 2021
    Se me falarem que esse filme é do Jordan Peele, eu provavelmente iria acreditar! Porém não é dele, mas como se trata de um terror psicológico e com temas sociais e culturais, a Representatividade de raças ou cor é bem expressiva! O roteiro dá ênfase a esse estereótipo e trabalha bem o clima de tensão e medo, o filme agrada em boas cenas de "Jumpscare" e com ótimas caracterizações e efeitos visuais também! A trama segue lenta, porém funciona bem e nos intriga! É com certeza uma ótima opção de terror para se ver numa madrugada.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 20 de dezembro de 2020
    "O que ficou para trás" é um longa de terror com uma ótima construção e desenvolvimento de personagens e trama, temos um horror contido que permeia a obra que vai além do sobrenatural, temos um horror social que funciona muito bem ao decorrer da obra, mesmo que esse aspecto seja explorado de um jeito leve e muitas vezes subjetivo.

O roteiro, que conta a historia de um casal de refugiados que foge para Inglaterra, e em sua nova vida precisa lidar com o preconceito, com a fobia social e com a dor e arrependimento de ter perdido um filho na travessia, o filme é cheio de pequenos percalços e detalhes que complementam sua obra, como a exploração da cultura do sudão e a religiosidade que mescla a psique de traumas do casal.

A direção de Remi Weeks é muito boa, o diretor sabe construir muito bem a tensão, sem apelar para efeitos sonoros ou sustos baratos, aqui o medo é real, ele é construído e vai crescendo ao decorrer da obra, o filme também conta com uma bela fotografia, que contrasta bem o cinza da Inglaterra com uma paleta amarelada do sudão.

As atuações, tanto de Wummi Mosaku como de Sope Dirisu estão ótimas, ambos entregam personagens cheios de trejeitos e com muitas dimensões, algumas exploradas e outras ficam mais na superfície, vale um destaque também a casa aonde quase todo o filme se desenrola, temos uma ótima composição de cena e um clima de aversão muito bem dado a residência.

"O que ficou para trás" não é um filme perfeito, temos um problema de ritmo que incomoda o telespectador e também temos um terceiro ato muito disparo do restante da obra, mas no conjunto geral temos um ótimo filme. NOTA 8/10
    Thiago Petherson
    Thiago Petherson

Enviada em 16 de novembro de 2020
    De uns tempos pra cá vem ficando frequente assistirmos filmes em que a direção deixa a cargo do telespectador a interpretação do seu roteiro. Mas especificamente do seu final. Conseguimos observar isso em filmes recentes como: "Mãe (de 2017)" (principalmente) e "Nós (de 2019)".

Não gosto muito de filmes com essa abordagem. Quando isso acontece, acredito que o roteirista tira a responsabilidade dele e coloca toda em cima do telespectador. Fica um filme sem desfecho e de livre interpretação. Isso aconteceu claramente no filme "Mãe", no qual o diretor chegou a dizer que o filme pode ter diferentes finais dependendo de como tenha sido a experiência do telespectador durante o filme.

Só que essa livre interpretação dá aquela sensação de: "Se você interpretou o filme de uma forma não satisfatória, você não foi capaz (o famoso 'filme para poucos'). Se você interpretou de forma positiva e mirabolante, você é um gênio e o filme é uma obra prima".

"O Que Ficou Pra Trás" (na verdade uma tradução bizarra do título original que é "His House" e que é quase um spoiler) começa de forma muito promissora. Tem um 1º ato muito bom que aborda temas polêmicos como refugiados, condições em países com IDH baixo e questões raciais (mesmo que abordado de maneira indireta, não é em nenhum momento sutil). Depois no 2º ato começa o terror que é até abordado de maneira legal no início, porém, depois começa a se tornar repetitivo e cansativo.

Mas, na minha opinião, no 3º ato que o filme se perde. Apesar de ter um final que (na minha visão) é até fácil de ser entendido, deixa muitos pontos em aberto (o que dá a sensação de livre interpretação). Como o aparecimento da entidade que pra mim é explicada de maneira muito superficial e nada clara. Essa entidade não me desceu e não adianta justificar que aquele motivo dado pelo filme seja o suficiente para um casal ser perturbado por uma entidade. Acho que seria mais fácil seguir o caminho da sanidade dos personagens (aí a livre interpretação).

Não achei as atuações boas. Só gostei da atuação do protagonista.

"O Que Ficou Pra Trás" é um filme que começa de maneira muito boa, mas tem uma condução declinante e não termina bem. Tem um plot twist que poderia ser muito melhor aproveitado. Jump Scares, que salva diversos filmes, também não são bons.

Dá pra ser assistido, mas não chega a ser essa maravilha toda que pintam.
    Gabriel C.
    Gabriel C.

Enviada em 5 de novembro de 2020
    História extremamente interessante. A ideia de dois refugiados em um país diferente sofrendo com adaptação e outros problemas, expondo duras realidades é ótima. Porém, o longa acaba sendo um amontoado de clichês de gênero. No terror, o filme não assusta e não da medo e sofre com excesso de sonhos/alucinações. Uma parte boa, é a entidade retratada, é bem interessante a voz e a forma como ela aparece. No drama, eu não consegui sentir nada, as atuações não me transmitiram veracidade. O Que Ficou Para Trás é um filme fraco, superestimado e que desperdiça suas ótimas ideias e seu potencial.
    Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 3 de janeiro de 2021
    O Que ficou para trás é um daqueles filmes legais e interessantes lançados que por ser Indie ou por péssimo marketing ninguém liga... E isso é uma injustiça!
    Este filme é uma colcha de retalhos porém bem escrita com jumpscares criativos e grandes atuações.
    Espero que no futuro esse filme se torne o novo "Um Corpo que cai" que foi considerado um filme ok na época mais aclamado hoje em dia
    Daniel Araujo
    Daniel Araujo

Enviada em 7 de novembro de 2020
    Filme muito bom!. Prepare-se para ver um filme fora do padrão de início, meio e fim e principalmente com um final bem definido e explicado. As vezes o filme deixa em aberto para você tirar as conclusões sozinho. spoiler: Simplesmente o filme se passa dentro da cabeça de refugiados, perseguidos pela própria consciência se sentindo culpado por sobreviver. Além do mais, ao receber essas pessoas as autoridades não se preocupam com a mente mas apenas com o material. No filme, eles recebem casas, roupas e dinheiro, mas nenhum cuidado com a mente. As lembranças, a culpa e suas decisões para viver os assombram.
    QG
    QG

Enviada em 8 de novembro de 2020
    Achei um suspense bom prende a sua atenção, o roteiro se encaixa bem e veste perfeito a história.....