Crip Camp: Revolução pela Inclusão
    3,7
    Você assistiu Crip Camp: Revolução pela Inclusão ?

Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 8 de abril de 2020
    No enredo de Crip Camp, ninguém no acampamento Jened poderia imaginar que aqueles verões juntos na floresta seriam o começo de uma revolução. No final da estrada de Woodstock, o Camp Jened era um acampamento para adolescentes deficientes. Esse grupo de campistas transformados em ativistas moldaram o futuro do movimento dos direitos das pessoas com deficiência e mudaram a legislação de acessibilidade para todos.

Um documentário para mostrar toda luta da pessoa com qualquer tipo de deficiência para conseguir os seus direitos acho que foi um Marco para todo tipo de deficiente até hoje ⭐⭐⭐
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 21 de março de 2021
    Representatividade. Uma palavra simples, mas com um forte significado. Por meio dela, vemos alguém ser visto como a expressão verdadeira de um grupo. Podemos também enxergar nesta palavra a capacidade de se enxergar no outro, de se ver naquela pessoa, de se sentir visível. Quando você sente isso em alguém, acredite, faz toda a diferença.

Isso que aconteceu no início da década de 70, um período histórico pós Woodstock, quando adolescentes portadores de deficiência física não tinham a possibilidade de pensar num futuro - afinal, viviam isolados, institucionalizados, às margens da sociedade e impossibilitados de estudarem. Um lugar como o Acampamento Jened era um sonho para eles: um local onde eles podiam encontrar a liberdade de serem eles mesmos, onde eles conheciam outros jovens como eles, onde eles encontravam a plena realização como seres humanos.

O elemento mais interessante em "Crip Camp: Revolução pela Inclusão", documentário dirigido por James Lebrecht e Nicole Newnham, é que o acompamento de verão é somente o ponto de partida da narrativa. A partir das férias e dos encontros que ali ocorreram, temos o espaço aberto para a verdadeira trama do filme: os anos de lutas que os deficientes físicos travaram, nos Estados Unidos, em busca da assinatura e da aprovação da Lei de Reabilitação de 1973, que criou e estendeu os Direitos Civis aos portadores de deficiência física no país, possibilitando o acesso deles à educação, ao emprego e permitindo as adequações físicas nos diversos ambientes sociais.

Acompanhar o relato desta história é inspirador. Os diversos jovens/adultos que o documentário destaca são pessoas cujas vidas não foram definidas pela sua deficiência. São pessoas com uma vida independente e que se tornaram professores, ativistas, escritores, economistas, técnicos de som, pais, maridos, esposas, avós... Eles nos são um lembrete que a representatividade, sim, importa e de que as conquistas sociais só existem porque pessoas como eles lutaram lá atrás pelo futuro de quem vem pela frente.
    Marcel Aoki
    Marcel Aoki

Enviada em 19 de maio de 2021
    Um acampamento de verão para adolescentes com deficiência motiva um grupo de jovens a criar um movimento em busca de novos caminhos para um mundo com mais igualdade.

Minha opinião:

Talvez o melhor documentário do ano passado.

Ele é tocante, instrutivo, necessário, motivador.

Mostra como um acampamento e seus instrutores mudaram a vida de um grupo de adolescentes especiais, e como eles mudaram o mundo.

Indico para todos que reclama da vida, que tem tanto para agradecer e vivem chorando, colocando obstáculos, dando desculpas, invejando a felicidade alheia e não saem do lugar.

Se você é uma dessa pessoas, que tem medo da vida, de viver, de encarar o mundo, aprenda com essas pessoas incríveis e que venceram limitações físicas e mentais enormes.

Merece todos os prêmios, deveria passar em todas as escolas, presídios e chega a ser um crime, ele concorrer com outros documentários.

Eu duvido que qualquer pessoa que estiver lendo isso, tenha mais dificuldades que esses jovens que fizeram uma revolução nos Estados Unidos.

Então, levante, acredite, tente, arrisque e viva!

Agradeça ser saudável, poder andar, falar, pensar, tomar banho sozinha, conseguir limpar a própria bunda.

Eu mesmo, levei um soco no estômago, um tapa na cara.

Se isso não acontecer com você....acabou...você está morta.

Meu blog - http://marcelaokicinema.blogspot.com/
    Kelly S.
    Kelly S.

Enviada em 25 de abril de 2021
    Documentário incrível, deveria ser passado em todas as escolas e universidade. Mostra um lado da história da humanidade que poucas pessoas tem conhecimento.
    augusto de jesus soares
    augusto de jesus soares

Enviada em 20 de junho de 2020
    Documentário com a qualidade NETFLIX, que apresenta a organização e luta dos deficientes
    estadunidenses para aprovar leis de direitos civis e inclusão na sociedade, sensível, forte e elucidativo.
    Mostrando como a conscientização, união e mobilização pode modificar práticas enraigadas na
    sociedade estadunidense, obrigatório para quem quer um mundo melhor.
    Renata de Oliveira Sena
    Renata de Oliveira Sena

Enviada em 4 de setembro de 2020
    É um documentário necessário para colocar em perspectiva o quão desumanizante tem sido o tratamento das pessoas com deficiência. Aspectos que somos privilegiados e não nos damos conta de que ainda tem sido negado as pessoas com deficiência em muitas localidades, mesmo com as leis de acessibilidade. O filme mostra o quão próxima a luta pelos direitos da pessoa com deficiência é da luta pelos direitos civis, já que falamos aqui em Direitos Humanos. O filme traz falas memoráveis e que promovem reflexão:

"Eu queria ser parte do mundo, mas eu não via ninguém como eu nele."

“O que vimos no acampamento é que as nossas vidas poderiam ser melhores. O fato é que você não tem o que almejar se você não sabe que isso existe.”

"Eu tinha que tentar me adaptar. Eu tinha que me encaixar nesse mundo que não foi construído para mim."

– Jimmy Lebrecht

"Acho que um dos verdadeiros problemas é que, quando você cresce com deficiência, é o fato de você não ser considerado nem homem nem mulher e até mesmo o início de qualquer tipo de relacionamento, sabe, começando de tudo porque você é apenas considerado uma pessoa com deficiência. Você sabe, ser pessoa, segundo ou assexuado. ”
    - Judith Heumann

“Meu médico veio, me fez um exame pélvico e disse:‘ Sabe ... acho que você pode estar com gonorréia ’. E por um breve momento, fiquei muito orgulhoso de mim mesma.”

“O ADA (The Americans with Disabilities Act) foi uma conquista maravilhosa. Mas foi apenas a ponta do iceberg. Você pode aprovar uma lei, mas até que você possa mudar as atitudes da sociedade, essa lei não significará muito. ”

- Denise Sherer Jacobson

“O mundo não nos quer por perto e nos quer mortos. Vivemos com essa realidade, então sempre haverá, uh, ‘Será que vou sobreviver? Eu vou reagir? Vou lutar para estar aqui? 'Isso é sempre verdade. Então, se você quer chamar isso de raiva, eu chamo de tipo de impulso. Você sabe, você tem que estar disposto a prosperar ou não vai conseguir. ” - Corbett O'Toole